terça-feira, 22 de junho de 2010

Portugal 7 - 0 Coreia do Norte - 2ª Jornada Mundial 2010

Sem qualquer tipo de pretensiosismos... até parecia o Benfica a jogar! Portugal fez uma segunda parte do melhor que já vi, destroçando por completo o ferrolho norte-coreano (que estava montado desde que marcámos o 1º golo; antes disso, a Coreia do Norte jogou bom futebol). Como havia dito aqui aquando do jogo com a Costa do Marfim, acreditava que ainda tínhamos o apuramento à mão. Bastava vencer à Coreia do Norte por números simpáticos e esperar que o Brasil também fizesse o seu trabalho sobre os marfinenses. Foi o que aconteceu, e agora Portugal só precisa de um empate para se apurar para os oitavos-de-final. E mesmo se perder, seria preciso levar uma grande goleada e a Costa do Marfim vencer também os coreanos por uma grande margem para que não passássemos. Já em relação a quem pretendo apanhar nos oitavos, confesso que não sei. Aliás, até sei. Ficar em 2º e apanhar o Chile ou a Suíça é realmente apelativo. No entanto, tenho um desejo secreto de vencer o Brasil e medir forças com a Espanha logo a seguir. Chamem-me louco. Não me importa. Acho que esta selecção, se jogasse sempre como o fez hoje (e, já agora, se tivesse um bom seleccionador), tinha potencial para chegar muito longe neste Mundial. E pode ser que assim aconteça.


A primeira parte não foi famosa. Apesar de termos começado por cima, desperdiçando duas oportunidades por Ricardo Carvalho (uma delas ao poste), acabámos por deixar que os coreanos perdessem o medo e subissem no terreno, causando-nos alguns dissabores. Nessa fase, Eduardo foi enorme. Está cada vez melhor guarda-redes. Até que, aos 29 minutos, Tiago fez um passe soberbo para a desmarcação também ela formidável de Raul Meireles. O médio do Porto finalizou muito bem (como é, de resto, seu apanágio) e abriu o marcador, mudando por completo o rumo do jogo.


Até ao fim da primeira parte foi tudo muito morno. Mas o melhor estava mesmo guardado para os segundos 45 minutos. O início do quebrar do ferrolho deu-se por Simão, superiormente desmarcado pelo mesmo Raul Meireles. Um golo que deu a tranquilidade que a selecção necessitava (e festejado de forma terrivelmente divertida por Simão - se não repararam na altura, vejam aqui o vídeo e reparem na parte em que ele faz mesmo a dança do BigMacMacLocoBigMac, aquele anúncio que vai passando na televisão. Delicioso!).



Depois... bem, depois veio um festival de golos e de futebol de ataque. Em mais uma arrancada de Coentrão pelo flanco esquerdo, Hugo Almeida finalizou de forma irrepreensível para o terceiro da selecção portuguesa.


O quarto (e o sétimo, já agora) surgiu pelo melhor em campo: o antigo benfiquista Tiago, que hoje fez o seu melhor jogo de sempre ao serviço da selecção. Simplesmente arrasador. Com este Tiago, nunca mais quero ver Deco ali. O luso-brasileiro já não tem pedalada para estas andanças.


Ainda houve tempo para Liedson, o Levezinho que tantas vezes nos dá vontade de tudo menos de sorrir (a nós, benfiquistas), e que hoje foi surpreendentemente suplente, fuzilar o guarda-redes momentos depois de entrar (e aproveitando a azelhice do central norte-coreano).


Só faltava mesmo o golo de Cristiano Ronaldo, que insistia em não aparecer. Mas lá apareceu. Da maneira mais esquisita, mas apareceu. Penso que a forma como ele dominou a bola à primeira foi intencional e que só a perdeu de vista uns segundos, quando ela lhe fica na nuca. No entanto, nunca abandonou a postura e lá fez o gosto ao pé, finalmente, antes de Tiago dar o golpe final aos pobres coreanos.


Na Coreia do Norte, não houve propriamente um melhor em campo, pelo que destacarei o seu melhor jogador e uma das figuras deste Mundial: o pitoresco Jong Tae-se, sem dúvida um excelente avançado e que está a mais naquela selecção (assim como o número 10, Hong Yong-jo, que actua na Rússia). É claramente o elo mais forte da equipa, mas sozinho não pode fazer tudo.


Não se comece já a pensar que vamos chegar à final. Os portugueses são pródigos em ir do 8 ao 80 com uma facilidade impressionante, mas a verdade é que ninguém ainda ganhou nada. Nem nos apurámos sequer. É preciso fazer um bom jogo com o Brasil para deixar uma imagem positiva para todas as outras selecções, e principalmente para aos brasileiros, que ainda nos gozam pela goleada de Brasília. Vamos mostrar que afinal também somos muito bons. Força, Portugal!

Os golos do jogo aqui:

3 comentários:

sloml disse...

O Raul Meireles nunca poderá valer 30 milhões, José. Já não é propriamente um jovem. Se o Porto o conseguisse vender por 15 milhões já era um negócio muito, muito bom.

Não referi essa questão porque para mim isso não é propriamente relevante. Todos os que lá estão, neste momento, são portugueses (embora para mim não devessem ter lá estado nunca, nenhum dos 3). Mas como estão, são todos Portugal.

Bimbosfera disse...

Boas. Tenho andado desaparecido, sem comentar, mas de vez em quando abro o teu blog para ler pelo menos as gordas.

Estou contigo em grande parte do post, praticamente tudo, mas estou em parte com o José, se bem que não na parte dos 30 milhões... Ehehehe, era bom, era. O mercado não está para loucuras, e se nem o Di Maria vai pela cláusula, que fará o Meireles, mas voltando à selecção, jogaram bem, mas uma das partes que não concordo contigo é mesmo no início, sobre parecer o Benfica. Só o Coentrão é que parecia o Benfica, heheheh, que joga sempre a 100. O Ronaldo também esteve bem, e o Tiago, sem dúvida, que esteve muito certo. Até o Meireles, portanto, voltou a ser um saca-rolhas.

Se concordo com o facto de terem sido só portugueses a abrir o marcador/resultado, concordo com o facto de, depois de terem sido chamados uma vez, nada há a fazer, e contam como se fossem portugueses como os outros. Sou contra as naturalizações, mas, já que lá estão valem o mesmo que os outros.

Sobre o resto... Bem, já levam mais 4 pontos do que os que eu achava que teriam por esta altura, por isso, com um seleccionador a sério, isto até podia ser algo engraçado.
Assim sendo, vamos ver o que o Brasil nos traz, e se temos «tomates» para eles, agora que gastámos muito ketchup.


Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

http://Bimbosfera.blogspot.com

P.s.- Fiquei com o Bimbosfera todo besuntado de ketchup. Convido a darem lá um salto para verem.

sloml disse...

Sim, isso concordo plenamente. Eu sempre o disse. Não precisávamos de naturalizados para nada. Temos centrais, trincos e até números 10 de grande qualidade. Só nos faltam mais opções como ponta-de-lança, onde só há o Hugo Almeida.