quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Benfica 4 - 3 Lyon - Fase de Grupos Liga dos Campeões 2010/11

Um sonho que se poderia ter tornado um pesadelo. Este ano parece que estamos destinados a isto: sofrer sempre até ao fim e nunca ter uma vitória por garantida. Os últimos 15 minutos do jogo com o Lyon foram inacreditáveis, mas ainda assim uma coisa temos de ressalvar: o Benfica venceu o jogo, cumprindo o único objectivo que se pedia para esta partida. É certo que fica um amargo de boca enorme, pois podíamos ter goleado o Lyon e, acima de tudo, ficado em vantagem sobre os franceses no confronto directo, algo que poderia ser importante para as contas finais do grupo. No entanto, o empate do Schalke em Israel acabou por servir-nos também na perfeição. Na próxima jornada iremos nós a Israel e o Schalke recebe o Lyon, o que já permite fazer várias conjecturas: se o Schalke vencer esse jogo e nós o nosso, estaremos obrigados a ganhar na Luz aos alemães; se esse jogo ficar empatado e nós vencermos o nosso, bastar-nos-á um empate na última jornada para passar, cenário idêntico ao que acontecerá se o Lyon ganhar. Ou seja, o Benfica pode dar um passo de gigante para o apuramento se conseguir a vitória em Israel, sítio onde o Schalke escorregou. E aí veremos se as palavras do nosso treinador no início da prova, onde avisou que quem perdesse pontos com o Schalke ficava de fora, se concretizarão. Agora já só dependemos de nós para seguir em frente na competição.


Desta feita, vimos um Benfica seguríssimo de si e à procura do triunfo desde o início, mas sempre com as necessárias cautelas defensivas - ainda que o Lyon tenha mostrado ser uma equipa quase banal sem Lisandro. Para piorar o cenário inicial, Aimar sentiu-se indisposto e Jorge Jesus apostou na surpresa: Salvio no 11 inicial. E o argentino respondeu de forma muito positiva, mostrando que com tempo para se adaptar e com muito trabalho, poderá vir a ser um elemento importante na equipa. No entanto, o destaque óbvio deste jogo tem de ir para 2 jogadores: Carlos Martins e Fábio Coentrão. O primeiro, porque se redimiu por completo do erro que deu o 1-0 ao Lyon em França. Fez de 10 melhor ainda do que o Aimar costuma fazer e coroou a exibição magistral com 4!!! assistências para golo, duas na sequência de bolas paradas e duas em passes absolutamente magistrais para Coentrão. Já o lateral/médio esquerdo, que caminha a passos largos para vir a discutir nos próximos anos o título de melhor lateral/médio esquerdo do mundo com o galês Bale, do Tottenham, voltou a fazer um jogo do outro mundo, conseguindo fazer o que normalmente não consegue: golos. Até neste aspecto se tem registado uma evolução tremenda em Coentrão desde que começou a ser trabalhado por Jesus, à semelhança do que aconteceu o ano passado com... Di María. Temo sinceramente que esta seja a última época do caxineiro na Luz, pelo que sugiro que todos a apreciem com especial interesse e atenção. Ele merece.


A primeira explosão de alegria aconteceu aos 20 minutos, quando Kardec, de cabeça, desviou da melhor forma um livre superiormente executado por Carlos Martins.
Aos 32, a dupla sensação entrou pela primeira vez em acção, com Coentrão a fazer um grande golo. Lloris ainda tentou defender, mas aquela bola levava selo...


Quando aos 42 Javi García aumenta para 3-0 (num lance com muitas, muitas culpas para LLoris...), a alegria deu lugar ao espanto nas bancadas da Luz. Onde tinha estado este Benfica durante toda a época? Estaríamos perante o Benfica demolidor da temporada passada? Esta equipa era a mesma que havia sido cilindrada em Lyon? Estas eram algumas das perguntas que assolavam a mente dos adeptos, que mais estupefactos ficaram quando Coentrão aumentou para 4-0 aos 67 minutos, num golo de antologia (a forma como coloca o pé à bola para a fazer entrar só está ao alcance dos melhores).


Depois de tudo isto, quem diria que o Lyon seria capaz de criar o quase-cataclismo que se veio a verificar a partir dos 75 minutos? Ninguém, nem mesmo os franceses. Neste aspecto, as culpas recaem todas sobre Jorge Jesus, que noutros jogos da época tem sempre optado por substituições conservadoras e neste jogo resolveu brincar com o fogo, colocando quase ao mesmo tempo Weldon, Jara e Felipe Menezes. O Lyon chegou ao 4-1, por Gourcuff, e começou a acreditar que era possível voltar a ficar em vantagem no confronto directo (por essa altura já só tinha de marcar mais um) e quem sabe tentar algo mais.


