domingo, 7 de novembro de 2010

Era tão bom se fosse sempre assim...

"O FC Porto – Benfica da época de 1953/54 teve a precedê-lo um ambiente bem menos medieval. No seu último número de Dezembro de 1953, O Porto, jornal oficial do clube nortenho, exortava os seus adeptos a receber condignamente os rivais que haveriam de chegar de Lisboa:
«Portistas, vem aí o Benfica. É claro que vamos receber como ele merece: à moda do Porto. Os encarnados do Sul vêm de longada até à Cidade Invicta encher de alegria os olhos dos desportistas tripeiros. Que vença, Deus o permita, o nosso glorioso clube. É legítimo. Que os bravos benfiquistas nos perdoem a tripeira fraqueza… Nada de hipocrisias porque os dois baluartes do futebol nacional já habituaram de tal maneira os seus adeptos à exibição plena das mais nobres virtudes da ética desportiva.»
E FC Porto venceu o Benfica por 5-3 sem ter havido registo de qualquer incidente, tal como o jornal O Benfica, órgão oficial do clube, relataria na sua edição de 14 de Janeiro de 1954:
«Ganhou o Porto! Foi naquela tarde o melhor. Mas também soube pôr na vitória o timbre de firmeza e educação que só os atletas de elite possuem. Perdeu o Benfica! Mas nem por isso saiu diminuído da contenda. Deixou no belo Estádio o perfume da sua categoria de grande equipa, grande na maneira de jogar, enorme na forma como soube aceitar a derrota.»
É impressionante o que o país tem evoluído nestas últimas longas décadas…"

Este é um excerto da crónica desta semana de Leonor Pinhão, que pode ser lida no Apanhados Quânticos, e a única coisa que me apraz dizer é exactamente o título deste post. Era tão bom que fosse sempre assim... Mas não é, infelizmente. Faço votos para que pelo menos hoje não aconteçam quaisquer incidentes extra-futebol e, já agora, dentro do campo. A ver se temos um clássico a sério desta vez.

3 comentários:

João Magalhães disse...

Sloml, ainda não vi as imagens, mas só tenho a dizer que o comportamento de alguns energumenos envergonha-me a mim e a quase toda a nação portista.

Peço aqui desculpa pelo comportamento daqueles que não sao dignos de se chamarem portistas.Não são representativos de toda a massa associativa e adeptos.

Abraço,
João Magalhães

Anónimo disse...

Hoje o porto venceu 5-0 e venceu bem!

http://forcamagicoslb.blogspot.com/2010/11/nao-sei-que-titulo-dar-este-post.html

sloml disse...

João, agradeço muito o seu comentário, que registo com apreço.

Abraço.

VHugo, toda a razão. Nada a apontar à equipa do Porto nem ao árbitro. Mas falarei disso na crónica ao jogo.

Abraço.