terça-feira, 10 de agosto de 2010

Benfica 0 - 2 Porto - Supertaça 2010/11

Só hoje escrevo sobre o jogo de sábado porque não consegui fazê-lo antes mas também pela enorme azia com que fiquei com a derrota, o que me fez ficar sem vontade nenhuma de voltar a falar sobre o jogo. Esta era uma partida que para mim era essencial ser ganha pelo Benfica, disse-o aqui várias vezes, bem como em comentários noutros blogs. Essencial para diminuir a hegemonia portista na competição e, acima de tudo, para ganhar um ânimo redobrado para o resto da temporada, impedindo assim o Porto de conseguir esse mesmo ânimo. No entanto, o Benfica não foi capaz de puxar dos galões de campeão e acabou por ser ultrapassado claramente pelo 3º classificado da temporada passada, que parecia não ser capaz de competir com as mesmas armas do campeão nacional para esta época. A minha desilusão foi enorme.


E, como muitas vezes afirmei aqui noutras ocasiões em que não fomos capazes de ser superiores aos nossos adversários, a culpa desta derrota foi toda de Jorge Jesus. Depois de uma pré-época a ser disputada na sua maioria em 4-3-3, o nosso treinador resolveu mostrar medo do Porto e mudar o esquema para o 4-4-2 da época passada. O problema é que faltavam 2 elementos importantíssimos da época passada e desse esquema (Ramires e Di María), que ainda não têm substitutos definidos (supostamente estarão para chegar). Por essa razão, JJ apostou em César Peixoto para a titularidade, adiantando Fábio Coentrão para médio interior esquerdo. Novo erro. Coentrão está a ser utilizado como lateral há quase uma época e não é num jogo com esta importância que faz sentido recolocá-lo a extremo/médio-interior. Teria sido muito mais profícuo jogar o Peixoto nessa posição, indo à linha ou descaindo mais para o meio, deixando todo o flanco à guarda de Coentrão, hoje um dos melhores laterais do Mundo. Aliás, nas laterais esteve outro dos grandes problemas deste Benfica: o Ruben Amorim fez uma pré-época muito fraquinha e não é nem pode ser a 2ª opção para lateral-direito. Se o outro lateral que temos (Luís Filipe) não serve, então que se canalizem uns milhões também para reforçar essa posição. De qualquer forma, não consigo perceber como é que o Álvaro Pereira ficou pronto a tempo de jogar e o Maxi não. Há coisas que me ultrapassam, sinceramente. Todos estes erros do nosso treinador redundaram naquilo que pudemos ver: um Porto totalmente dominador, com uma postura à campeão, e um Benfica completamente aburguesado, sem vontade de ganhar a competição, lutando muito pouco para contrariar o ímpeto inicial dos dragões. O golo de Rolando é absolutamente imperdoável: como é que aos 3 minutos de uma competição deste nível é possível deixar um adversário sozinho na entrada da pequena área? O que é que o David Luiz estava a fazer? Roberto podia ter feito melhor, mas a cabeçada foi à queima-roupa e a verdadeira culpa foi da deficiente marcação feita ao central do Porto, que obviamente não desperdiçou a oportunidade.



O Porto continuou a comandar durante mais 25 minutos, perante um Benfica apático, sem soluções e, pior que tudo, sem grande ambição para conquistar o troféu (e isso é que foi o mais preocupante deste jogo). A partir dos 30 minutos, os encarnados equilibraram o jogo e passaram mesmo a dominar, acabando a 1ª parte por cima. Ainda assim, o golo não apareceu, o que deixou os portistas muito mais tranquilos para a 2ª parte. O Benfica continuou a procurar o empate, mas sempre sem ideias, cenário que se manteve mesmo após a entrada de Jara. Sem grandes surpresas, o Porto acabaria por chegar ao 2º, por intermédio do melhor avançado a jogar em Portugal: Falcao. O colombiano, apesar de não ser um ponta-de-lança clássico, é mortífero nas zonas de finalização, item em que, por exemplo, Saviola falhou em toda a linha aos 85 minutos, quando permitiu a defesa a Helton. De destacar ainda o nó que Varela (o melhor em campo) deu em Luisão antes de assistir Falcao. Se o central brasileiro ainda não estava na melhor condição física, então que tivesse ficado de fora, ou a confiança em Sidnei é assim tão pouca? É que se é, espero que vendam o rapaz o mais depressa possível: se nem para actuar no lugar de um colega em deficiente condição física ele é utilizado, então mais vale mandá-lo à sua vida e encaixar uns milhões com a transferência. Uma nota para a excessiva dureza dos jogadores do Benfica: pareciam, sinceramente, o Bruno Alves e o Raul Meireles na final da Taça da Liga. Isto não é o Benfica, aquelas entradas não são próprias de jogadores do Benfica. Tal como nesse jogo o Bruno Alves e o Meireles teriam de ter sido expulsos ainda antes do intervalo, também neste jogo o Carlos Martins, pela sucessão de faltas, o César Peixoto, por 2 entradas duríssimas, e o David Luiz, pela alarvidade que fez ao rasteirar um jogador do Porto com o jogo parado, podiam perfeitamente ter sido expulsos (tal como o Álvaro Pereira quando se atira para cima do árbitro). Este não é o meu Benfica.


