quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Benfica 4 - 0 Hertha de Berlim - 16-avos-de-final Liga Europa 09/10

Depois do pior, um dos melhores. O Benfica voltou hoje a fazer uma daquelas exibições que nos deleitam a todos. Com uma primeira parte de bom nível e uma segunda parte de luxo, a equipa voltou às goleadas e calou os críticos (eu incluído) que reclamavam da falta de atitude e/ou de preparação física do conjunto. o Hertha de Berlim não era um adversário temível, mas o Benfica fez questão de despachar a equipa alemã com muita, muita classe.


O primeiro golo demorou 30 minutos a aparecer. Mas apareceu, pelos pés de Aimar, depois de um grande passe de Saviola. El Mago volta a mostrar-se a Maradona.
O segundo surgiu logo aos 3 minutos da segunda parte, obra de Di María (que mais uma vez fez um jogo de encantar na Europa; o argentino parece talhado para os palcos europeus), que serpenteou perante três adversários para oferecer o golo a Cardozo. O Tacuara só teve de dizer que sim à bola e ao golo.


Onze minutos depois, Deus escreveu direito por linhas tortas. Javi García, que havia, muito injustamente, sido o vilão de Berlim, marcou, desta feita na baliza certa, respondendo a um canto de Aimar, e elevou ainda mais a contagem para o Benfica.


Apenas 3 minutos depois, novo golo de Cardozo, com nova assistência de Di María a isolar o paraguaio. Visto na televisão, até parecia fácil. Mas não é.


No Hertha, não houve nenhum jogador que se destacasse. A equipa mostrou as fragilidades que já se conheciam e muitas outras que não tinham sido tão expostas na Alemanha. Ainda assim, o melhor jogador da equipa é, de longe, Raffael, irmão do leiriense (emprestado pelo Sporting) Ronny. Mesmo assim, o brasileiro apenas se mostrou a espaços, hoje, na Luz.

E assim o Benfica carimbou mais uma goleada nesta época, a terceira na Europa, maravilhando o velho continente, como podem ver neste post magnífico do Éter (e neste, já agora) do blog Céu Encarnado. A equipa voltou a mostrar o fulgor e a qualidade do primeiro terço da época, criando um futebol de grande beleza e eficácia, deixando assim ainda mais esperançados os adeptos para os jogos que faltam disputar até ao fim da época (para já, 13; se chegarmos mais longe na Europa, serão mais). O obstáculo Hertha de Berlim está ultrapassado, agora venha de lá o Marselha (equipa da mesma estirpe de outras da mesma praça: basta lembrar que um seu presidente foi preso por corrupção em 1993 e fez a equipa cair na segunda divisão e perder campeonatos e Ligas dos Campeões), que será a próxima equipa a eliminar. Podemos estar muito perto de vencer a Liga Europa. Eu ainda acredito. Mas para já, essencial mesmo é vencer no Sábado em Matosinhos. Essa vitória vai meter medo a muita gente. Mas vai acontecer.

PS: O Benfica conseguiu atingir mais feitos assinaláveis, um deles de extrema importância e honra. Espero que, ainda esta época, consigamos subir ainda mais nesta tabela dos mais vitoriosos a nível europeu. Era muito bom sinal.

PS2: Nunca se pode esquecer qualquer tipo de homenagem que seja feita a Eusébio. Desta feita, o nosso Pantera Negra recebeu o troféu UEFA President´s Award e está, mais uma vez na sua grandiosa vida, de parabéns. Viva o nosso grande Eusébio!

Os golos do jogo de hoje, aqui:

3 comentários:

Bimbosfera disse...

Por não se começar uma frase por «mas» começo assim, digo o que queria então agora, «mas que bem falado, caro Sloml»...
Muito bem falado tudo! Eu também acredito, mas não entendo a aversão do Jesus às Taças... Mal por mal preferia a de Portugal, digo eu, mas vamos lá a ver o que se passa na da Liga. Gostei da menção a Matosinhos, bem falado, e, claro, da GRANDE menção que foi o futebol do Marselha (Curioso que também foram apanhados depois de serem campeões europeus... Só por cá é que se são campeões europeus não podem ser corruptos!)
De resto... Magnífico, e já deixaste a tua visão no meu blog, por isso nada mais há a acrescentar!

Abraço e parabéns! Vivó Glorioso e Parabéns ao King! Faltou falares disso, fazes um «edit» ao post, com um P.S. no fim, e está feito!
Cento e cinquenta vitórias na Europa não é para todos, é apenas para 10!!! equipas!!!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

http://Bimbosfera.blogspot.com

sloml disse...

Esquecimentos imperdoáveis, mas já corrigidos. Obrigado por me lembrares disso.

Abraço

Bimbosfera disse...

De nada, acontece!
Só uma coisa, estive a rever os golos, particularmente o de Javi. Ninguém nota nada de especial?
Ninguém vê a «ratice» e Aimar a marcar canto directo?
Brutal. O guarda-redes estava ligeiramente adiantado, era certo que ele queria fazer aquilo, ele não tira os olhos da baliza, vê-se nas imagens, ele queria fazer golo directo, realmente!
Por pouco, inclusivé, que não foi, mas parabéns de novo, Glorioso, King, etc!

Abraço

Márcio Guerra