sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

JVP



Marítimo-Benfica

1 Jogo equilibrado até ao primeiro golo

Os primeiros 28 minutos, isto é, até ao primeiro golo do Benfica, foram de muito equilíbrio, depois de uma boa entrada em campo do Marítimo, a mostrar que tinha vontade de ganhar o jogo, em que se destacou um remate ao poste de Pitbull. O estado do relvado - apesar de já estar melhor - e a pressão que ambas as equipas exerciam sobre o portador da bola contribuíram para que o encontro se tornasse morno e sem oportunidades, muito táctico e disputado a meio-campo.

2 Cinco minutos que mudaram tudo

A partir do primeiro golo do Benfica, tudo mudou e muito rapidamente. O primeiro golo, por Saviola, deu razão a Jorge Jesus quando diz ter uma equipa muito eficaz. De facto, na primeira oportunidade que teve, o Benfica chegou ao golo! No minuto seguinte, beneficiou da expulsão de Olberdam e viu a sua tarefa facilitada, o que se acentuou poucos minutos depois, com o 0-2. O golo de Maxi Pereira matou o jogo, daí que a minha análise se limite ao período até à primeira expulsão, em que as coisas estavam equilibradas e nenhum jogador estava a destacar-se.

3 Saviola continua a fazer a diferença

Saviola voltou a demonstrar que é o jogador que está melhor no Benfica. O argentino atravessa o momento mais feliz da época e é ele quem resolve a maior parte dos jogos. Cria espaços e marca golos, fazendo a diferença através da inteligência que possui. O golo de ontem é um bom exemplo, pois soube aparecer no espaço vazio na altura certa, beneficiando do facto de a defesa do Marítimo não se ter recolocado, não obstante ter tido tempo para o fazer.

4 Marítimo só queria que o jogo acabasse

Quanto ao Marítimo, e depois do fulgor dos cinco minutos iniciais que atrás referi, a única referência que me merece vai para o sentimento dos nove jogadores que permaneceram em campo: para estes, quanto mais cedo o jogo acabasse, melhor! A verdade é que lutaram, mas nada havia a fazer.

5 Pressão acrescida pela vitória do Braga

Numa luta taco a taco pelo primeiro lugar como têm sido as últimas jornadas do campeonato, para os jogadores do Benfica foi uma pressão acrescida terem sido os últimos a jogar, sabendo de antemão que o Braga tinha ganho, ainda por cima num campo difícil. A Académica está muito melhor do que há uns meses, mostrando muita personalidade. Mas o Braga ganhou de forma justa numa deslocação difícil, colocando pressão sobre o Benfica, que, à partida, também tinha uma saída complicada, como são sempre os jogos na Madeira.

6 Confrontos entre candidatos arriscam-se a ser decisivos

O Braga ganhou aos três grandes na primeira volta e está em igualdade pontual com o Benfica, o que me leva a acreditar que o confronto directo entre os candidatos ao título vai ser muito importante, talvez mesmo decisivo para se decidir o campeão, pois se as coisas continuarem assim as diferenças vão ser mínimas. Aliás, a próxima jornada vai ser muito interessante, uma vez que o Braga vai encontrar um Sporting que está a crescer, mais confiante e que conta novamente com Liedson, ao passo que Nacional e Guimarães também constituirão testes delicados para FC Porto e Benfica, respectivamente.

7 Ainda não é possível avaliar Éder Luís

Um dos reforços de Inverno do Benfica, Éder Luís, já foi utilizado pela segunda vez mas infelizmente ainda não consigo ter uma opinião consistente sobre ele. Preciso de vê-lo jogar mais, pois no primeiro jogo em que participou, em Guimarães, não deu para perceber o que vale por causa do mau estado do relvado. Ontem, apesar de ter entrado com mais de meia hora para jogar, não é possível dizer aquilo que é verdadeiramente pois estava a jogar contra nove.

8 Nuno Gomes: ficar ou sair depende do que pretende para o futuro

Aparentemente, Nuno Gomes encontra-se numa encruzilhada: ficar no Benfica e arriscar-se a continuar a ser muito pouco utilizado ou sair, pensando numa possível presença na sua sexta fase final de uma grande competição, neste caso do Mundial'2010. A decisão depende da perspectiva de vida que ele tem para o futuro. Se aquilo que ele pretende é continuar no Benfica e salvaguardar um lugar, eventualmente de dirigente, aconselho-o a ficar. Se acha que o seu futuro não passa por isso, então o melhor será sair, pois as coisas para ele estão cada vez mais difíceis, tendo em conta a concorrência de Weldon, Cardozo, Saviola, Éder Luís e Kardec.

2 comentários:

m. lopes disse...

Tudo sobra a Liga Portuguesa, Competições Internacionais e outros Desportos no Blog "Gritos do Desporto"!!
_________________________________________
http://www.gritosdodesporto.blogspot.com/


Saudações Desportivas

ps: aceitas trocar links??

sloml disse...

Claro, m. lopes. Já estou a seguir o teu blog.