quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Benfica 1 - 0 Naval - 10ª Jornada 09/10

Sofrida, mas totalmente justa. Foi assim a vitória do Benfica na recepção a uma Naval que fez muito bem o seu jogo, adiando até aos 89 minutos uma derrota certa. Só não contava com o melhor jogador do Benfica, na minha opinião. Javi Garcia tem sido fulcral na equipa, funcionado como um verdadeiro muro no meio-campo defensivo, servindo-se da sua fantástica capacidade táctica para recuperar bolas sem recorrer à falta (no jogo com a Naval, onde se encontrava em risco de exclusão para o jogo com o Sporting, não fez uma única falta) e ainda dobrar os companheiros, principalmente os defesas, quando estes se aventuram no ataque (Maxi Pereira, David Luiz, Fábio Coentrão). A todos estes atributos defensivos junta-lhe um superior jogo de cabeça, sendo que só lhe falta aprimorar o remate de longa distância para se tornar um dos melhores médios do mundo. Do campeonato português, é o melhor de longe.



Este jogo não tem muita história. O Benfica atacou do início ao fim, falhou oportunidades atrás de oportunidades e deparou-se com um super-Peiser (que é um excelente guarda-redes), que defendeu tudo o que pôde.



Um jogo que nos trouxe muitas sensações de dèja-vu, recordando certos jogos que por acaso até têm quase todos o denominador comum de terem acontecido com o Boavista (2000/01, 2006/07, 2007/08), em que o Benfica vinha a realizar boas épocas e tinha, nesses jogos, fortes hipóteses de cimentar o primeiro lugar ou chegar lá, caso vencesse. Por manifesto azar, falta de pontaria ou falhas do apito, todos eles terminaram com empates a 0 e todas essas épocas acabaram por ser nefastas para o clube. Segunda-feira, os contornos foram muito semelhantes, mas o desfecho foi diferente. O Benfica conseguiu vencer, o que para mim significa um final diferente esta época. Para melhor.

A concluir, apenas uma nota individual, e negativa: Keirrison é talvez dos piores avançados (jogadores?) que me lembro de ver representar o Benfica. Não mostra qualquer qualidade técnica (não faz um remate, não faz uma finta, nem sequer consegue dominar uma bola), nem táctica. Não mostra sentido de baliza. Na verdade, não mostra nada. Um bom jogador vê-se à distância e a falta de adaptação não explica tudo. O K11 tem tido muitas oportunidades dadas por JJ e cada vez deixa mais a desejar. Ganha forma o desejo de JJ de ter mais um avançado em Janeiro. Por cá, continuo a fazer votos de estar no Marquês em Maio, a festejar o 32º.

Resumo do jogo aqui:

1 comentário:

Jotas disse...

Caro Bruno e que saborosa foi, estou mesmo a ver os tripeiros e lagartos aos pontapés no sofa e aos murros na tv, eh eh eh