quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Reforços 2010/11 - Salvio

Fábio Faria, Jara, Gaitán, Roberto e Rodrigo. Estes foram os reforços do Benfica já apresentados no Gloriosa Chama Imensa. Agora chega a vez do avançado argentino Salvio.


Salvio estreou-se na primeira divisão argentina com apenas 18 anos, ao serviço do Lanús - onde pontificava o ex-benfiquista Bossio e Valeri, que actuou a época passada (sem grande sucesso) no Porto. No Apertura 2008, que o Lanús terminou em 4º, Salvio realizou 14 jogos, apontando 4 golos. No Clausura 2009, a sua equipa ficou em 3º e o avançado melhorou um pouco em cada item: fez mais um jogo e marcou mais um golo que no semestre anterior. Fez ainda 2 jogos na Libertadores, prova onde o Lanús acabou por ser eliminado ainda na fase de grupos.


No Apertura 2009, o Lanús ficou apenas em 9º, tendo o avançado actuado em 10 jogos e marcado 2 golos. Números suficientes para levar o Atlético de Madrid a avançar para a sua contratação por 10 milhões de euros em Janeiro deste ano, quando Salvio tinha apenas 19 anos. O jogador argentino estreou-se pelos colchoneros na Liga Europa - competição que a equipa viria a vencer -, na recepção ao Galatasaray. Acabaria a temporada com 13 jogos e 2 golos (ambos ao Tenerife) pelo Atlético no campeonato, 1 jogo na Taça do Rei e 7 na Liga Europa (incluindo uma presença na final). No entanto, a competição pelo seu lugar era fortíssima (todos conhecemos a qualidade do plantel do Atlético de Madrid, e particularmente o seu ataque): Salvio "só" tinha de disputar o lugar com Forlán e Aguero e ainda com Reyes e Simão, pois apesar de ser avançado pode actuar descaído para qualquer uma das alas como se de um extremo se tratasse. Como o cenário não se alterou minimamente para esta temporada (ainda se agravou com a chegada de Fran Mérida), e dado o excesso de jogadores extra-comunitários no plantel colchonero, a saída acabou por se revelar a única opção.


De referir que Salvio é um jogador muito apreciado pelos técnicos das camadas jovens das selecções argentinas, tendo actuado variadas vezes na selecção de sub-17 e depois nos sub-20, onde actuou por 9 vezes (e marcou 4 golos). A 20 de Maio de 2009, sete dias depois de fazer 19 anos, o jovem avançado estreou-se pela selecção A argentina num particular com o Panamá. Salvio havia ainda de actuar mais uma vez pela equipa das pampas, chegando assim à Luz com dois jogos pela Argentina.


Salvio é um bom jogador, disso ninguém duvida, mas a verdade é que já me vão faltando palavras para descrever os jogadores que vão chegando ao Benfica, e por uma simples razão: parecem vir todos para a mesma posição e terem todos características muito similares. A verdade é que o que tenho para dizer de Salvio poderia ser um decalque do que já disse para Jara e Rodrigo: é que as suas características futebolísticas (a posição onde actuam, a forma como tratam a bola, a idade, o grau de experiência que têm) é em tudo semelhante - embora Rodrigo e Salvio não sejam tão brigões e cheios de garra como Jara; nisso, o ex-Arsenal de Sarandí é insuperável. De resto, é um pouco complicado definir o que Salvio pode dar ao Benfica. É um avançado tecnicista, móvel, não propriamente um goleador, o que por si só o deixa no mesmo barco de Saviola, Weldon, Nuno Gomes, Jara, Rodrigo e Mantorras. Pode descair para as alas (talvez actuando como falso extremo) e daí há a possibilidade de poder vir a ser adaptado por Jesus para as funções que pertenciam a Di María ou Ramires, mas sinceramente não me parece que venha a jogar tão recuado no terreno. Posto isto, resta-me apenas referir que o negócio não me parece muito mau (embora tenhamos pago mais 2 milhões de euros ao Atlético de Madrid, que ainda nos deve 2 jogadores, e desta feita apenas por um empréstimo...), dado que, se por acaso o jogador não agradar/não se adaptar convenientemente, pelo menos não fica amarrado ao clube por muitos anos e a troco de vários milhões de euros repartidos por transferência e salários. Com muito trabalho, pode vir a tornar-se um caso sério desta época no Benfica e acabar por ficar no final da época ou voltar pela porta grande ao Atlético.

2 comentários:

Jotas disse...

Mais um excelente trabalho. Desconhecia a mioria das coisas que aqui disseste, sinceramente, estou curioso de o ver em acção, pois é um atleta que em termos de características e posição, é para mim um perfeito desconhecido.

Bimbosfera disse...

Belíssima análise, para não variar!
Agora resta tempo para confirmar o que se passará com ele!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com