terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Benfica 1 - 0 Nacional - 1ª Jornada Taça da Liga 09/10

O Benfica entrou em 2010 como tinha terminado 2009: a vencer. E foi uma vitória normal, num jogo morno e sem grandes motivos de interesse. Sendo a primeira jornada da fase de grupos da Taça da Liga e, ainda por cima, o único jogo em casa (seguem-se visitas muito difíceis a Guimarães e Vila do Conde), os encarnados tinham obrigação de entrar a vencer numa competição onde são os detentores do troféu. E conseguiram-no, através de mais um golo de Saviola, não escapando, ainda assim, a alguns lances de pura estupidez.



O jogo não foi brilhante. O Nacional foi à Luz para jogar em contra-ataque, tentando não sofrer qualquer golo e marcar algum nalgum lance fortuito. O Benfica tinha de vencer mas, na primeira parte, não fez nada para o conseguir. A destacar o lance à Di María (dos dias maus) de Luisão, que, depois de ser agarrado por um jogador do Nacional, o agrediu a pontapé nas barbas do árbitro, que estranhamente nada viu e depois, com a indicação do auxiliar, mostrou amarelo ao capitão do Benfica, que precisamente por ser capitão devia ter muito mais responsabilidade e não cometer atitudes tão estúpidas como essa. No seguimento do lance, Javi García envolveu-se com Amuneke numa disputa de bola e o nigeriano agrediu a soco o médio do Benfica. Punição? Nenhuma. É o nosso futebol no seu melhor.



Na segunda parte, depois de um lance em que muitos entendidos pediram penalty (mais uma vez) de David Luiz, que a mim me parece um corte absolutamente limpinho (e excelente, por sinal), a salvação, na Luz como em Olhão, voltou a vir do banco. Denominador comum: Nuno Gomes. Depois de ter dado um ponto à equipa no Algarve, o avançado português (10000 vezes melhor, mesmo que com 33 anos, que Keirrison na sua melhor forma aos 21) só precisou de 15 segundos em campo para fazer um passe mortal, com um toque sublime, a isolar Saviola para o único golo da noite. E minutos depois voltou a efectuar um passe que rasgou toda a defesa do Nacional, a que Cardozo não conseguiu, fruto da sua tremenda falta de velocidade, dar o melhor seguimento. De notar que o capitão, nos pouco mais de 10 minutos que esteve em campo, jogou na posição 10 (e fez mais e melhor que Carlos Martins nos outros 70 e tal minutos). A mostrar serviço face à chegada de Kardec e Éder Luís e, já agora, piscando o olho a Queiroz.



No Nacional, o melhor jogador em campo acabou por ser Bracalli. Ruben Micael é reconhecidamente o melhor jogador da equipa madeirense, mas neste jogo foi uma sombra de si mesmo. Aliás, notou-se em cada lance a excessiva raiva e impetuosidade com que continua a actuar contra o Benfica, algo que sinceramente não compreendo porque acontece. Talvez se passem coisas de bastidores que não se conhecem cá fora. Como disse acima, Bracalli foi o melhor elemento do Nacional em campo, negando golos a Javi García e Saviola antes de ser batido pelo Conejito, em lance onde nada podia fazer.

E assim o Benfica entrou com o pé direito na única competição que venceu na época passada. Sendo a competição com menos importância e prestígio do nosso futebol, não deixa de ser um troféu oficial e, como tal, o Benfica tem de o querer vencer, pois no Benfica todos os jogos e todos os troféus oficiais são para ganhar, ainda para mais sendo o campeão em título. Espero que a toada de vitórias se mantenha no resto do ano de 2010, não só nesta competição como nas outras duas em que a equipa está envolvida. E que os reforços Kardec, Airton e Éder Luís mostrem ser alternativas válidas aos titularíssimos Javi, Saviola e Cardozo. Veremos.

Podem ver o golo de Saviola aqui:

1 comentário:

Jotas disse...

Caro Bruno, 100% de acordo nos justos reparos aos comportamentos de alguns jogadores, que não gostamos de ver no nosso clube e é por esse facto que somos tão críticos quando eles acontecem nos outros, ainda para mais, um jogador com a experiência e a responsabilidade de Luisão.