quinta-feira, 15 de outubro de 2009

O nosso plantel II - Moreira

Depois do titular na Liga Sagres, chega-nos o (provável) titular da taça de Portugal: Moreira.



Moreira é um produto das escolas do Benfica. Começou a competir nos semi-séniores em 99/00 no Benfica B, onde esteve 2 épocas. Em 01/02, ainda com 19 anos, foi chamado por Jesualdo Ferreira para a titularidade da baliza encarnada, entrando para um lugar que era de Robert Enke, que se tornou persona non grata por recusar renovar o contrato para ir para o Barcelona a custo 0. O miúdo (tantas vezes comparado a Casillas, do Real Madrid - eu comparo-o mais a Valdés, do Barça) acabou por ainda fazer 10 jogos numa época em que o Benfica terminou em 4º, ficando fora das competições europeias pela segunda vez consecutiva (não fossem muitos erros de arbitragem e teria ficado em 3º. Em 4º ficaria o Porto. Que aconteceu na época seguinte? O Porto, que ficaria fora da UEFA, ganhou a competição...).



Na época seguinte, o treinador manteve-se, mas só até Dezembro. Aí, chegou Camacho e o futebol da equipa melhorou significativamente, tendo o 2º lugar final sido uma consequência visível dessa melhoria. Moreira, com a concorrência de Bossio e Nuno Santos, realizou 31 jogos nessa época. Estava a afirmar-se como o dono da baliza encarnada e tinha apenas 21 anos no fim da época.



2003/04 continuou como havia terminado a época anterior: com Camacho ao leme e Moreira na baliza. Nesta época o Benfica revalidou o segundo lugar e ganhou a taça de Portugal, e Moreira apenas cedeu o seu lugar a Bossio na última jornada da época, para descansar para a final da taça. Fez assim 33 jogos no campeonato. A chegada de Zach Thornton também não o fez tremer. O gigante americano nem jogou na equipa principal. Moreira fez uma grande época, com um jogo marcante na Noruega, onde defendeu tudo o que pôde e pôs, literalmente, a equipa na eliminatória seguinte, tendo sido convocado para o Euro 2004.



Nova época, novo treinador, novos concorrentes à titularidade, mesmo guarda-redes. Trappatoni chegou, Quim e Yannick também, e na baliza continuou... Moreira. Mas não por muito tempo. A goleada sofrida no Restelo (onde foi o melhor em campo) fez com que Trap desse a baliza a Quim até ao fim do campeonato, com excepção do jogo no Algarve com o Estoril, em que Moreira voltou a defender as redes encarnadas. O Benfica foi campeão e chegou à final da taça, que havia de perder com o Vitória de Setúbal. Com Moreira na baliza. O jovem guardião acabou a época com 15 jogos efectuados no campeonato.



Em 2005/06, inicia-se o calvário de Moreira. Koeman chega e concede-lhe de novo a titularidade, tendo inclusive jogado na final da Supertaça com o Vitória, mas o jovem lesiona-se à 6ª jornada e não mais volta a jogar nessa época. Em Janeiro chega Moretto, que se assume como titular e deixa Moreira como 3º guarda-redes.



2006/07: Moreira, com Fernando Santos, faz apenas um jogo. Quim é o titularíssimo nesta época. Moretto faz apenas um jogo, tal como Moreira.



A época seguinte, com Santos, Camacho e Chalana, não existe para Moreira. Nem se chega a estrear. Quim domina as redes e Butt faz apenas um jogo na Liga.



Quique chega e o cenário mantém-se: Quim é o titular. Mas a meio da época tudo muda, com os deslizes do internacional português com o Vitória de Setúbal e em Atenas. Moreira volta a ser titular... mas também não dura muito. Em Março há a final da taça da Liga, Quim é o herói e recupera o lugar também no campeonato. Moreira termina a época com 14 jogos efectuados. Moretto joga apenas na taça.



Nova época, novo técnico, e enfim Moreira parecia regressar finalmente aos bons velhos tempos, com boas exibições na pré-época e a titularidade quase garantida. Nem a chegada do guarda-redes Júlio César, pedida por Jorge Jesus, beliscou essa convicção. Até que... aparece de novo Quim em grande plano, na Eusébio Cup, ganhando novamente ao sprint o lugar de titular. Resultado: 7 jogos no campeonato... 0 jogos para Moreira. Jogou apenas um jogo oficial, na UEFA, em Poltava, onde também não esteve em bom plano. Provavelmente jogará sábado, em Torres Novas, com o Monsanto, obedecendo à lógica de Jorge Jesus em rodar os guarda-redes em todas as competições. Vamos ver como se sairá o produto das escolas, que até se estreou na selecção em Agosto.



Considero Moreira um bom guarda-redes, mas sinceramente nunca o vi como uma solução para o Benfica nem vejo nele qualidades de guarda-redes de topo. Ainda por cima, as lesões gravíssimas que tem sofrido ao longo da carreira fizeram-no estagnar o seu crescimento qualitativo. Penso que já não evoluirá mais e, de acordo com as notícias que têm vindo a público afirmando que o seu contrato não será renovado, acho que é o melhor para a sua carreira. Assim terá espaço para crescer noutro clube, ser titular e quem sabe tornar-se melhor guarda-redes, mais completo e mais mandão, que na minha opinião é o que lhe falta, atitude e cara de mau, que assuste os avançados, além de problemas nas saídas dos postes, mas esse alarga-se aos seus companheiros também. Espero sinceramente que seja feliz na nova etapa da sua vida (a acontecer), pois tem um percurso de muito tempo na Luz, com um campeonato, uma taça e uma supertaça ganhas, e merece um agradecimento por tudo o que deu pelo Benfica.

2 comentários:

Jotas disse...

Caro Bruno, é um dos nosso, tenho pena de ver que com tantos anos de Benfica e com todo o seu benfiquismo deixe de representar o nosso clube no final da época.
Vá para onde for, espero que tenha muito sucesso, pois é um jogador de grande humildade que nunca questionou as opções dos treinadores, se calhar é por isso que foi prejudicado.

António Pista disse...

Excelente post!

http://aguia-de-ouro.blogspot.com/