terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Sporting 0 - 0 Benfica - 11ª Jornada 09/10

Não há muito para dizer deste derby. Sem grande emoção, praticamente sem futebol atacante, sem oportunidades flagrantes de golo. Sem espectáculo. Com muito calculismo de parte a parte, com dois treinadores com mais medo de perder do que vontade de ganhar, com as figuras das principais equipas muito desinspiradas. Salvou-se a boa atitude das duas equipas, principalmente do Sporting, a mostrar que pode ainda não ter dito adeus ao título, e a entrega de alguns jogadores do Benfica, que se mostraram em excelente plano, nomeadamente Javi García, Ramires e Quim.



Jorge Jesus não quis ganhar este jogo. Aliás, parece-me a mim que está a adoptar cada vez mais uma postura mais calculista. Mal, quanto a mim. O futebol apresentado pela equipa tem vindo a decair de espectacularidade com o passar dos jogos, as vitórias começam a aparecer de forma mais sofrível (e quando aparecem) e, o pior de tudo, o treinador encarnado começa a demonstrar não saber lidar muito bem com o facto de todas as equipas já se resguardarem do ataque demolidor apresentado pela equipa na primeira fase do campeonato. A rever rapidamente pelo técnico. Quem não precisa de qualquer revisão é Javi García. A fazer jus ao que tenho vindo a dizer dele desde o início da época, parece-me ser, sem sombra de dúvida, o melhor jogador do Benfica em 2009/10. Nunca vira a cara à luta, é de uma regularidade impressionante, tem um sentido posicional e uma qualidade táctica excelente, o que lhe permite não fazer muitas faltas, compensa as subidas dos colegas da defesa com uma eficácia assinalável e é ainda temível no jogo aéreo, contando já com 3 golos marcados na Liga, todos de cabeça. Se melhorar na meia distância, será um dos melhores do mundo dentro de muito pouco tempo.



E pouco mais há a dizer deste jogo. Talvez apenas referir o melhor do Sporting, no jogo e em toda a época: Miguel Veloso. A demonstrar que a época passada foi um acidente de percurso e que sabe fazer muito melhor.

E assim voaram dois pontos na luta pelo título. O Benfica foi a Alvalade sem vontade de alargar distâncias, apenas de as manter. O problema é que diminuíram em relação ao Porto e o Braga continua na frente, agora com mais dois pontos. Vai ser uma luta até final. Mas o título continua perfeitamente ao alcance desta equipa. Esperemos que nada de anormal aconteça no caminho. Rumo ao 32º.

Sem comentários: