segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Porto 5 - 0 Benfica - 10ª Jornada 2010/11

Para ser sincero, pouquíssima vontade tenho de escrever esta crónica, pois nem sei por onde começar. O jogo de hoje dava para se fazer um manual de como um treinador não deve preparar um jogo, de como uma estrutura directiva não deve planear uma época e de como não se devem desculpar todos esses erros com a arbitragem. Sofremos hoje uma das derrotas mais pesadas e humilhantes da nossa história, frente a uma equipa que a mereceu por completo e que até levantou o pé do acelerador na segunda parte. Se assim não fosse, até podiam ter sido mais. Uma vergonha para um campeão nacional.


Por toda a blogosfera se foi dizendo no início da época que a planificação da temporada não tinha sido bem feita, que as saídas de Di María e Ramires não tinham sido bem suplantadas, que as contratações foram inúteis para um campeão que pretendia revalidar o título e fazer excelente figura na principal competição europeia de clubes. Já todos sabemos disso (embora os órgãos oficiosos do Benfica teimem em tentar tapar o sol com a peneira e falar apenas mal das arbitragens, insultando e chamando de não-benfiquistas todos aqueles que se insurgem contra os erros cometidos pela nossa direcção). Os culpados deste descalabro que aconteceu hoje e que tem sido, no fundo, toda esta temporada são 2: o presidente Luís Filipe Vieira e o treinador Jorge Jesus. O presidente, porque não tem a visão estratégica necessária para perceber quais os jogadores que tem mesmo de trazer para o clube (e porque não deixa quem a tem se intrometer nas suas decisões); o treinador, porque não soube impor a sua vontade quando sabia perfeitamente que não tinha ninguém capaz de substituir aqueles 2 jogadores. Em relação ao jogo em si, aí todas as culpas vão única e exclusivamente para Jorge Jesus. Ainda hoje ele continua convencido de que não foi por pôr o Sidnei a titular e o David Luiz à esquerda que perdeu em Liverpool, quando todos sabemos que foi, e o espelho disso é que hoje voltou a fazê-lo. Com os desastrosos resultados que vimos em ambas as ocasiões. Eu já sabia que ele ia fazer esta asneira desde ontem, na verdade. Sobre o Sidnei, só posso dizer que na 4ª-feira fui ver o jogo para a Liga Centenária com o Real Massamá e ele foi apenas o pior em campo (e o Real tinha apenas 2 seniores a jogar): completamente displicente, gordo, sem ritmo, sem velocidade e, o pior de tudo, sem vontade de fazer nada. Sem vontade de jogar. O Roderick nesse jogo foi totalmente superior, foi o patrão da defesa; o Fábio Faria esteve bem; até o Zoro foi seguríssimo naquele dia. Mas o Sidnei foi horrível. A minha pergunta é: será que o Jorge Jesus é incapaz de ver aquilo que toda a gente consegue ver? E a minha resposta é: o problema do Jorge Jesus este ano chama-se presunção, vaidade, até arrogância. Ganhou um campeonato e convenceu-se que era o maior do mundo, tal como o presidente e toda a estrutura. O José Veiga disse isto há 5 anos: no Benfica não se sabe ganhar. Ganha-se uma vez e fica-se de peito feito a achar-se que somos os maiores do mundo. E as coisas não são assim. No Porto, por exemplo, nada disto acontece. O presidente não o permite. Ele quer sempre ganhar, não fica um ano inteiro a pavonear-se pelo que ganhou no ano anterior nem pelo estádio que projectou há 7 anos. O que faz fora do clube é criminoso e deveria ser preso por isso, mas dentro do clube é um presidente a sério. Algo que no Benfica não aparece há muitos, muitos anos. Infelizmente.


Em relação ao jogo em si, não sei se vale a pena dizer muito mais. O erro já repetido tantas vezes voltou a mostrar ser isso mesmo, um erro, logo no início, com Hulk a papar por completo o novo lateral-esquerdo do Benfica e a cruzar para Varela finalizar tranquilamente. 1-0 para o Porto.
(Um aparte para abordar uma questão que me intriga há anos: porque raio é que todos os treinadores têm a tendência incrivelmente absurda de mudarem a equipa quando chega um jogo com uma equipa mais forte? O único treinador que conheço que não o faz é o Mourinho - e talvez o Alex Ferguson. Acho que já disse tudo).


