domingo, 7 de fevereiro de 2010

Vitória de Setúbal 1 - 1 Benfica - 18ª Jornada 09/10

Horrível. Esta é a palavra que melhor descreve a exibição do Benfica esta noite, seguramente uma das piores desta época. O Benfica fez uma primeira parte desastrosa, em que mais uma vez chegou ao golo cedo, mas desta vez deixou-se empatar e não teve arte nem engenho para conseguir depois chegar à vitória. E, diga-se de passagem, era uma vitória completamente imerecida, caso tivesse existido. Se calhar, ainda bem que não venceu. Uma dose de humildade só faz bem a estes jogadores. Pode ser que este jogo seja o ponto de viragem para as últimas 11 jornadas da Liga se traduzirem em 11 vitórias. E quem diz da Liga, diz da taça da Liga e da Liga Europa.


Como já disse em cima, o Benfica voltou a marcar cedo. Se em primeira instância o golo pareceu ser de David Luiz, depois ficou a sensação que era auto-golo de Zoro. Afinal, o golo foi mesmo um auto-golo, mas do estreante (no Vitória de Setúbal) Ricardo Silva (jogador de quem sempre gostei e que acho que poderia ter alcançado uma carreira ainda melhor).


Pouco depois, repetindo a parvoíce cometida à 5ª jornada, curiosamente outra vez contra uma equipa orientada por Manuel Fernandes (e com o árbitro a ser o mesmo - tantas coincidências só poderiam dar mau resultado...), David Luiz resolveu tentar um corte completamente disparatado, quando Quim iria agarrar a bola com toda a tranquilidade, e empatou assim o jogo, fazendo o resultado final do encontro e tirando dois pontos à equipa. Não se pode repetir.

O resultado ficou feito aí, mas a verdade é que ainda houve motivos para se falar depois disto. Na segunda parte houve vários erros de arbitragem (mais uma vez...) que mancharam o jogo. 2 foras-de-jogo mal assinalados que deixavam jogadores do Vitória em excelente posição para chegar ao golo, um golo mal anulado a Keita, por fora-de-jogo que se provou nas imagens não existir, e dois penáltis não assinalados para o Benfica. Já no fim do jogo, a decisão mais controversa e curiosamente a mais acertada: Zoro ceifou Alan Kardec, efectivamente. No entanto, talvez tratando-se de justiça divina, Cardozo voltou a falhar um penálti decisivo (como já havia acontecido nas duas primeiras jornadas do campeonato) e parece-me que já é tempo de deixar de ser ele o marcador oficial de penáltis. Talvez haja no clube melhores marcadores, não sei. Se não há, arranje-se. Treine-se isso. Porque não se pode estar a desperdiçar hipóteses de conquistar pontos dando-se ao luxo de falhar penáltis. No que respeita ao trabalho do árbitro, vou dizer a verdade, mesmo que isso me arranje anti-corpos para com os benfiquistas ou outros, seja o que for: a olho nu, e no momento, o lance do golo anulado ao Vitória parecia-me claramente acertado. Na repetição percebi, obviamente, que foi um golo limpo. Apesar de ser um lance de dificuldade elevadíssima e muito complicado de vislumbrar no campo, claro que é um erro muito grave, com influência no decorrer do jogo e no resultado. Depois, a mão de Zoro na área. Sinceramente, eu não considero aquele lance, e todos os que aconteçam como aquele, faltoso. Parece-me que é um lance muito parecido com a mão de Miguel Vítor a época passada, que nos tirou a vitória no jogo com o Nacional. Na minha opinião, não havia qualquer falta de Miguel Vítor porque ele só podia ter ali a mão, e o golo de Cardozo foi limpo. A mão de Zoro, na minha opinião, estava ali de forma absolutamente casual e a cabeçada de Javi é mesmo em cima do marfinense. Portanto, dou o benefício da dúvida ao árbitro e aceito perfeitamente que não marque penálti naquela jogada, embora, em rigor, possa ser passível de ser marcado penálti naqueles lances, e aceita-se plenamente quem o marque. Eu não considero que tenha havido falta. Depois foi o lance de Di María com Collin. Na jogada corrida, não me pareceu falta. Na repetição, constato que é. A verdade é que à primeira vista não me pareceu, e por isso não posso recriminar que o árbitro tenha tido a mesma percepção que eu, embora ele estivesse lá ao pé. Mas considero esta bem mais visível do que a mão de Zoro. Portanto, em bom rigor, parece-me que o Vitória foi espoliado de um golo legal, e ficou um penálti por marcar ao Benfica. Ou seja, o resultado é justíssimo, aceita-se plenamente, o Benfica não jogou nada, nada, nada, e o Vitória de Setúbal fez mais do que o suficiente para levar, pelo menos, um ponto. Quanto à equipa do Vitória de Setúbal, apesar de Hélder Barbosa se ter destacado na primeira parte, tal como já havia acontecido na primeira volta, a verdade é que a equipa de Manuel Fernandes tem um jogador muito interessante na defesa e que, para mim, foi o melhor em campo. E não, não estou a falar de Zoro, que provou hoje claramente que não tem lugar no Benfica, com uma exibição desastrosa, em que só lhe faltou ser expulso. Estou a falar de Collin, defesa central francês de 23 anos que por vezes, como hoje, joga a lateral direito. Prevejo-lhe um grande futuro. Vamos ver se me engano.


E assim o Benfica perdeu uma grande oportunidade de colocar ainda mais pressão em cima dos principais rivais. Amanhã, o Porto vai golear a Naval, e esperemos que o Belenenses consiga fazer uma gracinha e travar o Braga. Um empate já seria muito bom, tanto para o Belém como para nós. E faço votos de não voltar a ver esta época uma exibição miserável como a que fizemos hoje. Já só faltam 11 jogos para a festa. Rumo ao 32º!

Os (auto)golos do jogo aqui:



2 comentários:

sloml disse...

Não concordo, José. O Porto hoje vai fazer um jogo à medida dos normais no Dragão com as equipas pequenas e a Naval nem vai respirar.

Esse lance de que fala do amarelo para cada lado, e da cabeçada, sinceramente não vi. O penálti do Di María parece-me, no limite, tão penálti como o do Álvaro Pereira na Madeira. No mínimo.

Bimbosfera disse...

Olá a todos.
Entretanto o Porto já ganhou, não é goleada de meia dúzia, mas deu para os gastos. A tal conversa do que afecta ou não o jogo e o resultado está patente no jogo de hoje, pois para mim é jogo perigoso do Álvaro no livre indirecto, e claro que podem ser os meus óculos vermelhos...
Quanto ao lance do Setúbal não custa nada admitir o que está à vista. Só digo é que se se marcasse o penalty, e se o braço muda a direcção da bola é penalty, certo? Para mim foi, podemos voltar a falar de óculos, mas pareceu-me. O do Di Maria não o ponho sequer ao nível do do Álvaro na Madeira, mas voltamos à cor dos óculos, à intensidade, interpretação, etc.

Abraço... Espero só que estes dois pontos não façam falta.

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

http://Bimbosfera.blogspot.com

P.s.- Deixem na crónica do João Pinto o meu ponto de vista do jogo. Abraço.