O primeiro objectivo veio com o golo de Gomis (cuja entrada revolucionou o futebol do Lyon, que passou finalmente a ter uma referência na área), dez minutos depois. Nesse momento, os franceses, apesar da derrota, garantiam a superioridade sobre o Benfica em caso de empate final nas contas do grupo.


Em cima do apito final, surgiu o impensável 3º golo, naquele que foi o regresso do Roberto dos primeiros jogos. Um frango monumental do espanhol que por pouco não deu em males maiores para os encarnados.

Apesar dos desastrosos 15 minutos finais, a verdade é que o Benfica cumpriu o objectivo principal e voltou a depender apenas de si próprio para assegurar a passagem aos oitavos-de-final. Agora o importante é pensar no campeonato e na deslocação ao Dragão, naquele que será um dos jogos mais importantes do campeonato. Se perdermos, hipotecamos todas as esperanças de revalidar o título (desenganem-se os que acreditam na matemática: o Benfica nunca irá recuperar 10 pontos ao Porto este ano). Se empatarmos, é um bom resultado, na medida em que mantemos a distância pontual, não permitindo que o Porto fuja (e contribuindo para que eles percam 2 pontos, o que aumenta um pouco o interesse do campeonato). Se vencermos, ganhamos novo fôlego para o resto da temporada, além de marcarmos uma posição: afinal de contas, os campeões nacionais ainda somos nós. Porque é possível trazer um resultado positivo do dragão, de modo a manter vivas as esperanças do 33º, vamos lá, Benfica!

Os golos do jogo aqui:



PS: O Benfica conseguiu esta importantíssima vitória no dia em que se comemorava o 125º aniversário do nascimento do grande Cosme Damião, o homem que deu início a este projecto que havia de se tornar tão grande. Um grande bem-haja para ele!


PS2: Ontem fez anos o grande Aimar, um dos maiores talentos que já passou pelo nosso campeonato, e felizmente pelo Benfica. Muitos parabéns também a El Mago!


PS3: No Domingo conquistámos a Supertaça de basquetebol frente ao Porto. Mais uma conquista histórica numa modalidade onde somos reis e senhores há 3 anos. Que a mão quente se continue a manifestar também no campeonato, onde procuraremos o tri. Força, Benfica!

12 comentários:

Bimbosfera disse...

Caríssimo, discordo fortemente de alguns pontos, mas, aí vou eu aos meus testamentos...

Concordo que o objectivo principal era a vitória, e foi bem conseguida. Marcar 4 golos ao Lyon é obra, tal como é obra sofrer 3 em 15 minutos, mas já lá vou.

As contas são fáceis de fazer, mas, mesmo o Lyon, de uma forma quase sinistra, pode não estar seguro de passar, o que seria quase um contrassenso à primeira metade da fase de grupos, mas pode acontecer ainda. Difícil, mas pode. Aliás, ainda podem passar todos, apesar de achar razão no que dizia Jesus, quem perder pontos com o Happoel pode não passar.

Sobre o Salvio, grande surpresa, sim, e acho que passou um bocado despercebido ao pessoal que o facto de estar ali, efectivamente, um ala, mesmo que no plano teórico mais fraco individualmente que Aimar ou Martins em relação ao que eles rendem no meio, fez com que, por fim, o Maxi tivesse algum apoio e com isso não parecesse tanto à deriva na direita. É que já andava a pensar se era do cu se das calças, que precisávamos de um Coentrão para o lado direito, mas não, precisávamos era de um ala, não tão forte como Ramires, é certo, mas que fizesse o papel de ala e ajudasse o defesa nas rotinas de ala nas trocas posicionais. Maxi não subiu tanto, ainda assim, como no ano passado, é certo, mas já foi mais preponderante. A isso parece aliar-se o facto de a equipa estar a subir, no geral, de rendimento também.

Carlos Martins, segundo li algures, conseguiu o que só outro jogador, outro ENORME jogador do futebol mundial conseguiu, quatro assistências para golo num jogo na Champions, curiosamente foi o mesmo que o trouxe para a Luz, de seu nome Rui Costa! Ah! Grandes Maestros!!!