Sem surpresa, o 2-0 chegou num golo magnífico de Falcao. De que lado aconteceu a jogada de Hulk? Adivinharam.
O 3-0, apenas 4 minutos depois, pelo mesmo jogador (o melhor avançado do campeonato já desde o ano passado, como sempre disse aqui). A jogada, desenhada por Belluschi, toda ela do lado... nem vale a pena acabar a frase; já chegaram lá, certo?


Ao intervalo, UAU! Um rasgo de lucidez passou pela mente de Jesus, e o Sidnei ficou nos balneários, dando lugar a Gaitán. Não se ganhou muito com a troca, mas pelo menos o David Luiz e o Fábio Coentrão voltaram a ocupar os seus lugares habituais. E a verdade é que, apesar dos 3-0, o Benfica até estava a conseguir aguentar o Porto, embora continuasse inexistente no ataque (deixar o Kardec abandonado à sua sorte foi outra decisão inenarrável), até que o nosso "venerado" (por muitos benfiquistas) capitão se lembrou de ter uma atitude ridícula, num lance que até já tinha ganho. Foi muito bem expulso (falhará, por isso, a recepção à Naval, tal como Carlos Martins e Maxi Pereira) e precipitou o resto da goleada que viria a seguir. Sempre pelos pés de Hulk, realmente um jogador ao qual já vão faltando adjectivos para o descrever. Apesar de não ser propriamente um jogador inteligente na definição das jogadas, acaba por compensar isso com a velocidade e força impressionantes. Será, sem sombra de dúvidas, o jogador da época 2010/11. E possivelmente também o melhor marcador - já leva 10 golos em 10 jogos, com os 2 de hoje.

No Benfica não há um jogador de quem se possa falar bem. Todos, sem excepção, estiveram fraquíssimos. A derrota é justíssima, e agora, na véspera do jogo em casa com a Naval, vamos fazer uma digressão a Angola (mais uma ideia brilhante do nosso magnífico e grandioso presidente), de modo a termos a equipa toda rota para esse jogo. Enfim... Não há muito mais que se possa dizer. Com o campeonato entregue (hoje foi a total passagem de testemunho), resta-nos tentar ganhar as 2 taças para que possamos conquistar algo este ano e, já agora, marcar presença na Supertaça da próxima época. Na Liga dos Campeões, ficar-nos-emos pelos oitavos-de-final (chegar aos quartos já é pedir muito a esta equipa) e já será bom. Agora vou-me calar com os "Eu acredito" porque já não acredito em nada - a não ser, lá está, a conquista de uma ou 2 das taças.

O resumo do humilhante jogo aqui:



PS: Aparte o resultado do jogo, é de lamentar mais uma vez os incidentes verificados, perpetrados mais uma vez apenas por adeptos do Porto. O autocarro do Benfica voltou a ser atingido por pedras e bolas de golfe, as mesmas que depois voaram para dentro do campo com o jogo a decorrer, acertando no Roberto. Não sei o que é que a Liga prevê para estes casos (como é no estádio do Dragão, se calhar não acontecerá nada), mas acho que num país normal era caso para bem mais que uma multa. Mas isso era num país normal.

12 comentários:

Anónimo disse...

Concordo em tudo, enfim este benfica tem de acordar e tem de ter um onze principal, ha sempre aquelas duvidas de onde joga o fabio.
O benfica na minha opiniao devia ir buscar o urreta, shaffer e talvez outro de volta a um plantel que sinceramente nao compreendo.
De resto, e de louvar a atitude do senhor João Magalhães pelo pedido de desculpas, acho que e ridiculo as bolas de golf e nao so, amanha e mais um dia de comentarios de portistas e iremos ver o que os jornais e o que o benfica ira fazer.

Cantinho do Morais disse...

Caro Sloml,

antes de mais, quero só dizer aquilo que tu já sabes. O meu comentário surge, meramente, por gostar de futebol e não "para vir gozar". Sou do Sporting (não tenho, claramente, muitas razões para me rir)e sabes, que nestas alturas, aparece sempre gente para ridicularizar. Não será o meu caso.

