terça-feira, 15 de dezembro de 2009

O nosso plantel IV - Maxi Pereira

Depois dos guarda-redes (escrutinados aqui, aqui e aqui), passamos agora para os defesas, neste caso a posição específica de lateral direito e o seu "dono" nas últimas duas épocas: Maxi Pereira.



Maxi está no Benfica desde 2007/08. Chegou com a época já a decorrer (estávamos na terceira jornada), juntamente com Cristian Rodríguez, num início de época muito conturbado, que já fazia adivinhar o que viria a acontecer depois (o 4º lugar final na classificação). Vindo do Defensor, um dos clubes mais fortes do Uruguai, o jovem de 23 anos chegou como um perfeito desconhecido. Era um médio direito, de características defensivas, utilizado muitas vezes por Camacho como extremo direito. Como se perceberia mais à frente, não poderia ter resultado nunca. E não resultou. Maxi começou aos poucos a actuar mais recuado no terreno, até que se fixou como lateral direito, curiosamente a posição em que joga há muito tempo na selecção uruguaia, onde relega o... portista Fucile para o banco. Para essa posição havia, no plantel, Nélson e Luís Filipe. Ambos seriam progressivamente afastados das opções dos técnicos (primeiro Camacho, depois Chalana). E foi assim que acabou por fazer 23 jogos e marcar 2 golos na Liga, além de ser sempre utilizado na taça e Europa, onde até marcou um golão na recepção ao Milan, para a Liga dos Campeões. E com a particularidade de ter sido quase sempre titular e raramente suplente utilizado.



Nova época (2008/09), novo treinador (Quique Flores), e o lateral direito passou a ser definitivamente Maxi Pereira. Aliás, a confiança no uruguaio era tanta que o Benfica não tinha mais nenhum jogador para esse posto no plantel. Se houvesse problemas com Maxi, Amorim ou Miguel Vítor fariam a posição. Mas o dono do lugar estava perfeitamente identificado. E assim, em mais uma época nefasta para o clube, onde se salvou a Taça da Liga, Maxi falhou apenas dois jogos na Liga, onde ainda marcou um golo, e nas outras competições só não foi totalista por lesão ou castigo.



Para esta nova época, chegou Jorge Jesus, mas tudo se manteve igual, no que respeita ao posto de lateral direito. Ou melhor: não foi bem assim. O Benfica contratou Patric para lutar com Maxi pela titularidade, mas JJ depressa entendeu que o jogador brasileiro ainda estava muito verdinho e apressou-se a recambiá-lo para o Brasil. Depois de fechar o mercado de transferências, e percebendo que não havia suplente para o uruguaio, JJ não teve outro remédio senão chamar Luís Filipe, que havia sido emprestado ao Vitória de Guimarães na época anterior e treinava à parte do plantel, para ser o reserva de Maxi. No entanto, a verdadeira opção a Maxi é mesmo Ruben Amorim, que tem jogado no lugar do uruguaio sempre que este está indisponível, o que, como sabemos, não acontece muito.



Maxi Pereira é um jogador de que gosto muito. Inicialmente não foi assim, pois achava-o desenquadrado da equipa, lento, o que na posição que desempenhava (extremo direito) era mau, sem grandes qualidades a nível de remate nem mesmo a cruzar. Depois comecei a vê-lo jogar a lateral direito e a minha opinião mudou radicalmente. Até começou a parecer mais rápido, bom a defender, com um razoável sentido táctico, e tem vindo a melhorar nos cruzamentos. Desde que passou a jogar nessa posição tornou-se indiscutível e ainda bem, pois será, a par de Fucile, o melhor lateral direito da Liga Sagres. Não é dos jogadores mais bem cotados do Benfica, também porque não contribui decisivamente para muitos golos, fruto da posição que ocupa, mas mesmo assim é dos preferidos dos adeptos, pois tem aquilo que falta a muitos: raça, querer, vontade de ganhar, atitude, que o faz nunca desistir de nenhum lance e dar tudo pelo clube. É isso que falta a muitos outros. Se todo o plantel tivesse essa garra, venceríamos todos os jogos. Infelizmente, não é assim. Mas Maxi dá um exemplo fantástico a todos os colegas, e isso faz dele imprescindível. Além das suas qualidades futebolísticas, claro.

Que acham os leitores?

1 comentário:

Redlady disse...

Boa noite!Concordo plenamente, se todos os outros jogadores tivessem a mesma garra que o Maxi ganhavamos todos os jogos! É o meu jogador preferido!