E assim se foi mais uma Supertaça para o Porto. O Benfica continua a baquear nos encontros frente ao Porto, algo que me ultrapassa e que não consigo perceber minimamente porque acontece. O Porto, quando joga connosco, transcende-se, enche-se de brio e de garra e joga com tudo para ganhar (não aconteceu o ano passado na final da Taça da Liga, mas viu-se bem no Dragão). O Benfica, pelo contrário, encolhe-se, mostra medo e entra em campo totalmente desconcentrado. Isto é imperdoável em alta competição e costuma pagar-se caro, tal como aconteceu no Sábado. Fiquei muito desanimado depois dessa derrota, porque era uma competição que queria mesmo vencer, e só espero que a equipa consiga ultrapassar este duro revés e embale para o bi-campeonato (e, já agora, que não descure as outras competições: as 2 taças nacionais e a Liga dos Campeões, claro). Vamos lá para o 33º!

Os golos do jogo aqui:

7 comentários:

Manuel Oliveira disse...

E que azia, Sloml! Nem me quero lembrar.
Um reparo apenas, não precisavas de pores essas fotos. Eheheheheh!

Abraço.
Blog do Manuel

Cantinho do Morais disse...

Análise muito lúcida e imparcial (o normal).

De facto, fiquei mais admirado com a (não) actuação do Benfica do que com o Porto.
Foi, claramente, uma vitória "à Porto!", o que deve preocupar os seus mais directos adversários. Um clube que tudo fará para ultrapassar a temporada transacta. Temos Liga!

Mas, para mim, o Benfica continua a ser o principal favorito.

Anónimo disse...

Sim senhor... Nunca pensei k fizesse uma analise tao imparcial. Aquilo k ouvi ate agora foi "nao ganhamos pk estavamos cansados".
Isto foi apenas um jogo. O benfica parte claramente à frente na liga. É campeao e quer defender isso.
So uma pergunta sloml, no lance do alvaro o arbitro nao coloca a mao no pescoço dele antes dele partir para cima do arbitro? No momento pareceu-me k sim, mas nao tenho a certeza.

sloml disse...

Manuel, apenas segui a "linha editorial" do blog. Coloco sempre as fotos de quem marca e do melhor em campo da outra equipa. Infelizmente, neste jogo nem houve direito a fotos de jogadores benfiquistas.

Cantinho, tudo correcto, como sempre.

Anónimo, se nunca pensou que fizesse uma análise tão imparcial é porque nunca leu o meu blog antes. Quanto à última pergunta, apesar de já não me lembrar nitidamente da sequência, acho quase absurdo pensar que o árbitro possa ter colocado a mão no pescoço de um jogador. O que eu vi nitidamente foi o Álvaro Pereira a ir para cima do árbitro e inclusivamente baixar a mão do mesmo. Em qualquer lado do mundo era cartão vermelho, como o eram as entradas do César Peixoto, do Carlos Martins e porventura do David Luiz. Em Portugal, e "para não estragar o jogo", como disse o Guilherme Aguiar sobre a Taça da Liga, os árbitros têm medo de expulsar. O costume.

Anónimo disse...

Nao, nunca li o seu blog. Apenas conheço alguns benfiquistas k de imparciais têm 0.
Quanto ao lance do Alvaro tb nao me lembro nitidamente, mas pareceu-me na altura k o arbitro lhe colocou a mao na cara ou assim. Pode ter sido impressao na altura, mas nao vi repetiçao. Claro k era vermelho directo e isso nem se discute. Parece k o papel de "caceteiros" inverteu-se da taça da liga para a super taça. O bruno nao pode jogar e o meireles nao teve muito tempo..

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=GJCLC5WzJbM&feature=player_embedded

Neste video ve-se k o arbitro coloca a mao no alvaro k reage e afasta-a. Percebe o k disse no comentario anterior?

sloml disse...

O árbitro coloca a mão no Álvaro para o acalmar, obviamente. Visto em slow motion parece que lhe vai apertar o pescoço, mas é óbvio que não se trata disso. O jogador do Porto é que estava fora de si e afasta a mão do árbitro, uma situação inconcebível em qualquer parte do Mundo.