quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Benfica 3 - 0 União de Leiria - 20ª Jornada 09/10

Mais uma vitória, desta vez numa partida antecipada da 20ª jornada. Antecipada devido aos jogos da Liga Europa com o Hertha de Berlim, mas que serviu assim para o Benfica se isolar na liderança, pelo menos durante 3 semanas. O Benfica esteve bem, com uma forma de jogar semelhante à do encontro com o Vitória de Guimarães, apenas com uma diferença em relação a esse jogo: a União de Leiria não esteve lá, ao contrário dos vimaranenses. Foi um jogo sem história.


E que começou a ficar decidido logo aos 10 minutos, quando Cardozo, a concluir uma jogada brilhante, conduzida por Saviola, cabeceou para o fundo das redes de Djuricic (excelente guarda-redes). Foi o 16º do paraguaio na Liga, fugindo assim a Falcao, que leva 13.


A partir daí, o jogo passou para uma toada mais morna, com o Benfica a controlar as operações e a União (que podia ultrapassar o Sporting e chegar ao quarto lugar, caso empatasse ou ganhasse) a ver jogar. Foi sem grande surpresa que, a meio da segunda parte, o Benfica chegou ao segundo, por intermédio de Saviola.


Com o resultado feito, o Benfica abrandou ainda mais, a União ficou a jogar com 10, por expulsão de Elias, e depois com 9 e meio, pois o guarda-redes Djuricic lesionou-se e acabou o encontro em evidentes dificuldades. Ainda assim, o Benfica voltou a marcar, num remate de fora da área de Ruben Amorim que o guardião leiriense, se estivesse em boas condições, poderia deter, mas assim tornava-se impossível (ainda houve vozes na rádio que se levantaram a pedir que o Benfica deixasse de rematar à baliza e de marcar golos porque o guarda-redes estava em inferioridade física: se o estava, era o dever do treinador da União de Leiria retirá-lo de campo e colocar um jogador de campo na baliza, não deixar o pobre desgraçado lá a sofrer; o Benfica nada tinha a ver com isso e não ia deixar de fazer o seu jogo por uma teimosia de Lito Vidigal. Isto nada tem a ver com fair-play ou falta dele, é apenas sensatez).


Do lado do Leiria, o melhor (ou menos mau) foi Silas, claramente o melhor jogador da equipa, o elemento com mais classe e que consegue colocar os leirienses a praticar um bom futebol. Ontem não se viu muito do Leiria, mas o pouco que se viu foi dele.

E assim se fez uma vitória tranquila por parte do Benfica. Referência ainda a 3!!! foras-de-jogo mal assinalados quando jogadores do Benfica ficavam isolados na cara de Djuricic, o que se poderia ter traduzido em mais uma goleada à moda antiga do Benfica. Não foi, paciência. Referência ainda para o facto deste jogo ser da mesma jornada que o escaldante Porto-Braga, o que significa que no fim dessa jornada, muito provavelmente, continuaremos a ser os líderes do campeonato, de onde não mais sairemos até ao fim da época. Espero sinceramente que tal aconteça. Rumo ao 32º!

Os golos do jogo aqui:

5 comentários:

GIL VICENTE disse...

Mais uma excelente crónica de um excelente cronista.
Está tudo dito.
Comprar jornais ou ver televisões?
Dar de comer aos que pretendem "comer o Benfica?
Só tenho pena que seus trabalhadores honestos, muitos deles Benfiquistas como nós, acabem por pagar os destemperos dos chefes e dos avençados.
Um abraço

Jotas disse...

Sinceramente esperava mais dos leirienses, mas não sei se por mérito do Benfica, se por demérito adversário, o jogo teve um denominador comum, vestido de vermelho e que apesar da intensidade do jogo não ser muito elevada, teve momentos de pura magia e bom futebol, como o povo gosta.
Os golos do Benfica, todos eles foram fantásticos, os primeiros pelas jogadas em si, o último pela potência e colocação do remate, enfim, um Benfica ao seu nível, enorme.

am disse...

Excelente crónica.

O que mais destaco foi a solidez da vitória do Benfica.

Corrige-me se estiver errado, mas o Leiria não criou uma única oportunidade de golo.

Saudações Gloriosas

Bimbosfera disse...

Boas... Óptima crónica, concordo com o Gil Vicente.
Am, do que vi, e que realmente foi de intensidade moderada, não vi nada de perigo, apesar de nos cantos a equipa do Benfica estar estranhamente apática defensivamente. O defesa deles, o qualquer coisa Gaúcho, cabeceou 3 ou 4 vezes à vontade ou quase, que os comentadores falaram disso.
Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

http://Bimbosfera.blogspot.com

sloml disse...

Gil Vicente, faz-se o que se pode, embora o tempo (no que respeita à qualidade das crónicas) não permita grandes veleidades. Já no que acontece nos jornais... bem, é melhor não ir por aí. Tem toda a razão no que diz.

Am, é como o Márcio disse. Oportunidades o Leiria não teve, exceptuando as 2 ou 3 cabeçadas do Diego Gaúcho para fora, em que a defesa do Benfica facilitou. E houve ainda aquela jogada individual do Silas em que o árbitro assinalou (erradamente, na minha opinião) falta sobre o Coentrão e que poderia ter sido perigosa, pois ele, se passasse pelo Coentrão, ficava perto da baliza, embora pelo menos um dos nossos centrais lá estivesse.

Abraço a todos.