terça-feira, 17 de agosto de 2010

RAP


A andorinha e a Primavera

O principal acontecimento desta semana deve ter intrigado a generalidade dos comentadores - quer os cronistas que escrevem colunas de opinião, quer os que preferem publicar opiniões que não são as suas com o objectivo de interferir nos jogos espicaçando jogadores. O fenómeno é simples: a equipa que acabou de ganhar brilhantemente o campeonato passou a ser péssima no espaço de uma hora e meia. Não é fácil. Requer talento. A metamorfose do Porto, que se transformou na melhor equipa do mundo no mesmo lapso temporal, não é tão impressionante. É certo que, até ao passado sábado, a equipa do Porto era um conjunto de jogadores pouco ambiciosos, à imagem do amorfo JesuaIdo Ferreira, e precisava urgentemente de reforços se queria fazer melhor que o justíssimo terceiro lugar em que tinha terminado a época. Mas só às segundas, quartas e sextas. Às terças, quintas e sábados, o Porto era uma equipa que, se não tivesse sido injustiçada pelas punições sofridas por jogadores inocentes que, coitados, se limitaram a participar em espancamentos, teria sido campeã com 30 pontos de avanço - ou não fosse treinada pelo competente Jesualdo Ferreira.

O próprio André Villas Boas que, além de ser o mais novo vencedor da Supertaça, é o primeiro treinador do mundo a usar por quatro vezes a palavra «exacerbação» na mesma conferência de imprensa - recordou, aliás de forma um pouco exacerbada, que o Porto do ano anterior só não tinha ganho por causa das injustiças, observação que constitui uma crítica a Pinto da Costa pelo despedimento de Jesualdo Ferreira, o que acaba por ser razoavelmente exacerbador. E é assim que a equipa que, ainda não há seis meses, levou três secos daquele Sporting que acabou a 28 pontos do primeiro, se encontra no topo do futebol português. Pelos vistos, no futebol, por morrer uma andorinha acaba a primavera. E por morrer um abutre acaba a exacerbação.

Quanto ao Benfica, se é possível encontrar algum aspecto positivo mo meio desta horrível hecatombe que foi o facto de termos perdido um jogo, talvez seja consolador registar que, num jogo em que tudo nos corre mal e não jogámos mesmo nada, o pior que nos pode acontecer é perdermos 2 - 0 com o Porto.

O Braga entrou na nova época com uma vitória clara por 3-I. À atenção do Porto: a luta pelo segundo lugar vai continuar a ser dura. Talvez não seja boa ideia voltar a emprestar jogadores ao principal rival em Janeiro. Fica a sugestão.

Por Ricardo Araújo Pereira, 14 de Agosto in jornal A Bola

3 comentários:

Jotas disse...

Com sinceridade, leio sempre as crónicas do RAP e esta pareceu-me a menos conseguida e aquela em que se nota que até ele ficou desconfiado das potencialidades da equipa nesta temporada.

ounu disse...

O Jotas faz-me lembrar o princípio da época passada. Após uma pré-época demolidora para a antibenficagem, começámos o 32º com um empate na Luz. Vieram logo comentadores que espumavam com o empate, querendo afirmar a desejada derrocada.

Jotas, lembre-se que este RAP é o mesmo dos quinze-a-zero e da renovação com o Jesus até 2050. Este é dos que não abandona o Sport Lisboa por nada.

Estér disse...

Na minha modesta opinião, penso que não tenha sido a menos conseguida, teve o dom de me fazer rir e isso bastou ;)
Vá lá, agora a sério, o Ricardo é um Benfiquista, um Benfiquista é indiscutivelmente um ser-humano. Escrevendo crónicas excelentes, boas, muito boas... é claro que haverá sempre alguma não tão genial como crónica x ou y. Relatimente à sua dúvida do sucesso Encarnado esta temporada, penso que a parte em que falava das capacidades de vaticínio do MST tenha revelado a sua "angústia" (sua e do resto da malta, pois muito pessoal já perdeu a sua fé, e basta ver o jogo do Benfica com o Setúbal, na época passada em que empatamos, para ver a nossa fé frágil_credo, para muitos o campeonato já estava dado como perdido, e o Benfica estava desgastado...e tal...e no fim, CAMPEÕES, aí!!). No entanto, parece-me que ele próprio transmite a mensagem de que não devemos dramatizar, pois o campeonato ainda só agora começou e muita coisa pode acontecer! É certo que os níveis exibicionais estão afastados do padrão 09/10, mas, com jeitinho a maquinaria ainda vai ao sítio!
Sempre com o seu exímio toque sarcástico e humoristico a dar grande deleite aos leitores Benfiquistas...Grande Ricardo!!!
SLB4EVER