O Benfica não jogou muito bem. Não mostrou a mesma clarividência de outras partidas, não esteve tão acutilante no ataque, denotou alguma intranquilidade na defesa e acabou por vencer já nos minutos finais através de um belo golpe de cabeça do jogador que eu considerava o mais improvável para marcar num lance assim (Ramires).
Quanto a mim, a intranquilidade defensiva é explicada por um conjunto de factores. Desde logo a começar pela baliza. Quim é um bom guarda-redes, mas na minha opinião já não está ao mesmo nível de Moreira nem Júlio César e não deveria ser o eleito para a titularidade. Fez uma excelente defesa a um grande cabeceamento de Sereno, mas também voltou a demonstrar muita insegurança quer nas saídas a cruzamentos, quer na defesa de remates de longe, onde poderia ter dado o golo a Targino. Ruben Amorim é um bom jogador e serve para desenrascar na lateral direita, mas não é o Maxi. O Luisão, quanto a mim, já não é jogador para o Benfica. Um central muito lento, duro de rins (o lance com o Targino só veio demonstrar esse facto ainda mais claramente), e que não é na minha opinião o patrão nem da defesa nem do balneário. David Luiz é um lateral esquerdo desastroso, mas está a tornar-se um bom central e tem potencial para vir a ser excelente. Shaffer é o lateral esquerdo que procurávamos. Com tempo para amadurecer a vertente defensiva irá tornar-se muito bom.
No que respeita ao meio campo, Javi García é talvez uma das melhores contratações para esta época. Sempre seguro, sempre no sítio certo, sempre bem a fazer as dobras aos colegas, transmite muita segurança aos jogadores mais adiantados. A menor acutilância atacante ontem demonstrada pode explicar-se pela troca inicial de Coentrão por Ramires, o que deu mais presença no meio campo mas retirou a irreverência e a técnica do extremo português. Aimar e Di Maria não estiveram muito felizes, tal como Saviola, sendo que o 10 continua a falhar golos feitos e algo deveria ser feito nos treinos para melhorar este aspecto do seu jogo. Cardozo não pode marcar penaltys, pelo menos por agora, mesmo para sua protecção.
Quanto aos suplentes, Coentrão demonstra o grande jogador que está, e é neste momento o melhor assistente da Liga. Parece que está encontrado o substituto de Reyes. Keirrison ainda não mostrou nada e Nuno Gomes já deu tudo o que tinha a dar ao Benfica.
Da equipa do Vitória, destacou-se, como sempre, Nuno Assis (onde anda o Queiroz que não vê este nº 10 - e já agora onde andou Scolari tantos anos que nunca o viu - e como foi possível tantos treinadores passarem pelo Benfica e não potenciarem as grandes qualidades deste jogador). Noutro patamar, o aguerrido Jorge Gonçalves e o irreverente Targino também causaram mossa na defesa do Benfica, embora o último tenha acabado por ser o mais desastrado do jogo, pois teve 2 oportunidades de ouro para marcar e desperdiçou-as de forma muito displicente.
Em suma, uma excelente vitória num campo muito difícil e depois de um jogo mediano. Espera-se melhor para as próximas jornadas.
ONZE PARA A TAÇA
Há 12 horas
2 comentários:
Força e sê muito bem vindo à Galáxia Vermelha!
Boa análise. Subscrevo. Continua!
Abraço,
Zé Amaral
Enviar um comentário