sábado, 6 de novembro de 2010

O Benfica no campeonato - Porto 0 - 2 Benfica 2005/06

Porque considero o clássico deste Domingo absolutamente decisivo para as contas deste campeonato (não vamos estar com rodeios: o Porto será campeão se vencer este jogo), inauguro hoje a rubrica "O Benfica no campeonato", onde ocasionalmente (em princípio sempre na véspera de jogos decisivos) serão lembradas prestações passadas das águias frente ao adversário que virá a seguir. Neste caso, e porque esse adversário será o Porto, no Dragão, achei por bem relembrar a última vitória do Benfica neste reduto.
Foi em 2005/06, época em que, com Ronald Koeman no comando da equipa, conseguimos bater o Porto nos dois jogos. Curiosamente não serviu de grande coisa, pois acabámos em 3º lugar, a 12 pontos dos dragões. No entanto, à 7ª jornada ninguém poderia adivinhar esse desfecho, e a verdade é que o Benfica conseguiu um brilharete nesse jogo. Depois de um começo de época horrível (tal como este ano), em que chegámos à 4ª jornada com apenas 1 ponto, os resultados começaram a melhorar, mas a distância pontual para o Porto à entrada para o clássico ainda era de 4 pontos e ninguém dava o Benfica como favorito. O que é certo é que a exibição da nossa equipa foi espectacular, particularmente na segunda parte, com especial destaque para o agora capitão Nuno Gomes - na altura era Simão -, que bisou, carimbando uma vitória que fugia há muitos anos. Do actual plantel, só Luisão e Nuno Gomes actuaram nesse jogo; Moreira estava lesionado e Mantorras foi suplente não utilizado.
É uma exibição (e principalmente um desfecho) assim que espero que aconteça no Domingo. Tenho a plena convicção de que uma vitória do Benfica pode relançar o campeonato, mas uma do Porto selará o destino desta Liga por completo. O empate... deixa tudo na mesma. Portanto, vamos lá repetir o desfecho de há 5 anos. Já não será Nuno Gomes o herói do encontro (só Luisão repetirá a presença no onze), mas que seja outro o jogador a deixar o seu nome na história encarnada por ter garantido um triunfo no Dragão. Eu acredito!

Os golos desse jogo aqui:



1 comentário:

Anónimo disse...

Grande Nuno Gomes!

http://forcamagicoslb.blogspot.com/2010/11/1-de-4.html