sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

JVP


Benfica-Leiria

1
Benfica não deixa nada ao acaso e antecipação foi boa estratégia

Antes do jogo propriamente dito, faço uma referência à estratégia do Benfica na antecipação desta partida. Ao fazer dois jogos antes de os adversários directos na corrida ao título entrarem em campo, o Benfica passa-lhes a batata quente, porque de repente passou a estar na frente e a pressionar os rivais. E por muito que se queira desvalorizar o assunto, para quem vai jogar a seguir não é indiferente. Também é verdade que não é uma coisa demasiado importante porque tanto Braga como FC Porto dependem deles mesmos, mas a classificação, mesmo provisória, não é coisa que passe ao lado. Atente-se no pormenor: apesar de ter andado sempre próximo da liderança, o Benfica não conseguia firmar-se no primeiro lugar. De repente, se calhar de ganhar no sábado em Setúbal, quando nos dias seguintes entrarem em campo, o FC Porto vai estar a 12 pontos e o Braga a 6! Digamos que foi uma boa estratégia e quer-me parecer que o Benfica esta época não está a deixar nada ao acaso. E, atenção!, quando afirmo que tem a estratégia bem montada é exactamente isso que quero dizer. Não há aqui ironias nem segundos significados.

2
Simples e fácil

A diferente postura das equipas levou a que tivéssemos assistido a um jogo de um só sentido. Para o Benfica foi tudo tão simples e tão fácil que desta vez nem o público se entusiasmou. Um grande golo marcado cedo clarificou as coisas de uma forma definitiva. Quase se pode afirmar que a história da partida ficou escrita nesse lance, porque o Leiria mostrou-se sempre impotente para criar dúvidas sobre o resultado final e o Benfica, depois de marcar o primeiro, passou a ter a vida mais do que facilitada.

O Benfica jogou como quis e sempre que acelerava criava lances de perigo. Mesmo actuando sem o ritmo vivo de outros jogos, somou oportunidades de golo.

3
Espírito de campeão, mas o Braga também tem e vamos ver o FC Porto

A forma como o Benfica actuou demonstra a confiança dos jogadores. Pela forma como a equipa tem jogado, todos entram em campo com uma forte convicção de vitória. É da mais elementar justiça referir que também o Braga tem entrado em campo com o mesmo espírito. Os jogadores destas equipas tornam evidente em campo que acreditam neles próprios e nos companheiros que têm ao lado, o que é apanágio das equipas que estão lançadas para o êxito, que sabem que podem estar próximas de serem campeãs.

Em determinadas alturas da época, Benfica e Braga têm tirado partido desse espírito de equipas ganhadoras a que me referi. Mas atenção ao FC Porto que se reforçou muito bem com o Rúben Micael e nos últimos jogos tem evidenciado um rendimento muito bom e a distância pontual a que se encontra não é tão complicada como possa parecer.

4
Saviola a mais para Leiria a menos

Ao jogar com três centrais, Leiria passou uma mensagem de grande preocupação defensiva, mas o esquema foi quebrado pelas movimentações de Saviola, o melhor em campo, sempre na procura de espaços, como tão bem sabe fazer, uma vezes recuando, outras caindo nas laterais. Baralhou completamente a defesa adversária.

O facto de não sentir dificuldades levou o Benfica a adoptar um ritmo morno e a tornar o espectáculo pouco emotivo, mas não era preciso mais para ganhar tranquilamente, tal era a apatia dos leirienses.

5
Quem só não quer perder…

O Leiria, à semelhança de outras equipas que têm visitado os grandes, apostou demasiado em não perder. É óbvio que quem vai jogar à Luz deverá ter algumas cautelas defensivas, mas não conseguirá nada se não tiver coragem para discutir o resultado e tenho visto pouquíssimas equipas com essa predisposição. Acredito na velha máxima de que a melhor defesa é o ataque. Quem só defende raramente consegue ter êxito. Resultados positivos nesses casos acontecem esporadicamente e sempre sujeitos a grande sofrimento.

4 comentários:

Jotas disse...

Caro comapnheiro, este sabe e fala de futebol.
Não perco nenhum dos teus posts do JVP.
Parabéns pela entrevista no JGE, está fantástica.

Bimbosfera disse...

Caro Sloml, uma nota, sobre o João...
Particularmente discordo um pouco do conteúdo da mesma, sobretudo no início. Acho que a estratégia é colateral, sobre o facto de se ter adiado o jogo, e que o Porto Europeu de Mourinho fez o mesmo, e por isso mesmo a vontade em adiar o jogo do nosso Benfica para o mesmo efeito. Agora, acontecia que devido a esse mesmo factor um outro, como alcançar provisoriamente o primeiro lugar, se dava no mesmo momento, e como foi o Benfica a fazê-lo há por aí muita gente, com todos os diários à cabeça, influenciando efectivamente a opinião pública, continuam a bater nessa tecla. Para mim não foi de todo o motivo principal...
Agora, em relação ao resto que o João Pinto diz... Concordo absolutamente em tudo, se calhar em tudo mesmo o primeiro ponto da parte de não haver ironias, mas se não há da parte dele, há de certeza da parte do seu jornal, que na crónica final lá do aziado mor daquela amálgama de junta-letras, alguns sem culpa, bem vai falando contra o nosso glorioso.
Já o disse, e reafirmo, pois pode não ter sido essa a ideia que ele quis passar, o João Pinto, mas ao abordar em primeiro lugar o adiantamento do jogo passa isso para o público em geral, e tenho pena, só, porque todos os Benfiquistas gostam do João, todos os Benfiquistas estão tristes pela maneira como ele saiu do Benfica, todos os Benfiquistas estão tristes de ele não ter vindo ao Jogo Contra A Pobreza...
Força João, os Benfiquistas não te esquecem!!!

Abraço Sloml. Temos que falar do mail, que não te encontro ligado!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

http://Bimbosfera.blogspot.com

sloml disse...

Jotas, muito obrigado, mas todas as que por lá já passaram estavam igualmente boas, incluindo a tua, claro. Quanto às crónicas do JVP, não deixo passar nenhuma. É um grande senhor do futebol.

Márcio, tens razão em tudo o que dizes. Soube há pouco tempo que o JVP assumiu no programa da RTPN em que comenta que foi convidado para estar presente, mas que não pôde ir, por motivos pessoais. Fiquei bem mais feliz pois pelo menos já sei que a direcção não o esqueceu.
Quanto ao mail, hoje estarei lá a partir das 4 e tal da tarde.

Abraço.

Bimbosfera disse...

Sloml, folgo em saber essa opinião do João!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

http://Bimbosfera.blogspot.com

P.s.- Agora já não posso, vim tarde para o pc, e já está a dar o Sporting e depois o Glorioso! Tenho que ver o Sporting para ter notícias lá para o Bimbosfera! Ehehehe! Abraço.