quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Benfica 2 - 0 Braga - IV eliminatória Taça de Portugal 2010/11

Finalmente! Após muitos e muitos jogos, finalmente se voltou a ver um Benfica a um nível muito perto do razoavelmente bom. Perante um adversário de qualidade (embora muito desfalcado, por entre lesões e castigos), a equipa encarnada deu mostras de que há, efectivamente, condições para assegurar os objectivos mínimos para o que falta da temporada: ficar em 2º no campeonato, garantindo assim a participação na Liga dos Campeões da próxima época, lutar pela vitória nas 2 taças nacionais e fazer boa figura na Liga Europa (dependendo do adversário que nos calhar em sorte já nos 16-avos-de-final se verá qual pode/deve ser o objectivo real na competição). No que respeita à Taça de Portugal, com a eliminação do Braga e também do Sporting em Setúbal, ficou claro que só se aceitará uma derrota benfiquista na prova com o Porto. Qualquer desaire frente a qualquer outro dos adversários, sendo que o próximo é o Olhanense, será um retumbante revés nas aspirações do Benfica. E quem pagará é Jorge Jesus, obviamente.


O Benfica controlou este jogo como lhe convinha e de forma muito competente. Sem se atirar deliberadamente ao ataque, foi dominando as operações no centro do terreno, aparecendo aqui e ali com perigo nas imediações da área bracarense. O Braga, por seu lado, nunca foi capaz de criar ocasiões perigosas. Nem a saída de Luisão, lesionado, fez o Benfica tremer, mas a concretização em golos desse domínio só surgiu já perto do intervalo, num lance muito bem trabalhado por Javi García e Saviola (saliente-se também o lançamento longo de Maxi Pereira). O argentino, ao contrário do que tem sido nota dominante esta época, apareceu de rompante ao primeiro poste e de forma certeira abriu o marcador.


A disposição do jogo não se alterou muito a partir daí. Em vantagem, o Benfica foi segurando o jogo e criando algumas oportunidades, sem que o Braga conseguisse dar uma boa réplica. Até que, aos 88 minutos, Júlio César fez a defesa da noite, a responder a um belo cabeceamento de Alan (o melhor em campo do Braga) e, poucos minutos depois, Aimar selou a vitória encarnada, em recarga a remate de Rúben Amorim (depois de uma boa jogada de Salvio - que entrou muito bem em campo - pela direita).


Num jogo que acabou por ser mais tranquilo do que era esperado, o Benfica conseguiu eliminar um concorrente directo à vitória final, o que é sempre de enaltecer. A equipa respondeu positivamente à terrível exibição efectuada com o Schalke 04 e agora resta começar já a preparar a recepção ao Rio Ave, em mais um encontro onde perder pontos é proibido para não deixar fugir o 2º lugar (e quem sabe aumentar ainda mais a vantagem sobre os mais directos perseguidores) e continuar a pressionar o primeiro (embora às vezes nem valha a pena, sabendo de antemão que eles têm as vitórias asseguradas, como se viu na roubalheira com o Vitória de Setúbal). Em relação à Taça, como já foi dito acima, iremos receber no próximo jogo o Olhanense e, como tal, teremos todas as hipóteses de passar aos quartos-de-final. Façamos por isso, rumo à 25ª Taça de Portugal do nosso historial.

O resumo do jogo aqui:

3 comentários:

Anónimo disse...

Para mim o jogo MAIS importante da época! (até agora)...

Anónimo disse...

Gostei do jogo do benfica, mas acho que se desconcentraram em algumas partes do jogo e continuam a falhar varios passes.
Agora de ganharmos ao olhanense iremos jogar a vila do conde com o rio ave, 2 jogos para ganhar, mas espero que a equipa jogue com garra senao mais vale a pena ser eliminados
agora do que levar uma goleada do porto outra vez.

Bimbosfera disse...

Ganhámos bem ao Braga e hoje ao Rio Ave. Que venha o descanso, se é que precisam, e venham os próximos jogos. O próprio Jesus diz que a segunda metade do campeonato geralmente corre melhor às suas equipas. A ver vamos se sim de novo este ano!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com