segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Benfica 8 - 1 Vitória de Setúbal - 3ª Jornada 09/10

Uma goleada à antiga. Foi um jogo sem história, tal a facilidade com que o Benfica despachou um Vitória de Setúbal que se encontra ainda sem uma identidade definida e que terá muito trabalho pela frente para tentar não descer. No entanto, foi a mesma equipa que empatou a zeros com o Vitória de Guimarães e que perdeu apenas 1-0 com o Rio Ave, o que demonstra que nesses 2 primeiros jogos a sua organização defensiva não esteve assim tão mal, mesmo com trincos adaptados a centrais e com médios a jogar a defesa direito. O que dá ainda mais mérito ao trabalho do Benfica neste jogo. Destaca-se o marcador do golo, Hélder Barbosa, sem dúvida o melhor jogador deste plantel. Por ele o resultado teria sido certamente diferente.



A dificuldade maior era marcar o primeiro. Javi Garcia deu o mote. Já tenho dito em vários blogs onde comento: Javi foi a melhor contratação desta época. É um jogador com uma cultura táctica fantástica, não falha uma dobra aos colegas, está sempre no sítio certo e até o que lhe apontavam como a sua maior pecha, a falta de golos, está a ser trabalhada e a dar frutos. Vai ser o baluarte da equipa na caminhada para o título.



Não gosto do estilo de jogo de Luisão, também já o disse várias vezes. É um bom central, mas não é um excelente central. Lento, duro de rins (Liedson e Weldon bem o sabem, por exemplo), dá-se sempre mal com avançados baixos e móveis, e muito faltoso (a maioria das bolas altas a que se faz, devia ganhá-las naturalmente e ao invés disso faz sempre falta por se apoiar nos adversários). Também não o considero um bom líder nem da defesa nem do balneário, pois todas as épocas o ouvimos dizer que gostava de experimentar outros campeonatos. Depois acaba sempre por virar o discurso. No entanto, é uma arma temível no jogo aéreo. Mostrou-o agora pelo Brasil e mostrou-o no jogo com o Vitória. Aliás, esse jogo de cabeça já nos deu um campeonato. Apesar de não gostar dele, não sou mal agradecido.



À terceira foi de vez. Cardozo finalmente conseguiu marcar de penalty à terceira tentativa oficial esta época e quebrou o enguiço. Esperemos que se mantenha assim. Quanto aos outros dois golos que marcou, mostrou o que é. Não lhe peçam para correr nem para jogar de costas para a baliza. O que ele entende mesmo é de marcar golos.



Aimar fez o melhor golo do campeonato e, no que me diz respeito, um dos melhores que já vi. É certamente um grande craque que veste de encarnado há 2 épocas. A época passada, por lesões e pelas deficiências do antigo treinador, não conseguiu mostrar um terço do que vale. E vale muito. Um jogador assim não tem preço. É o génio ao serviço do futebol.



Ramires está a surpreender-me. Adaptou-se rapidamente, ao contrário do que eu esperava, e é um grande jogador. Já nos deu uma vitória que se afigurava muito difícil e agora contribuiu de novo para outra, aparecendo de rompante na área adversária, desequilibrando completamente a defesa contrária. A continuar assim, será uma das estrelas da equipa nesta temporada.



Por fim, Nuno Gomes. Este ano viu-se relegado para 5ª opção para o ataque, mas aproveitou a lesão de Weldon e a inconsequência de Keirrison para voltar a aparecer em grande estilo. O golo que marcou foi uma demonstração de que ainda não acabou para o futebol. Já não é uma grande estrela, mas ainda é muito útil.



A terminar, tinha de acontecer uma parvoíce assim, feita por 2 dos jogadores com que menos simpatizo no plantel. Digam-me o que disserem, David Luiz ainda não é um grande central e tem de melhorar muito certos aspectos do seu jogo. Quanto a Quim, já não é jogador para o Benfica, volto a dizer. É um bom guarda-redes, mas já não é um grande guarda-redes. Como considero que Moreira neste momento está pouco melhor, defendo que a baliza deve ser confiada a Júlio César, que tem 22 anos e que poderá vir a ser um caso sério.

1 comentário:

Jotas disse...

Caro Bruno, agora é importante ganhar no restelo e em Leiria, para que quando a equipa receber o Leixões, tenhamos de novo, casa cheia.