segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Rio Ave 0 - 1 Benfica - 15ª Jornada 09/10

Sobre o jogo de ontem não há muito para dizer. Apenas que o Benfica adoptou, de há uns jogos a esta parte, uma atitude diferente do que havia mostrado no início da época. Quem ainda espera goleadas que se desengane (a recepção à Académica foi a excepção à regra): a palavra de ordem agora é poupar. Poupar no esforço e na mentalidade atacante, indo lá só pela certa, um pouco à imagem do pensamento de Trapattoni, curiosamente (ou talvez não) o último treinador a ser campeão pelo Benfica. E a verdade é que esta abordagem, até ver, tem resultado.



Como já disse acima, não há muito a destacar deste jogo. O Benfica controlou sempre as operações, excepção feita a uma perda de bola infantil de Maxi Pereira (depois da lesão nunca mais se encontrou: que má época tem vindo a realizar), que isolou Sidnei. Valeu a má pontaria do avançado do Rio Ave. A entrada para a segunda parte foi mais dominadora e não espantou o alcançar do golo logo aos 3 minutos da segunda parte, esse sim o momento do jogo, e da autoria de (quem mais?) Saviola, pois claro. Começa a ser por demais evidente a influência que El Conejo tem no futebol do Benfica e os pontos que já valeu aos encarnados nas mais diversas competições. A jogar assim não me parece que há quem o pare. Maradona, olha para este golaço (mais um)!



No Rio Ave, a figura é claramente o grande avançado (melhor português?) João Tomás. Embora ontem tivesse estado muito apagado, merecia claramente ter conseguido uma carreira ainda melhor, com oportunidades em clubes mais fortes do que aqueles em que jogou. E na selecção, já agora.



E assim, sem forçar muito, o Benfica conseguiu vencer num dos campos mais difíceis do campeonato (onde ainda ninguém havia vencido esta época - Braga e Sporting empataram lá), mantendo-se no topo da tabela, com o agora sim campeão de Inverno, Braga (que grande época tem feito). Mas ainda faltam 15 jogos, todos eles para vencer, em busca do objectivo máximo: o 32ª. Para já, venha de lá a visita a Guimarães, na Quarta-feira, para carimbar o passaporte para as meias-finais da Taça da Liga. Será, também esse, um jogo muito difícil, mas ao nosso alcance.

O resumo do jogo aqui:

2 comentários:

Jotas disse...

Sloml, muda o resultado pá, foi 0 a 1, ganhamos nós, não foi o Rio -Ave.
Um Benfica forte, empenhado e sério, que soube analisar bem um adversário complicado, vitória muito importante.

sloml disse...

Claro, que estupidez. Não tinha reparado no erro. My bad.

Já agora, para os leitores mais atentos (como o Jotas), já devem ter reparado que mudei o nome de utilizador. Tal deve-se única e exclusivamente a razões profissionais. A ética e a deontologia assim o obrigam.