quarta-feira, 16 de junho de 2010

Portugal 0 - 0 Costa do Marfim - 1ª Jornada Mundial 2010

Pela primeira vez vou falar aqui sobre o Mundial, no dia em que Portugal se estreou na prova. Sobre a nossa selecção e o jogo que efectuou, bem, não há nada de mais para dizer. Mostrou apenas aquilo que já todos sabíamos ou suspeitávamos que iria mostrar. Ainda assim, confesso que acreditava que conseguíssemos vencer o jogo, independentemente do (pouco) brilhantismo da exibição. Com o empate, não sei até que ponto não comprometemos as nossas aspirações a seguir em frente na prova. Agora teremos de vencer a Coreia do Norte, obrigatoriamente, e esperar que o Brasil também derrote a Costa do Marfim. Com esses resultados, bastar-nos-á o empate na última jornada. Se perdermos com o Brasil, então já haverá muito mais contas para fazer. O que vingará nesse caso é o número de golos que marcarmos tanto à Coreia como ao Brasil e a mesma coisa para a Costa do Marfim. Mas a verdade é que, apesar de mais pessimista, ainda acredito que passaremos à segunda fase, em segundo lugar do grupo. Apesar de tudo, penso que somos mais fortes que os marfinenses.


No entanto, hoje não o mostrámos. Mais uma vez, a selecção fez uma exibição completamente desgarrada, sem quaisquer ideias ofensivas nem ponta de criatividade. Por muito que Queiroz insista em manter o mesmo discurso de sempre, já toda a gente percebeu que esta selecção, orientada desta maneira, não dá muito mais que isto, o que é manifestamente pouco. Não vou estar a bater mais no ceguinho, mas é impossível não referir mais uma má exibição dos protegidos Paulo Ferreira e Deco (já estão a mais nesta selecção desde que terminou o Mundial 2006 - ou até antes), de Pedro Mendes (que considero o melhor médio centro português mas de que hoje não gostei), de Liedson (um peixe fora de água, completamente, nesta táctica de 4-3-3), de Danny (com a lesão de Nani perdemos o nosso extremo em melhor forma; exceptuando Cristiano Ronaldo, nem Simão nem Danny dão garantias para essa posição - onde andas tu, Quaresma?...) e de Cristiano Ronaldo, que continua a não conseguir "explodir" na selecção. Tem, forçosamente, de superar este trauma e assumir-se finalmente como o grande jogador que é. Para bem da selecção. Depois, as alterações de Queiroz também não surtiram qualquer efeito. Como já disse anteriormente, Simão já não me dá garantias de grande qualidade, assim como Tiago jogar na posição de Deco é absolutamente errado (Carlos Martins e/ou Nuno Assis não davam tanto jeito? Quo vadis, Queiroz...). A entrada de Ruben Amorim foi a pièce de resistance do jogo: um jogador que está há 5 ou 6 dias com o grupo, nunca tinha jogado com eles, não tem rotinas de jogo, entra em campo mesmo sem aquecer para um lugar (de Raul Meireles) que podia muito bem ser ocupado por Miguel Veloso, indicado para aquela posição e que constava na lista inicial de Queiroz (ao contrário de Amorim). Ainda assim, a entrada do benfiquista mexeu com o jogo. Não teve foi tempo para fazer mais... O nosso melhor jogador? Adivinharam: foi mesmo Fábio Coentrão. O único (a par de Raul Meireles) a tentar mexer com o jogo (embora não o pudesse ter feito mais devido às amarras defensivas a que Queiroz o vetou) e a defender, irrepreensível.
Confesso que, ao contrário de muita gente, também não me entusiasmo muito com o futebol da Costa do Marfim. Há outras selecções que despertam muito mais a minha atenção. Hoje, fez um jogo pouco melhor que Portugal. Muito preocupada também em não deixar jogar os portugueses, atacou mais vezes que nós mas sempre com muitas cautelas. No entanto, poderia ter marcado nalgumas ocasiões, todas elas criadas pelo seu lado esquerdo, direito de Portugal. Curioso (ou talvez não). E todas criadas por Gervinho, para mim o elemento mais perigoso dos marfinenses.


Mas, como já disse, ainda acredito na qualificação. Mesmo depois deste empate, o apuramento para os oitavos-de-final ainda é perfeitamente possível. O problema é que apanharemos a Espanha, e aí será praticamente impossível sairmos vencedores. Mas o que interessa agora é passar a fase de grupos. Vamos lá, Portugal (embora este futebol desta selecção não seja minimamente entusiasmante... mas amo o meu país e isso não muda nunca, seja quem for o seleccionador ou os seleccionados).

1 comentário:

Mantorras disse...

Caro Sloml boa análise, melhor que a exibição de Portugal.
Também penso que o Hugo Almeida era uma melhor aposta contra estes "tubarões", mas para isso também são precisos dois bons extremos para meter bolas. Ronaldo só joga para ele, não está para trabalhar para alguém, como por exemplo fizeram Figo, Rui Costa e João Pinto para Nuno Gomes no Europeu de 2000.
O Simão já não tem o fulgor de outros tempos, tem apenas bons pés. O Dany não é para esta táctica, vejam-no a jogar no clube dele.
O Deco só com umas pernas novas, a classe ainda lá está, pois quem sabe não esquece, mas já so brilhava nos veteranos, não hora de mudar de velocidade não muda.
O Coentrão está a mostrar o que o Jesus fez de um brinca na areia. Sinceramente espere que jogue menos, porque precisamos dele para o ano :)
O Ruben é o Ruben, entrou em campo da mesma forma que entrava do banco no benfica sempre que o Jesus o chamava e com a alegria que demonstra sempre joga futebol de primeira, parece que não sabe jogar mal.

O Queirós está a confirmar tudo o que se esperava, não passa de um belo adjunto. Que outros ex-adjuntos que este ano são apostas fortes vinguem tanto como ele :)

Olhem para o que a Suiça fez hoje à Espanha e depois diguem qual a vantagem de se ter um bom treinador. Se pagassem bem, chamavam o Mourinho e o Jesus só para fazer um part-time e tinhamos uma equipa, assim temos alguns bons jogadores e isso não vai chegar.

Vou continuar a acreditar no apuramento, porque a esperança é a última a morrer, mas este mundial parece-me um dejá vu do Mundial da Coreia.

Saudações Desportivas e SLB4EVER!