segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Benfica 1 - 2 Académica - 1ª Jornada 2010/11

Confesso que desde a derrota na Supertaça caí num desânimo tal que nem me tem apetecido actualizar o blog. E infelizmente ontem voltámos a ter um dia terrível. Nós e o Jorge Jesus. Não me importo minimamente que possam vir aqui dizer-me que tenho de apoiar os nossos e que o presidente Vieira é o maior. Essas tretas comigo não pegam. Não há ninguém que tenha apoiado o Jesus mais do que eu desde o início. Vieira nunca me convenceu, mas parece que isso não se verifica com a grande maioria dos adeptos do Benfica. No entanto, tem sido simplesmente vergonhosa a política de contratações do Benfica esta época. O guarda-redes não está à altura da dimensão do Benfica (é tipicamente de equipas pequenas), o Gaitán custou 8,5 milhões de euros e afinal não é o substituto directo do Di María (então foi contratado para ser o suplente do Aimar e do Carlos Martins? Não se entende), o Rodrigo (e ao que parece o Alípio) foram caríssimos mas são para emprestar e o Fábio Faria não me parece muito melhor que o Miguel Vítor. Em resumo, só a contratação de Jara não foi falhada. E onde está a tão badalada planificação da época que já há uns meses vinha sendo anunciada pelas cúpulas que admiram o presidente? Onde está o substituto de Di María (se é o Coentrão, precisamos então de um lateral-esquerdo, porque o Peixoto não existe) e o de Ramires, que já se esperava há muito tempo que fosse sair? Se alguém me conseguir explicar isto, calo-me já. Mas este ano posso dizer que estou muito desgostoso com esta política e que o Jesus me tem desiludido muito.


Sobre o jogo de ontem, vou buscar novamente algumas coisas que disse sobre o jogo da Supertaça. O Benfica não sabe ser campeão. Quando o é, fica inchado, com a mania, coisa que não acontece noutros clubes (sim, estou a falar do Porto). O Porto é campeão e continua a trabalhar e a dar tudo em campo para revalidar o título. Já o Benfica, de cada vez que é campeão, fica com ares de grandeza, o que se vê totalmente em campo. Foi assim que perdemos a Supertaça e foi assim que perdemos ontem o jogo com a Académica. Ao Jesus, digo-lhe o mesmo que disse na derrota com o Porto: o 4-4-2 da época passada vai continuar a não dar resultado enquanto não houver substitutos à altura de Di María e Ramires. Por isso, devia apostar-se no 4-3-3 que tão bons resultados deu na pré-época. Além disso, a insistência em colocar Coentrão (hoje um dos melhores laterais-esquerdos do Mundo) a médio interior é pura teimosia e acabamos por perder 2 jogadores, pois o Peixoto não existe. O Amorim continua em baixo de forma, pelo que ontem começámos o jogo com 9 jogadores (e se a isto somarmos a terrível forma também do Saviola...). Foi, por isso, sem surpresa que vi o Miguel Fidalgo abrir o marcador para a Académica aos 26 minutos.


Depois de sofrer o golo, a equipa mudou de atitude, embora com mais força apenas na segunda parte. A entrada do Jara ao intervalo mudou por completo o figurino da equipa e deu a Coentrão (que baixou para lateral...) a oportunidade de marcar a diferença pelo flanco, como o fez no lance que deu o golo encarnado, numa assistência perfeita para o argentino.


No entanto, a partir daí (e a jogar com mais um desde os 50 minutos), o Benfica continuou a revelar uma tremenda falta de ideias no último terço do campo. De facto, o que falta é mesmo um Di María, um elemento que desequilibre perto da área adversária. Assim, torna-se difícil colocar a bola nos avançados (aliás, ontem o Cardozo quase nem rematou à baliza). E depois, com a equipa toda balanceada no ataque, era de esperar que pudesse acontecer o que aconteceu em cima do apito final. De realçar que o golo de Laionel (que assim se tornou o homem do jogo) foi dos melhores golos que já vi na vida, mas ainda assim a verdade é que essa jogada foi iniciada por um controlo de bola com o braço de Júnior Paraíba dentro da área da Académica igualzinho àquele que Jonathas fez no Naval-Porto. Aí, foi penalty para o Porto. Ontem, nada foi marcado e curiosamente esse lance acabou por dar golo para a Académica. Não quero com isto desculpar a derrota do Benfica (que mereceu totalmente não ganhar o jogo), mas a verdade é que além deste houve pelo menos mais um penalty a favorecer o Benfica que não foi marcado (um atropelo de Diogo Melo a Saviola) e estas coisas fazem a diferença, porque no jogo do Porto o árbitro não teve pudor em marcar um penalty muito discutível. Nos jogos do Benfica já têm. E isto é preocupante.

Mas o Benfica, como disse logo no início do texto, perdeu única e exclusivamente por sua culpa. Espero sinceramente que a equipa (e o próprio Jorge Jesus) voltem à humildade que era a sua característica na época passada, porque só com humildade e muito trabalho se vence na vida. Ainda acredito (embora esteja muito desanimado, confesso) na revalidação do título e no 33º!

O resumo do jogo aqui:



PS: A equipa da minha cidade, o Palmeiras-Resort Prio/Tavira, ganhou a Volta a Portugal pela 3ª vez consecutiva, por David Blanco, actualmente o melhor ciclista do pelotão nacional. Os meus parabéns para mais uma grande vitória de uma equipa que até há 3 anos nunca havia vencido a Volta, mas que se conseguiu tornar na mais forte de Portugal (e que é a mais antiga do pelotão mundial). Parabéns para Tavira!

2 comentários:

Manuel Oliveira disse...

Sloml, é realmente triste o que se está a passar. Não tenho feito críticas para não desestabilizar, porque temos de estar unidos, etc., mas confesso que vou fazê-lo em breve!

Abraço.
Blog do Manuel

Vermelhusco disse...

Olha, eu tambem fiquei tao desanimado que levei uns dias para vir comentar aos blogues! Vamos la ver se este fds corre melhor.