terça-feira, 20 de julho de 2010

Reforços 2010/11 - Jara

O segundo cliente da rubrica "Reforços 2010/11" será o avançado argentino Franco Jara, contratado pouco tempo depois do primeiro reforço para esta época, o defesa português Fábio Faria.


Jara começou a sua carreira profissional há duas épocas, no Arsenal de Sarandí, da Argentina. Avançado franzino, com características mais de apoiador que propriamente de goleador, Jara cedo deu nas vistas no seu clube, tornando-se a figura de maior destaque da equipa (onde o principal nome era o avançado argentino Facundo Sava, que passou - sem grande destaque - pelo futebol inglês - Fulham, em 02/03 e 03/04 - e espanhol - Celta de Vigo, em 04/05). Os resultados não foram os mais brilhantes (o Arsenal de Sarandí terminou o Apertura 2008 em 6º, o Clausura 2009 em 18º, o Apertura 2009 em 12º e o Clausura 2010 em 18º), mas Jara saiu claramente valorizado das duas épocas, em que somou 24 jogos e 7 golos marcados (tendo em conta as contas do Zero Zero, que podem sempre ser falíveis e só levam em consideração mesmo os jogos de campeonato; segundo a Wikipédia, Jara realizou 50 jogos e apontou 10 golos pelo clube de 2008 a 2010).


Essa notoriedade levou Diego Armando Maradona (o maior ícone de sempre do futebol) a convocá-lo para a selecção argentina, numa altura em que queria testar alguns jogadores que actuavam no país com o intuito de levá-los (ou não) ao Mundial. Embora não tenha ficado na lista final (onde estavam "apenas" os nomes de Messi, Tévez, Higuaín, Aguero, Diego Milito e Palermo para a mesma posição... e onde Saviola, Lisandro López e Lavezzi, entre outros, ficaram de fora...), Jara cumpriu muito bem, pois foi dele o golo da vitória no amigável com a Costa Rica, no dia em que se estreava pela selecção das Pampas. Acabou por actuar também frente à Jamaica, pelo que chega à Luz com 2 internacionalizações e 1 golo pela Argentina.


Como já foi referido anteriormente, Jara não é propriamente um matador. É um avançado muito móvel, perfilando-se como o substituto natural de Saviola e não um ponta-de-lança. Ainda assim, é visível que ainda vai precisar de algum tempo de adaptação ao futebol europeu e mais particularmente à forma de jogar da equipa. Não me parece que seja jogador para pegar de estaca no 11 titular (aliás, com Saviola na equipa isso será praticamente impossível) nem que já seja, por exemplo, um valor seguro para jogar frente a um Manchester United na Liga dos Campeões. É, no entanto, um jogador com grande potencial e que precisa de crescer e amadurecer (até porque ainda há Weldon, bem mais maduro e rodado, para a mesma posição). A exemplo do que foi dito para Fábio Faria, tem a seu favor a juventude e a elevada margem de progressão. Com paciência e oportunidades, poderá vir a ser uma figura futura do Benfica.

3 comentários:

Vermelhusco disse...

Este na minha opiniao e um jogador bastante promissor! Estava muito ceptico em relacao a sua qualidade devido aos numeros fracos que apresenta mas tem demonstrado ser bem razoavel.

Nao acredito que tire o lugar ao Saviola mas ao menos e um suplente bom para a mesma posicao e que de certeza vai fazer alguns jogos durante o campeonato. E pelo que vi gosto mais dele que do Eder Luis.

Bimbosfera disse...

Boas. Bela análise. Eu deixei a ideia no ar, mas é uma coisa "simples", nem tens que fazer mais nada, por assim dizer. O que eu pretendia, não sei se leste aqui há tempos no meu blog, para mim, do meu, fazer um livro, um eBook, e acho que do teu blog, ainda por cima para portfólio, se bem que estás já a trabalhar, mas pronto, era fazermos, em conjunto, ainda que à distância, mas online é fácil, que há ferramentas para discutirmos as coisas como se estivéssemos lado-a-lado, e fazer um eBook para ti. Para ti servia de peça de portfólio como análise, a mim era uma peça de portfólio como concepção, realizado em InDesign. Eu acredito que tu saibas fazer também isso, mas se calhar nunca pensaste nisso, e eu gostava, depois de voltar de férias, lá para finais de Agosto, de experimentar umas coisas novas. Do meu blog quero seleccionar uns posts e fazer um eBook do que tenho até ao momento, uma escolha, por assim dizer, e do teu, bom, já tens o mais difícil feito, que eram as análises ao plantel do ano passado, os reforços estão quase feitos, como "extra", e era capaz de ser uma coisa interessante, digo eu. Pensa nisso, e lá para finais de Agosto falamos, que tal?

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com

Éter disse...

Espero sinceramente que não se transforme noutro Bergessio. Até porque o Jara me parece muito melhor.