domingo, 5 de dezembro de 2010

Benfica 2 - 0 Olhanense - 13ª Jornada 2010/11

Salvou-se o resultado numa das exibições mais descoloridas dos últimos tempos. Estive no estádio, onde a actuação dos nossos jogadores já não me tinha parecido brilhante. Ao ver o resumo do jogo e os comentários dos outros bloggers encarnados, percebi claramente que a minha percepção inicial não estava errada. Enfim, salvou-se o resultado e a certeza de que não iremos perder pontos para os principais rivais esta jornada. E isso, neste momento, é mesmo o mais importante.


A exibição, como já disse acima, não foi boa. Os jogadores estiveram sempre a um nível baixo, muitas vezes parecendo até apenas arrastar-se em campo (com especial destaque para Gaitán). A primeira parte acabou com mais ataques do Olhanense (pelo menos perigosos), salientando-se uma saída espectacular de Roberto num livre onde Carlos Fernandes tinha tudo para marcar (foi uma mancha extraordinária). O espanhol continua a subir na minha consideração e, para quem dizia (diz?) que ele ainda não deu pontos ao Benfica... vão ao oftalmologista ou aprendam a ver futebol. Um pouco do nada surgiu o golo inaugural, mais uma vez pelos pés do Tacuara... e com uma contribuição muito especial de Moretto, o tal que sempre foi mal-amado na Luz. Se dúvidas houvesse sobre o porquê desse sentimento dos adeptos, ficaram dissipadas ontem. E Cardozo já é o melhor marcador estrangeiro de sempre do Benfica, em igualdade com Mats Magnusson. E com menos uma época do que o sueco aqui (Magnusson fez 5, Cardozo ainda vai na quarta).


Na segunda parte, assistiu-se a um pouquinho mais de futebol por parte do Benfica, embora até tivesse sido o Olhanense a marcar primeiro (por Paulo Sérgio, o melhor jogador da equipa algarvia), num lance bem anulado por fora-de-jogo do antigo jogador do Sporting. A saída de Gaitán e a entrada de Carlos Martins fizeram muito bem ao Benfica (arrisco-me a dizer que ter Carlos Martins em campo nunca pode ser mau), ao contrário da entrada de Salvio, que não acertou um único passe (que barrete...). Ainda assim, o Olhanense foi morrendo aos poucos e o Benfica lá conseguiu o golo da tranquilidade, já depois de Cardozo ter atirado ao poste num belíssimo remate após combinação com Saviola. O mesmo Saviola apontou o segundo golo encarnado, num lance à Saviola: a conclusão ao 2º poste num canto, aproveitando o primeiro toque de cabeça de David Luiz (que desta vez finalmente fez uma exibição imperial, sem qualquer erro).


Para já, estamos a 5 pontos da liderança (embora todos saibamos que o Porto não dá menos de 3 ao Vitória de Setúbal no Dragão). Com 17 jornadas para o final do campeonato, não se pode falar no título como sendo uma miragem, mas todos sabemos que já está muito difícil lá chegar. O importante é ir vencendo para se manter o 2º posto, algo que não me parece muito difícil: como já pudemos ver hoje, nem o Vitória de Guimarães, nem o Sporting e muito menos o Braga parecem ter argumentos suficientes para conseguir discutir esse lugar connosco. Quanto às competições europeias, e perspectivando já o encontro com o Schalke 04, só se pede à equipa que honre a história do clube e que vença os alemães para assegurar de vez o 3º lugar no grupo e a consequente qualificação para a Liga Europa.

Os golos do jogo aqui:

1 comentário:

Berrante De Encarnado disse...

Subscrevo (quase) tudo.

O Moretto de facto nada tem a ver com o Roberto. Moretto é mesmo mau, Roberto teve maus momentos como qualquer um tem.

Só não concordo que Salvio seja um "barrete". Comete alguns erros próprios de quem tem 20 anos e procura mostrar serviço na Europa, mas como todos sabemos, o Di Maria com 19/20 anos cometia tantos ou mais erros que Salvio.

BENFICA SEMPRE!

Cumprimentos