domingo, 18 de julho de 2010

Reforços 2010/11 - Fábio Faria

Inicio hoje no Gloriosa Chama Imensa a rubrica "Reforços 2010/11", destinada a dar a conhecer e simultaneamente fazer a análise dos reforços encarnados para esta época (rubrica que nasceu a pedido do leitor Vermelhusco, há uns meses). O primeiro cliente será também o primeiro jogador que foi contratado pelo Benfica para esta época: o defesa Fábio Faria.


Fábio Faria chega ao Benfica aos 21 anos, depois de apenas uma época de I Liga ao serviço do Rio Ave. Com efeito, o defesa já fazia parte da equipa sénior dos vila-condenses em 08/09, mas só na época seguinte se estrearia I Divisão. E que estreia! Em 30 jogos, Fábio Faria participou em 27, dando nas vistas pela sua consistência defensiva (especialmente na 1ª volta do campeonato, onde o Rio Ave esteve em melhor nível que na 2ª) e também ofensiva, onde marcou um golo, destacando-se pela apetência para marcar livres directos. Juntamente com os atacantes João Tomás (que só fez meia época) e Bruno Gama, Fábio Faria foi uma das figuras do Rio Ave em 2009/10.


O filho do antigo internacional português Chico Faria tem ainda outra particularidade: além de defesa central (posição que ocupou durante praticamente toda a época), pode jogar a defesa esquerdo, lugar que habitualmente ocupa na selecção nacional de sub-21, embora a posição de origem seja mesmo no centro da defesa.


No fundo, pode dizer-se que o Benfica adquiriu um jogador que pode matar 2 coelhos de uma cajadada só. No entanto, com 21 anos e apenas uma época ao mais alto nível, Fábio Faria está longe de poder ser visto já como um valor seguro. É um bom jogador, sem sombra de dúvidas, mas ainda terá de crescer e maturar algumas vertentes do seu jogo (especialmente como defesa esquerdo) para poder ser visto como uma alternativa realmente viável aos titulares (que são de peso: Luisão, David Luiz e Sidnei para o centro da defesa e Fábio Coentrão e César Peixoto para o lado esquerdo). A seu favor, tem a juventude, a elevada margem de progressão e o facto de ser esquerdino, pois há poucos de qualidade no futebol actual. Amparado por um treinador potenciador das qualidades dos jogadores e por colegas já muito rodados, Fábio Faria terá tudo para se tornar num grande defesa (especialmente central) e assumir-se como um grande valor para o futuro do Benfica. Para já, estar-lhe-á destinado um papel secundário na equipa.

3 comentários:

Bimbosfera disse...

Boas... Mais uma bela análise. Sobre as análises depois quero falar contigo. És capaz de estar interessado, e o "maior" já fizeste.
Faltou mencionar um pormenor. Jesus já o queria dos tempos do Belenenses, ainda júnior. Passou pelo Braga, passou pelo Benfica, e agora veio.
Espero também muito dele!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com

sloml disse...

Só me lembrei desse pormenor do Jesus há pouco. Já não vai para o post, fica aqui na caixa de comentários eheheh

Sobre isso das análises, ok, logo falamos. Confesso que são matérias nas quais me sinto muito pouco confortável. Digamos que não é muito a minha praia...

Abraço

Manuel Oliveira disse...

Caros amigos, a praia não se discute aqui! Eheheheheheheh!!!

Fábio Faria, se for humilde e quiser aprender pode ir longe. Eu acho que ele, tendo o exemplo do amigo de infância Fábio Coentrão, não vai desperdiçar a oportunidade.

Abraço.