domingo, 22 de agosto de 2010

Nacional 2 - 1 Benfica - 2ª Jornada 2010/11

A exemplo do que acontecia a meio da época passada, confesso que já me vão faltando palavras para descrever este início de época do Benfica. No entanto, este ano é pelos motivos completamente opostos. A equipa continua a desiludir-me jogo após jogo, o treinador mais ainda, pois é alguém que eu quase idolatro, e hoje percebemos de uma vez por todas que temos realmente um problema na baliza. O Roberto pode ser um excelente rapaz, mas é, a par de Bossio e Moretto, o pior guarda-redes que já vi na baliza do Benfica. Não há explicação para o barrete que nos foi enfiado, com a complacência do Jorge Jesus (que ao que parece foi quem aconselhou pessoalmente a sua contratação) e do nosso "grande" presidente, que continua a desbaratar por completo as finanças do Benfica com contratações a valores que ninguém consegue compreender (o Atlético de Madrid pedia 1,5 milhões de euros ao Saragoça pelo passe do Roberto; como é que o Benfica só o conseguiu trazer por 8,5? Há algo aqui que não bate certo, definitivamente). Na constituição inicial, pelo menos um erro dos outros jogos foi reparado: Peixoto ficou de fora e Coentrão voltou ao lugar que melhor desempenha e onde é dos melhores jogadores do Mundo. No entanto, voltou também a ficar patente que Gaitán não é nem nunca será o substituto de Di María. Precisamos urgentemente de uma alternativa à altura do argentino (e não será Drenthe; só me contentava com Simão ou Reyes). Por último, tenho de referir que, apesar do guarda-redes ser desastroso, a defesa está num plano igualmente deplorável. E afinal as culpas não são só de Sidnei. Gostava mesmo de saber o que se passa com esta equipa do Benfica. Alguém que me explique.


Na primeira parte, curiosamente, o Benfica esteve num nível muito razoável. Dominou, procurou o golo (esteve bem perto no falhanço clamoroso de Gaitán) e pressionou como na época passada. Teve atitude, basicamente. Atitude essa que se evaporou na segunda parte, o que em conjunto com o golo inaugural do Nacional destroçou por completo a equipa. Parabéns ao Luís Alberto (o melhor em campo) pelo golo, mas acho que não haverá muito mais a dizer sobre a saída ridícula do Roberto à bola. Jesus, se queres estar ao nível dos melhores do Mundo, por favor pára com a teimosia (que é normalmente a razão por que os treinadores falham) e coloca o Júlio César na baliza. Pior que o Roberto não vai ser, isso eu posso garantir.


Para piorar ainda mais todos os cenários possíveis e imaginários, o Roberto resolveu fazer algo digno dos maiores anedotários a nível internacional e oferecer um golo ao Orlando Sá, um jogador que ainda por cima é do Porto (e que, na minha modesta opinião, não tem um pingo de qualidade). A sério, já tinha ficado possuído com o primeiro frango, mas o que o Roberto faz no segundo golo é absolutamente ridículo. Mesmo para poupar o rapaz a mais humilhações, por favor coloquem-no no banco. Por favor. É que se aquele é o melhor que temos, e se todos os erros que ele vier a dar nesta época forem desculpados, porque raio temos lá mais dois (um deles trazido pelo mesmo Jesus na época anterior e que tem apenas 23 anos)?


A finalizar veio o nosso golo. Já nem era preciso, diga-se, mas o Carlos Martins merece. É um dos jogadores que mais aprecio (pelo seu imenso talento mas também pelo seu carácter louco, confesso) e mais uma vez, num remate de raiva, mostrou que se pode contar com ele. Muito mais que com Amorim nesta fase da época, não me canso de o dizer (e já agora, que é feito do Saviola e do Cardozo da época passada? Onde andam eles?).

Para finalizar, e porque já disse praticamente tudo acima (e porque cada vez tenho menos vontade de comentar os jogos, pelo simples facto de que a equipa está a jogar ao nível do Benfica do Quique), termino a pedir apenas que frente ao Vitória de Setúbal voltemos a mostrar metade (já só peço metade) do que mostrávamos a época passada e que arranquemos definitivamente para uma temporada consentânea com o valor desta equipa e com o escudo que apresenta no braço. Rumo ao 33º!

Os golos do encontro aqui:



4 comentários:

Anónimo disse...

Pelo que já em vários blogues o sentimento é generalizado! Fora com o Roberto, será que só o Jesus não vê? E pelo que disse na conferência de Imprensa, ele vai manter o Roberto , pois disse que só no segundo golo o Roberto podia ter feito melhor...


www.forcamagicoslb.blogspot.com

Dias Pereira disse...

Roberto é o problema mais fácil de resolver: basta sentá-lo no banco e pôr outro no seu lugar!
Mas, como diz o post e muito bem, há falhas inadmissíveis de jogadores que as não deviam ter, e há outros em clara baixa de rendimento. Para estes casos, também me parece fácil: ficam no banco.
Contudo, mantenho a idéia de que as coisas no ano passado acabaram por correr melhor do que seria normal, fruto das inspirações ocasionais deste ou daquele jogador (e, aqui sim senhor, Di Maria foi importante...). É que, no ano passado, apesar de jogos bons, grandes espectáculos, também aconteceram erros do género dos actuais. Ou seja, passividade nos lances de bola parada, muitas falhas na zona de transição, golos muito consentidos, etc., etc., etc....
Parece-me que falta à equipa, sobretudo, humildade, concentração total, garra e entrega plena, do primeiro ao último minuto. Pronto. Falta jogarem todos à Fábio Coentrão!!!...

Vermelhusco disse...

raios parta o Roberto fogo. E que nao foi so o erro nos golos!!
Ele nao faz uma reposicao de bola para o meio-campo!! tem que por sempre o raio da bola nos pes do defesa que esta mais perto dele!!!
Depois obviamente que o Benfica nao se mostra tao pressionante e as equipas adversarias pressionem mais. A bola esta mais recuada a equipa adversaria sobe!!!!!!
Assim este "guarda-redes" nao da tranquilidade a equipa. Parabens ao LFV por ter estourado 8,5 milhoes nesta miseria!!! PARABENS.

A serio, raios parta! Quanto ao Gaitan tambem acho que nao serve para substituto do Di mas verdade seja dita voltou apos uma lesao relativamente prolongada e em baixa de forma. Embora aquele golo falhado seja imperdoavel!!!
Estou mesmo pior que lixado com isto tudo.

sloml disse...

VHugo, pois, a mim também me parece que o JJ vai manter o Roberto na baliza. Mais sofrimento nos espera...

Dias Pereira, concordo plenamente com tudo.

Vermelhusco, pois, já somos 2 (somos bem mais, na verdade...).