quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

BATE Borisov 1 - 2 Benfica - 5ª Jornada Liga Europa 09/10

Parece que é a este tipo de vitórias que todos nós, benfiquistas, vamos ter de nos começar a habituar. Ainda que essa ideia não nos agrade, a verdade é que o Benfica do início da época é que era anormalmente massacrante. Só que toda aquela energia não dura para sempre e há que começar a pôr um travão tanto na euforia como no esforço dispendido. Claro que todos gostamos de ver a equipa a golear, mas se ganhar sempre como hoje, se for assim que iremos conquistar os três troféus em que nos encontramos ainda em disputa, eu esqueço já hoje os resultados maravilhosos do início da época. Quero é ver as vitórias materializadas em títulos.



Um nome continua a despontar no universo benfiquista: Saviola. El Conejo mostra grande propensão para marcar nas competições europeias, sendo que o golo de hoje foi o seu sétimo esta época na Liga Europa (já está à frente de Cardozo). O avançado argentino foi o maior quebra-cabeças dos bielorrussos, que hoje se mostraram num nível claramente superior ao demonstrado na Luz, talvez embalados pelo facto de jogarem diante do seu público, e nas temperaturas a que estão mais habituados.

E a verdade é que foi a equipa bielorrussa que mais atacou, que mais procurou o golo. Se é verdade que também era a que mais tinha a perder, já que uma derrota poderia deixá-la fora da competição, não deixa de ser também certo dizer que o Benfica, à semelhança do jogo de Liverpool (e de Alvalade...), entrou na expectativa, deixando o jogo correr para só depois o resolver. E às vezes essa atitude pode dar mau resultado. Hoje não deu porque Saviola estava inspirado. E Fábio Coentrão. E, a espaços, Felipe Menezes.



Como já disse, Saviola fez o primeiro. Numa boa jogada de Menezes na esquerda, o argentino só teve de encostar para a baliza de Vermemko. Melhor foi o segundo golo encarnado, apontado por Fábio Coentrão. Começou numa excelente jogada de César Peixoto na esquerda, a driblar 3 adversários e a colocar a bola em Coentrão. Este combinou com Saviola e, com possibilidade de assistir Cardozo (hoje muito, muito apagado), preferiu tentar a sua sorte e acabar com a malapata de golos falhados. Conseguiu-o, fez um excelente golo e viu a sua grande exibição coroada.



E pouco mais há a acrescentar a este jogo que ainda não tenha sido dito. De realçar a qualidade demonstrada pela equipa do BATE, que não havia sido visível na Luz, numa excelente atitude de nunca desistir e procurar sempre melhorar o resultado, mesmo depois de se ver a perder por 2-0. Conseguiu reduzir (ainda que com um auto-golo do azarado Miguel Vítor, que ainda assim deu boa conta de si, apresentando-se, como sempre, muito certinho). Destacou-se Kryvets, o melhor jogador (de longe) da equipa bielorrussa. Merece vôos mais altos.

Com esta vitória, e com a derrota do AEK em casa com o Everton, a composição do grupo I ficou assim definida. Benfica e Everton estão na fase seguinte, com as águias garantidamente no primeiro lugar do grupo, o que é fantástico, pois o último jogo, com o AEK, é 3 dias antes da recepção ao Porto e JJ poderá assim rodar a equipa, fazendo com que os habituais titulares cheguem totalmente fresquinhos ao jogo com o clube nortenho, que será importantíssimo para definir as contas do título. Quanto a esta competição, continuo a acreditar que é claramente possível, ainda para mais agora que já estamos nos 16 avos-de-final, chegar à final em Hamburgo e vencer. Seria lindo o Benfica inscrever o seu nome como o primeiro a vencer a Liga Europa. Eu acredito.

Vejam os golos aqui:

1 comentário:

Jotas disse...

Vitória inteiramente justa do Benfica, apesar da péssima 1ª parte, conseguiu fazer um 2ª parte bem aceitável, num terreno complicado.
Num grupo nivelado por cima, é assinalável consguir o 1º lugar e o apuramento a uma jornada do fim, facto esse sim, que devia ser destacado.
Agora, o que me indigna um pouco, é que parece que o Benfica tem a obrigação de aniquilar qualquer adversário que lhe apareça, que tem a obrigação de marcar sempre muitos golos ou jogar sempre muito bem, que devia por exemplo, chegar a Alvalade e ganhar facilmente, etc, mas eu pergunto, há alguma equipa no mundo que o consiga? Não me parece, até o Barcelona, a melhor equipa do mundo a jogar, por vezes claudica.
Como disse Jesus e bem, anormal é golear sempre e o normal é isto, ter de se trabalhar, correr, lutar e jogar bom futebol para vencer, seja qual for o volume do resultado e não tenho dúvidas, que este Benfica, vai ganhar mais vezes e vai dar mais uma ou outra goleada, mas também terá jogos em que a margem mínima darão os mesmos 3 pontos e no fundo, isso é que importa. Dizem que só goleou os fracos, ok, goleou o Leixões, o Setúbal, Belenenses e o Nacional para a 1ª liga, o Everton e o Poltava na Liga Europa e os outros, quem golearam? Quais foram os seus resultados com estes adversários ou de idêntico valor? Essas goleadas e essa fase muito boa já ninguém nos tira, venham agora, com ou sem goleadas as vitórias, que apenas o que exijo, nada mais.