O Coentrão... Temos que fazer uma espécie de actuação à SuperDragões, e dizer que lhe partimos as pernas se ele for embora, hehehehehe! Estou no gozo, como é óbvio, e será uma pena ver sair assim tão bom jogador! O filho da piiiiiiii é mesmo um motor o jogo todo, e achei curioso o Tadeia, ainda assim, a referir, muito provavelmente certo, que o Peixoto havia corrido ainda mais do que o Coentrão, o que só mostra que correu muito, mas sobretudo bem!
Ressalvo ainda sobre ele que sim, com Jesus parece que já marca mais golos, pois antes de Jesus, A.C, portanto, só marcava ao Porto no Estádio do Dragão, ehehehhe! Grandes golos, é certo também!

Já continuo...

Bimbosfera disse...

Continuação...

Um dos pontos que discordo, a parte do «quase-cataclismo»... Jesus está a ganhar 4-0. A equipa está bem. O plantel não são 11 jogadores. Quem, no seu perfeito juizo, antes de entrarem Weldon, que nos rendeu pontos no ano passado, que era quase talismã quando saía do banco, Jara, que veio para ser o substituto de Saviola, e mesmo o Felipe Menezes, que entrou bem num jogo destes, recentemente? É pá, ninguém diria que seria por causa de eles estarem em campo, e eu não digo. Digo, apesar de tu não dizeres, que houve erros de arbitragem, «anti-caseiros» no fim do jogo, houve uma falha em equipa, no 4-1, e houve outra coisa que passou um pouco em claro ao pessoal, e que eu nem vi bem no momento, mas que retive, que foi uma acalorada troca de palavras entre, ao que percebi, Luisão, Coentrão e mesmo Roberto. Aquilo poderá ter pesado. Pego nisto para falar já do 3º golo do Lyon. Não foi, de todo, e aqui é de TOOOOODO contigo a chamar aquilo de frango. É que nem aqui, nem em lado nenhum. À minha mãe, que não percebe nada de bola, ainda aceito, e mesmo assim, quando ela me falou disso ontem, chateei-me com ela, agora tu que vês bola com olhos de ver, aquilo não é frango em lado nenhum. Evitável? Talvez. Aliás, muito provavelmente, mas o ângulo por trás da baliza, em que se vê que a bola vem muito alta, ele é alto, e que acha que chega à bola, mostra claramente a sua atitude para atacar a jogada, e se consegue é jogada para render contra-ataque rápido. Só que apanhou oposição adversária e própria, um magote de jogadores, e não consegue socá-la. Acontece. Mas admito mais, como já li, que tenha sido por causa de «dúvidas» na relação com a defesa que ele tenha assumido a responsabilidade de atacar a bola do que frango. Para mim não o é em lado nenhum...


Há ainda um lado positivo, que pode ser positivo, que tem a ver com o facto de não ficarmos a semana toda com o «peito» inchado para o confronto que aí vem, e que sim, é decisivo, apesar de ser ainda muito cedo no ano, contra o Porto. Qualquer resultado menos perder, de preferência ganhar. Eu acredito, mesmo, como acreditei neste jogo antes que ganhávamos. Vamos lá ao 33º, se faz favor.

Quanto às notas, Muitos Parabéns a Cosme Damião, ainda cá andamos atrás do clube! Muitos parabéns a um dos maestros da equipa, Pablo Aimar! Muitos parabéns à equipa de Basket, espero que sejamos tri-campeões no final do ano!

E é tudo, e já não é pouco!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com

Bimbosfera disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bimbosfera disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bimbosfera disse...

Desculpa lá, mas a minha net está manhosa e ao carregar não aceita logo os comentários, mas, não sei como, ficam afinal publicados. Eliminei dois, que eram repetidos. Desculpa lá!

Abraço

Márcio Guerra

Jotas disse...

Antes de mais quero pedir desculpa pela minha forçada ausência de alguns dias, mas por vezes a nossa vida a isso nos obriga.
Foi de facto a melhor exibição do SLB esta época, pena que tenha durado 75 minutos.
Gosto muito do JJ, mas quando está mal devemos dizê-lo e aquela entrada de Filipe Menezes que não defende nem ataca, não lembra aos diabo e foi aí que o descalabro começou, nessa altura impunha-se a entrada de Airton.

Cantinho do Morais disse...

Como tínhamos falado aquando o jogo em Lyon, o Benfica tem tudo para passar. E creio mesmo que pode fazê-lo em 1º lugar.

Os resultados da próxima jornada vai fazer o Schalke vir à Luz com a necessidade de ganhar. E isso, para o Jesus, é óptimo.

Para mim não há dúvidas. Este Benfica (e não o Benfica do mês de Agosto e Setembro) estará na próxima fase da Champions. O que para mim é mau, porque sempre era um adversário de peso ao próximo campeão da Liga Europa, que será português, mas não lisboeta.

