sexta-feira, 9 de julho de 2010

O nosso plantel XXX - Alan Kardec

Quando estamos a dar os primeiros passos numa nova época que se quer ainda mais gloriosa que a anterior, o Gloriosa Chama Imensa vai concluindo a análise d'"O nosso plantel" da época que passou, de modo a poder começar a analisar os novos integrantes do nosso Benfica. Assim, e depois de Quim, Moreira, Júlio César, Maxi Pereira, Luís Filipe, Luisão, David Luiz, Sidnei, Miguel Vítor, Roderick Miranda, César Peixoto, Shaffer, Javi García, Ruben Amorim, Ramires, Carlos Martins, Di María, Fábio Coentrão, Urreta, Aimar, Felipe Menezes, Saviola, Cardozo, Weldon, Keirrison, Nuno Gomes, Mantorras, Airton e Éder Luís, temos hoje o outro avançado contratado em Janeiro: Alan Kardec.


Alan Kardec veio ocupar a vaga de Keirrison como suplente de Cardozo. Seria, à partida, o jogador que teria a missão de fazer o papel do Tacuara sempre que Jorge Jesus entendesse ser necessário ou aconselhável. Sendo ainda muito jovem (chegou à Luz com apenas 20 anos), Kardec já havia jogado no Vasco da Gama e no Internacional, tendo dado nas vistas pelos muitos golos marcados no Mundial sub-20 de 2009 (onde foi dos melhores marcadores). Era, por isso, visto como uma grande promessa do futebol brasileiro, mais do que uma certeza. Ainda assim, o Benfica não hesitou em contratá-lo para fazer o lugar do ponta-de-lança titular nos últimos 3 anos.


E foi basicamente o que Kardec fez, com relativo sucesso. Realizou 13 jogos (8 no campeonato, 3 na Taça da Liga e 2 na Liga Europa), 11 dos quais a entrar nos últimos 20 minutos das partidas. Nas 2 ocasiões em que foi titular, os adversários foram de peso (Sporting e Porto, nas meias-finais e final da Taça da Liga, respectivamente). Pode dizer-se que não esteve mal em nenhuma das suas aparições, se bem que também não tenha deslumbrado. A sua melhor exibição terá sido mesmo nesse jogo com o Porto, em que, apesar de não ter marcado, deu muito trabalho à defesa contrária (e foi agredido pelo menos 3 vezes por Bruno Alves). A sua coroa de glória com a camisola encarnada, contudo, conseguiu-a num encontro em que actuou nem 7 minutos. Aos 86 minutos do Marselha-Benfica, com a eliminatória empatada e a poucos minutos do prolongamento, Jorge Jesus lançou Kardec. 4 minutos depois, o brasileiro tornou-se no novo herói encarnado ao apontar o golo que colocou o Benfica nos quartos-de-final da Liga Europa e finalmente silenciou os franceses com a história da mão do Vata. Com esse golo, Kardec praticamente pagou a sua transferência e, mais importante que isso para nós, adeptos, ganhou um lugar no coração da massa adepta do clube. Não marcou mais nenhum golo nos restantes jogos, mas já tinha cumprido a sua parte.


Não conhecia o futebol de Kardec a fundo (assim como não conhecia o de Airton e Éder Luís) e dele só tinha visto alguns resumos dos jogos onde marcou pelo Brasil no Mundial sub-20. Não me pareceu mau jogador aí, aliás, fiquei com muito boa impressão, mas confesso que quando ficou certa a sua transferência para o Benfica falei com várias pessoas no Brasil que me disseram que o Benfica estava a enfiar um grande barrete, ao contrário das contratações de Airton e Éder Luís. Fiquei um pouco desconfiado e preferi esperar para ver por mim as suas qualidades. Do que já mostrou na Luz, Kardec não deslumbrou mas também não me parece que seja jogador para deslumbrar. Acho que se movimenta muito melhor (para um ponta-de-lança) do que Keirrison, por exemplo, e que se aproveitar os ensinamentos de Jesus se pode tornar num grande avançado. Não precisa de ser muito tecnicista ou virtuoso para o ser: basta mostrar um faro de golo bastante apurado e ir sempre melhorando as movimentações na área (neste ponto, o entrosamento com os colegas também ajuda). Se for tendo, aqui e ali, oportunidades e as souber aproveitar (o que espero que aconteça), poderemos ter no plantel o futuro substituto de Cardozo - no limite, que continue a ser um bom suplente para o paraguaio ou para outro ponta-de-lança de classe mundial que chegar ao plantel para titular. Por enquanto, prevejo-lhe um bom futuro.

E os leitores: qual a vossa opinião?

5 comentários:

Bimbosfera disse...

Boas.. Parece-me ser bom miúdo, o «AK47». Outra coisa que há que lembrar é que era muito comparado com Jardel pelo seu jogo de cabeça, sendo certo que ainda é muito novo, e Jardel só há um...
Parece-me mesmo jeitoso... Veremos o que o futuro nos traz!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

http://Bimbosfera.blogspot.com

FacaS disse...

Só percisa de oportunidades...

Éter disse...

Precisa de tempo para se adaptar.

Jotas disse...

Sloml, que trabalhão deves ter para fazer estas maravilhosas crónicas do plantel dos campeões.
Mas são excelentes e esse teu trabalho merece o reconhecimento de todos os que te visitam.

sloml disse...

Muito obrigado, Jotas, mas não dão assim tanto trabalho. Eu fui fazendo as pesquisas quase todas ao longo da época e depois é só escrever com base nisso, na memória que tenho dos acontecimentos e no que penso do jogador. That's no big deal, believe me! Mas muito obrigado ao Jotas e a todos pelos comentários.

Abraço