sexta-feira, 27 de novembro de 2009

O nosso plantel III - Júlio César

Continuando na posição de guarda-redes (já aqui e aqui foram escrutinados os outros dois), chegamos agora ao titular da Liga Europa e muito provavelmente futuro titular a full-time da baliza do Benfica: Júlio César.



Júlio César chegou esta época ao Benfica, a pedido do técnico Jorge Jesus. Proveniente do Belenenses, onde mostrou as suas qualidades em duas épocas muito distintas (uma com JJ, em que, em condições normais - não fosse o caso Meyong - a equipa do Restelo tinha ido à Europa pela segunda vez consecutiva; e outra, sem JJ, em que os azuis... desceram de divisão, sendo salvos pela descida administrativa do Estrela da Amadora), o brasileiro chegou, como já foi acima referido, a pedido expresso do novo técnico encarnado. Tudo fazia crer que fosse para assumir as redes das balizas encarnadas. No entanto, a grande exibição de Quim com o AC Milan, na Eusébio Cup, deu a titularidade ao internacional português e atrasou a ascensão do brasileiro. Depois de dois jogos no play off da Liga Europa em que a titularidade alternou entre Quim e Moreira, eis que JJ decidiu apostar em Júlio César para ser titular nessa competição. E a verdade é que o brasileiro tem justificado a aposta. Em 4 jogos, sofreu apenas um golo, na derrota em Atenas, e é dos guarda-redes menos batidos da competição, já tendo efectuado, aqui e ali, algumas defesas de classe.



JJ tem apostado na rotação na baliza, mas há pouco tempo já veio a público avisar que o fim da mesma estava próximo (aliás, na taça de Portugal já deu mau resultado). Tudo indica que Júlio César está a ser preparado para, num curto/médio prazo, assumir as redes da baliza encarnada.



E, na minha opinião, muito bem. Penso que o guarda-redes brasileiro é, dos 3, o melhor do plantel. É ainda bastante jovem (tem apenas 23 anos), é bastante alto, mas ágil, sendo no seu caso a altura uma vantagem e não um handycap, é exímio a defender penaltys (algo que Quim e Moreira não são, apesar de haver quem diga que sim só porque Quim defendeu 3 com o Milan e Moreira defendeu outros 3 no Dubai, a verdade é que poucos mais penaltys eles defenderam na carreira) e, apesar de revelar ainda algumas falhas a sair dos postes a cruzamentos, é o melhor dos 3 (esse é, aliás, talvez o maior problema de todos os guarda-redes em Portugal e verifica-se não só no Benfica, como também na selecção e nos outros clubes portugueses - vide Helton e Rui Patrício).



Portanto, parece-me bem que daqui a algum tempo o brasileiro comece a assumir mais frequentemente a titularidade da baliza encarnada. Quim já não vai para novo e Moreira é uma carta fora do baralho de Jorge Jesus. Dos 3, Júlio César é claramente o que tem mais potencial.

Que acham os leitores?

2 comentários:

3 Gloriosas Estrelas disse...

JC não parece apenas ser o melhor gr do plantel, ele tem uma coisa que os outros dois não têm, classe, e isso vê-se pela presença que tem não apenas na baliza mas em toda a grande area

Saudações Gloriosas

Joel disse...

Na minha opinião este guarda redes nao serve para o benfica como ficou provado frente ao liverpool. Querem um guarda-redes para varios anos a titular indiscutivel da baliza do benfica? Contratem o internacional mexicano guilhermo ochoa, ou entao o futuro internacional brasileiro Diego Alves que joga em espanha no Almeria