Grande abraço

http://cantinhodomorais.blogspot.com/

Bimbosfera disse...

Já o disse antes, mas, caro Jotas, discordo com a parte da entrada do trio que Jesus colocou em campo. Porra, estava 4-0, não estava 2-0, nem 3-1, nem sequer 3-0, e o plantel são 25 ou 26, não apenas 11.

Caro Cantinho, até nem me importava que fosse o Sporting o vencedor da Liga Europa, para uma alegria sua (tua), mas duvido mesmo que seja algum clube português a lá chegar, ao primeiro lugar, quanto mais às meias. Até acho que se o Benfica estivesse na prova, depois de Dezembro, fosse um motivo de superação para haver, digamos, uma vontade de se encontrarem pela primeira vez numa prova europeia duas equipas nacionais...

Espero agora, sem dúvida, é ganhar o próximo jogo, vá, os próximos 3 jogos da Liga, cá em casa, para vermos se o campeonato arrebita!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com

sloml disse...

Márcio, não está em causa a qualidade de nenhum dos 3 que entrou. O que está em causa é o facto do Jesus, que esta época tem sido muito mais cauteloso e muitas vezes acaba os jogos com 2 trincos em campo (algo que nunca acontecia na época passada), neste jogo que era importantíssimo e onde podíamos ter ficado em vantagem sobre o Lyon ter descurado por completo a defesa da goleada, optando por colocar 3 atacantes que não defendem de todo.

Nunca me iria desculpar com erros de arbitragem num jogo destes. A defesa do Benfica teve todas as culpas nos 3 golos sofridos. Claramente.

Sobre o 3º golo do Lyon, para mim é um frango porque é um erro crasso do Roberto. Uma saída completamente extemporânea, uma falha de comunicação tremenda com o defesa que foi à bola. Para mim, é um frango. Dizes que foi com atitude à bola. Ok, mas se não a conseguir apanhar ou socar, a atitude não serve de nada. Foi um falhanço tremendo.

Esse lado positivo que apontas, é verdade. Mas não me parece que ninguém ficasse de peito cheio e a pensar que íamos ganhar ao Dragão. Este ano não está a correr assim. Vai ser muito, muito complicado. Se não perdermos já será muito bom. Muito bom mesmo.

sloml disse...

Jotas, eu próprio também não vou aos blogues amigos há muito tempo. Os muitos afazeres profissionais não mo têm permitido. Mas pronto, antes isso do que problemas pessoais. E concordo plenamente com a tua visão do Menezes/Airton. Para mim, foi precisamente aí que o JJ falhou em toda a linha.

Cantinho, é verdade que o Benfica até pode chegar ainda ao primeiro lugar, embora seja uma hipótese muito remota (o Lyon tinha de perder pontos com Schalke e Hapoel, e não me parece). Mas eu já me contentava, e muito, com o segundo lugar. Quanto à Liga Europa, não me parece que o Porto a vá ganhar. Agora é tudo muito bonito, mas estes adversários são fraquíssimos. Quero ver nos quartos-de-final, quando já só estiverem equipas realmente fortes na competição. Mas o Porto é efectivamente candidato, a par de Manchester City, Juventus, Liverpool (embora estes 2 estejam muito mal, são sempre candidatos) e os russos CSKA e Zenit.

Grande abraço a todos

Grande abraço

Bimbosfera disse...

Sloml, aceito na generalidade o que dizes, mas apenas faço ponto de honra nisto, a diferença entre ERRO e FRANGO. Todos os guarda-redes cometem erros, todos cometem frangos, nem todos os erros são frangos, e, provavelmente até, nem todos os frangos são erros, pois pode, por exemplo, fazer-se correctamente à bola e ela escapar-se entre as mãos, por cima, escorregar, qualquer coisa, ou seja, aceito claramente que tenha sido um erro, não aceito é que esse erro tenha sido frango, e foi essa a imagem que a comunicação social passou dele, e que os blogs perpetuaram no início do campeonato, que todo o golo por ele sofrido era frango, e não era. Foram um, dois, se tanto, os frangos. E isso minou-lhe a confiança, acredito nisso!

Abraço

Márcio Guerra

Anónimo disse...

O jesus deveria ter posto o airton para segurar mais o meio campo e o treinador deles foi inteligente com a entrada do gomis.
Acho que deveriam ter marcado o fora de jogo que deu o canto do 2 golo do lyon e deveriam ter acabado o jogo aos quatro minutos que se deu de compensação e nao aos 5.