Além dos pecados capitais, que bem mencionaste, do Presidente e Treinador, o pior terá sido jogar em função do Porto. O Benfica, como Campeão Nacional, apresentou-se no Dragão preocupado com aquilo que o Porto (Hulk) podia fazer e não com o deveria ser o Benfica a fazer.
Cardozo faz falta, mas mesmo por aí, retirar Saviola é um pecado enorme (até para o futebol em geral).
Ao colocar Aimar na frente, cometeu o erro muitas vezes feito por Quique, retirando-lhe magia e utilidade.
O 1º e 2º golos são inadmissíveis. Hulk faz mal a finta e ainda passa por David Luís. Falcão antecipa-se a um Luisão lento e a dormir. O jogo estava feito.

A aura dos treinadores e o seu trabalho também se vê aqui. Este Vilas-Boas tem coisas do Jesus da época passada. Transformar Sapunaru e Guarin em jogadores de futebol não está para todos. Fazer de Belluchi um jogador de eleição, também não.

Relembro que Jesus, na época passada, ganhou ao Porto de Hulk, Falcão, Helton, Varela, Fernando. Belluchi, com jogadores como Luis Filipe e Urreta.

O campeonato está perdido, nem que seja pelo factor psicológico. Neste momento, jogar com o Porto é saber que se vai perder. Muitas equipas jogarão com as reservas para poupar jogadores para jogos "a sério".

Quanto ao Sporting, nem quero imaginar quando jogar com este Porto... talvez o acordo vergonhoso entre Pinto da Costa e JEB me livre de uma humilhação maior.

Um grande abraço

António disse...

Vir ao espaço de comentários e ler um comentário desta forma de um lagarto é coisa que me deixou boquiaberto - não julgava que houvessem pessoas assim no Sporting, é a excepção à regra.
mas op propósito que aqui me trouxe é a minha certeza a 99,9% de que não vamos passar a fase de grupos na champions, primeiro porque não deveremos ser capazes e em segundo porque se irá arranjar maneira disso acontecer (LFV)e poder já em Janeiro começar a vender o resto dos anéis...
Cumprimentos

Berrante De Encarnado disse...

É MAIS FORTE DO QUE EU:

A analise e a revolta do enxovalhamento:

http://encarnadoberrante.blogspot.com/2010/11/desilusao-e-levantar-de-cabeca-dr.html

BENFICA SEMPRE!

Éter disse...

Isso que dizes do Sidnei no jogo contra o Massamá não me surpreende. Gostava de saber o que é que esse rapaz quer da vida. Picanha e caipirinhas?

Anónimo disse...

Boa tarde

Sou portista e encontrei o seu blog por acaso...

Gostei do que li, mas apreciei sobretudo as fotos dos nossos craques... PARABENS...

Felizmente para nós ao fim de 30 anos os clubes de Lisboa não sabem lidar com o FCP, insistindo em atacar-nos... Assim só nos dão força e isto não vai mudar...

Quanto mais falarem dos apitos e que somos arruaceiros e violentos, como se todos os outros fossem uns anjinhos e puritanos, o que vão levar é um clube determinado, revoltado e com uma fome imensa de ganhar...

Por isso gostei desta cronica, não por reconhecer que o FCP ganhou bem, demasiado evidente, mas pela forma desassombrada como colocou as fotos dos jogadores do Porto...

Abraço

Fernando

João Magalhães disse...

Boas sloml,

O "Cantinho do Morais" tem razão numa coisa: o benfica começou a perder o jogo no momento que jogou em função do porto. O porto tb perdeu mts desta forma na era jesualdo.

De resto nada a acrescentar sobre o jogo. O sloml já disse tudo.

Por fim fico feliz por haver um clássico sem "casos". Asneira do luisão, mas tirando isso tudo decorreu dentro da normalidade.

João Magalhães disse...

So mais uma nota Sloml: Parabéns.

Estive a olhar para alguns blogs que tem na sua lista e tenho-lhe a dizer: ninguém sabe ver futebol. Desde o controlo anti-doping que foi o porto que enviou até questionar a arbitragem do classico vi de tudo. Por isso dou-lhe os parabens, pk soube ver que perdeu bem.

