segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Sondagem 4

E a quarta sondagem do Gloriosa Chama Imensa finalmente chega. Desta feita, a pergunta é a seguinte: Qual vai ser a próxima transferência milionária no Glorioso? Os jogadores em escolha são os 8 mais utilizados por Jorge Jesus esta época (David Luiz, Javi García, Luisão, Di María, Saviola, Ramires, Cardozo e Aimar) e ainda Fábio Coentrão, o mais recente internacional A português.



David Luiz é o intocável da equipa. O defesa central foi utilizado em todos os minutos de todos os jogos esta época. Como central ou como lateral-esquerdo, Jorge Jesus não dispensa a sua presença, pela raça e pela garra que demonstra em qualquer ocasião.



Javi García é, para mim, o melhor jogador da equipa. É de uma regularidade impressionante, tem um sentido posicional e uma qualidade táctica excelente, o que lhe permite não fazer muitas faltas, compensa as subidas dos colegas da defesa com uma eficácia assinalável e é ainda temível no jogo aéreo, contando já com 3 golos marcados na Liga, todos de cabeça. Se melhorar na meia distância, será um dos melhores do mundo dentro de muito pouco tempo.



Luisão é o líder da equipa em campo. Em teoria é o sub-capitão, mas na prática, visto que Nuno Gomes já começa muito poucos jogos a titular, o central brasileiro é o capitão em quase todas as partidas e a voz de comando da equipa. Está no clube desde 2003, só não joga por lesão ou castigo e é imprescindível.



Di María é o homem que anda nas bocas do mundo, nomeadamente dos ingleses. Cresceu muito esta época, está mais maduro, a jogar para a equipa, é muito menos inconsequente e, assim, muito mais decisivo. Destaca-se pelas assistências efectuadas. Forma com Saviola, Aimar e Cardozo um quarteto mortífero. Se melhorar na finalização, tem potencial para ser dos melhores do mundo.



El Conejo, o renascido. Depois de anos de lado no Barcelona e Real Madrid, Saviola reencontrou-se com os golos e as grandes exibições na Luz. Participou em todos os jogos até agora, embora não complete muitos, pois costuma ser substituído na segunda parte. Leva mais golos em 4 meses que nas últimas 3 épocas.



Ramires é uma das revelações da época. Chegou com muitos minutos nas pernas, com meia época feita no Cruzeiro e uma participação na Taça das Confederações, onde foi o joker de Dunga e venceu a competição. Revela uma capacidade física impressionante, com muita velocidade e resistência, e tanto ajuda a defesa como se incorpora no ataque, já levando 4 golos marcados.



O goleador da equipa. Como se viu na segunda parte de Braga e na recepção ao Naval, o Benfica precisa muito de Cardozo na equipa. Não é um portento de técnica, é lentíssimo, às vezes dá a sensação que nem sabe correr, mas faz o que se lhe exige: golos. Já leva 16, apenas menos um do que em toda a época passada, e corre a passos largos para ser o melhor marcador da Liga e até da Liga Europa.



O génio da equipa. Sem ele, o Benfica não carbura da melhor forma. Não é um goleador, não é veloz, mas é inteligente e tem uma técnica extraordinária. A sua condição física é gerida com pinças, de modo a estar a 100% nos jogos mais importantes, razão pela qual já foi poupado duas vezes na Liga Europa e, ainda em Goodison Park, só entrou aos 61 minutos. Também no jogo de Monsanto ficou de fora.



Fábio Coentrão segue as pisadas de Di María. Muito imaturo na primeira passagem pela Luz, cresceu muito com os empréstimos ao Nacional, Saragoça e Rio Ave. Apareceu esta época muito mais adulto, a jogar para a equipa e com uma média de assistências fantástica. Tal como Di María, se melhorar na finalização, pode tornar-se um grande craque mundial. É o mais recente internacional A português.

Têm a palavra os leitores.

1 comentário:

Jotas disse...

Boas caro Bruno, gostaria sinceramente que o nosso clube tivesse a necessária autonomia, para pder dar-se ao luxo de não desfazer esta grande equipa, mas, sabendo que tal não é possível, votei Di Maria, é claramente o mais cobiçado e o mais valioso