terça-feira, 30 de novembro de 2010

Beira-Mar 1 - 3 Benfica - 12ª Jornada 2010/11

Lá diz o ditado que depois da tempestade vem a bonança. Neste caso, depois de um vendaval de todo o tamanho, veio uma resposta positiva. O triunfo em Aveiro, frente a um adversário que já roubou pontos a Sporting e Braga e onde ainda ninguém tinha ganho, veio na melhor altura, contribuindo para repôr os níveis de confiança na equipa e acima de tudo para serenar os ânimos do grupo. A exibição não foi brilhante, longe disso, mas foi consistente o suficiente para deixar a nu, claramente, as qualidades e fragilidades deste plantel. Cardozo é muito, mas muito mais jogador que Kardec, Saviola é o melhor avançado da equipa e David Luiz está, definitivamente, a fazer uma época horrível. De resto, tudo ao nível habitual.


A primeira parte foi praticamente toda dominada pelo Benfica. Os ataques foram-se sucedendo desde o início do jogo, e ficou um penalty por marcar (mais um, já vai sendo normal) logo aos 14 minutos. A equipa não se desuniu, continuou em busca do golo, acreditando sempre que ele havia de surgir - ao contrário do que aconteceu noutros jogos esta época. Acabaria por acontecer noutro penalty, este marcado (e bem) por agarrão claro sobre Cardozo. O paraguaio não falhou e levou o Benfica bem mais tranquilo para a segunda parte, em que voltou a entrar mandão, traduzindo essa superioridade em mais um golo, desta feita um golaço, do Tacuara. Estava resolvido o encontro.


Mas ainda havia mais para vir. O terceiro golo chegaria dos pés de Saviola, após um trabalho espectacular de Cardozo (o tosco, não é?) sobre Hugo (curiosamente o melhor em campo dos aveirenses) à linha. O argentino redimiu-se das muitas oportunidades que já desperdiçou esta época e lá voltou aos golos.


A partir daqui, o Benfica entregou as rédeas do jogo ao Beira-Mar e a equipa da casa criou algum perigo para a baliza de Roberto, nomeadamente através de Ronny (que se tivesse mais calma e clarividência poderia ter marcado ou deixado os seus colegas marcar em várias ocasiões). Acabou por ser Rui Varela a fazer o golo de honra da equipa anfitriã.


Com esta vitória e com o empate registado no clássico da jornada (onde o Porto foi pela primeira vez prejudicado nesta época), e beneficiando ainda da derrota do Vitória de Guimarães na Madeira, o Benfica aproveitou para se isolar no segundo lugar e diminuir em 2 pontos a distância em relação ao líder - é agora de 8. Ainda faltam 18 jornadas, nas quais o Benfica terá de dar tudo por tudo. Se já não chegar para o bi-campeonato, ao menos que se mantenha o 2º posto e o consequente apuramento para a pré-eliminatória da Liga dos Campeões. E obviamente tentar vencer as Taças nacionais (e já agora, se não for pedir muito, fazer uma figura razoavelmente boa na Liga Europa). É tudo o que se pede neste momento.

O resumo do jogo:



PS: O Benfica garantiu, pelo segundo ano consecutivo, a passagem à final-four da Liga dos Campeões de futsal, a UEFA Futsal Cup, competição da qual somos os campeões em título. Este ano teremos a companhia do Sporting e há a clara possibilidade de nos encontrarmos na final, o que seria fantástico para o futsal português. Vou torcer para que isso aconteça e que o Benfica consiga sagrar-se bicampeão europeu!

PS2: Depois do Benfica no Dragão e da Espanha na Luz (seriam 5 em condições normais), o Real Madrid caiu em Barcelona pelo mesmo resultado. É caso para dizer que os melhores escolheram todos o mesmo ano para levarem uma mão cheia...

Ah, e o Mourinho vai ser campeão de Espanha. Não duvido.

2 comentários:

Jotas disse...

3 pontos muito importantes, obtidos com inteira justiça.
Cardozo mostrou ser o goleador do Benfica e Amorin, confere o equilibrio de que o meio campo necessita.

Anónimo disse...

Sempre bons textos! Parabéns! Vamos lá ver onde vamos na Liga Europa. Penso que se houver segurança no 2º lugar da Liga (e não existir uma cruzada louca pelo 1º lugar que é uma fantasia) podemos dar tudo por tudo na Liga Europa!