Parabens pelo desportivismo! Quanto aos outros tenho a dizer k é triste...

sloml disse...

Anónimo e Cantinho, concordo plenamente com tudo.

António, não sou da mesma opinião. O Benfica tem mais que qualidade para vencer o Hapoel e o Schalke e passar em segundo lugar aos oitavos-de-final, e não tenho grandes dúvidas de que isso irá acontecer. E quanto às vendas, quase que poderia pôr as minhas mãos no fogo que só terão lugar no fim da época. Nem o Coentrão nem o David Luiz (os 2 que serão vendidos) irão desvalorizar até ao fim da temporada, fruto da exposição na Champions e nas respectivas selecções. Por aí, creio que podemos estar descansados.

Éter... basicamente é isso. Nem me parece que seja dos mulherengos. É mesmo amante é das patuscadas e dos comes e bebes.

Fernando, como é óbvio ainda não conhecia o meu blog, mas a questão é que eu faço as crónicas de todos os jogos do Benfica e coloco sempre as fotos dos marcadores dos golos, quer sejam do Benfica ou do adversário, assim como coloco sempre a foto do que considero ser o melhor em campo da equipa adversária. Não tenho quaisquer problemas com isso.
Sobre o resto do seu comentário, tenho um misto de concordância e discordância. Na verdade acho que o Porto é bem mais assertivo na forma como ataca o Benfica, nomeadamente pelas palavras constantes do vosso presidente (e este ano do vosso treinador) sobre o Benfica.
Mas sobre esta parte do seu comentário: "Quanto mais falarem dos apitos e que somos arruaceiros e violentos, como se todos os outros fossem uns anjinhos e puritanos, o que vão levar é um clube determinado, revoltado e com uma fome imensa de ganhar...", concordo plenamente. Acho até que é essa uma das razões pelas quais ganham tantas vezes: aproveitam tudo o que é dito de negativo sobre vocês para ficarem espicaçados e com vontade de deixar a pele em campo. Algo que não vejo no Benfica há muitos anos.

João, já segue o meu blog há algum tempo, portanto creio que já poderia ter percebido que eu sou um bom desportista. Se vir que o Benfica perde bem, não tenho por que procurar factores externos para criticar. O Benfica foi absolutamente vergado pelo Porto nos 2 jogos em que já se defrontaram esta época, isso é inegável e indesmentível. Não posso dizer o contrário.

Um abraço a todos.

Anónimo disse...

Sloml

Um dos mitos do nosso futebol é que o Benfica tem uma boa comunicação social, o que para mim não é verdade...
O que tem é uma CS que os bajula quando ganham, mas que os envaidece e endeusa, o que na minha opinião só serve para os amolecer... e por outro lado, a mesma CS, não vos dá tréguas e agrava as situações de crise...

Por outro lado o FCP, vê muitas vezes não lhe ser atribuído méritos devidos e vive sempre debaixo de uma campanha anti Porto, como se sabe...

Ora se qualquer benfiquista se imaginar como profissional do Porto, vai perceber que embora já não se sinta a camisola como antes, o brio profissional existe e os jogadores do Porto de certeza que por norma se sentem muito injustiçados...

Por isso é que vemos vários casos de sul americanos, que passado pouco tempo de cá estarem, já lutam pela nossa camisola com tanta vontade...

Mas isto já o Mourinho disse... è muito fácil manter a equipa motivada...

Um abraço

Fernando

sloml disse...

Fernando, concordo em parte com o seu comentário, mas aqui: "Por outro lado o FCP, vê muitas vezes não lhe ser atribuído méritos devidos e vive sempre debaixo de uma campanha anti Porto, como se sabe...", não posso concordar minimamente. Há muito tempo que não vejo na Comunicação Social campanhas anti-Porto, muito pelo contrário.

Edmundo Tavares disse...

Sou portista e pasmo por ver um benfiquista fazer uma análise com a qual poderia concordar quase a 100%. Enfim, uma pequena prova de que não estamos condenados a traduzir rivalidade por fanatismo. Um abraço,