domingo, 7 de fevereiro de 2010

JVP


Vitória de Setúbal-Benfica

1
Estratégia comprometida

Ao empatar ontem - resultado justo a premiar o trabalho do Setúbal -, o Benfica permitiu que se aliviasse a pressão que tentou criar sobre o Braga e o FC Porto com a antecipação do jogo com o Leiria. Os portistas podem até reduzir a desvantagem, ao passo que os bracarenses garantem a liderança com um empate e uma vitória. E com duas vitórias até deixam o Benfica para atrás. Se em termos estratégicos a ideia inicial do Benfica foi boa, em termos práticos os resultados acabaram por não ser os esperados.


2
Benfica mais lento que o habitual

Já referi a justiça do resultado e quero elogiar a atitude do Setúbal até aos 70', altura em que as forças começaram a trair os ideais. A equipa foi solidária, demonstrou algumas preocupações defensivas, principalmente com as movimentações de Aimar e Saviola, mas teve também um grande atrevimento, apoiado na qualidade dos homens que tem no ataque, principalmente Hélder Barbosa e Keita, os melhores em campo. Mesmo depois de estar a perder, o Setúbal conseguir manter o equilíbrio. A acção dos sadinos foi de certo modo facilitada por um Benfica a jogar a um ritmo abaixo do habitual, sem a dinâmica demolidora de outros jogos e a querer gerir cedo a vantagem. Mas o Setúbal não deixou. E há um pormenor importante a referir: o Benfica teve mais iniciativa mas nunca controlou o jogo e até passou por momentos de aperto. Maxi Pereira teve grandes dificuldades perante Hélder Barbosa, porque sempre que o Benfica atacava o Setúbal procurava responder e muitas vezes conseguia-o com perigo.


3
Entusiasmo cedeu à pressão

Até aos 70', enquanto teve força física, o Setúbal bateu-se pela vitória e até teve um golo anulado. Depois, o desgaste físico provocado pela forma de jogar do Benfica roubou lucidez à equipa da casa, que foi empurrada para perto da sua área. Só que também o Benfica sofre com a pressão de jogar contra o tempo. O entusiasmo que costuma pôr em campo foi substituído pela ansiedade. Querer ganhar rouba discernimento à medida que o tempo passa e na parte final, mesmo colocando muita gente na área, no Benfica só Di María conseguia criar desequilíbrios.

Insisto na justiça do resultado, pela solidariedade da equipa sadina, pela coragem de querer jogar de igual para igual. Não é prática habitual de equipas da dimensão do Setúbal quando defrontam um grande.


4
Cardozo não devia ter marcado o penálti

Já abordei mais do que uma vez o assunto dos penáltis. Depois de já ter falhado alguns esta época, Cardozo só devia voltar a marcar num jogo com resultado tranquilo. Não é o jogador indicado para decisões. Admiro a coragem dele em assumir o lance, mas é um risco. Como já tem falhado, agora marca sempre em força e para o lado que lhe dá mais jeito, que é a esquerda do guarda-redes. Há mais probabilidades de ele falhar do que outro.


5
Autogolos

Curioso que o resultado tenha sido feito por autogolos. No primeiro, Ricardo Silva não tem tempo para reagir, são coisas que não se podem evitar. O caso de David Luiz é diferente. É um lance de muito azar, mas estava sozinho e aquele alívio extravagante era desnecessário. Como costumamos dizer na linguagem futebolística, acertou na orelha da bola e ela entrou. Foi uma jogada imprudente.

6 comentários:

Bimbosfera disse...

Boas!
Para mim este resultado, tal como tudo de bom que tem sido culpa do treinador, é culpa do treinador também, principalmente nos dois lances, do David Luiz, auto-golo, e penalty falhado do Cardozo. Tirando o facto de com Jorge de Sousa perdermos 2/3 dos pontos possíveis com ele a apitar, segundo uma média que vi há 2 dias num blog qualquer Benfiquista, que não me lembro qual, e desta vez terem ficado por marcar 2 penalties, a favor, e mesmo assim haver que dar os parabéns ao Setúbal pelo jogo que fez, a culpa de ambos os lances, para mim, hoje, e mesmo sem ter lido a crónica do João Pinto, pois apesar de gostar dele ando a deixar de ler O Jogo, volto a frisar que ambas as jogadas são da culpa dele, porquê? Primeiro, David Luiz tem que controlar o seu ímpeto, particularmente a atacar, mas nestes casos a defender, ou seja, há que ter atenção ao que ele faz, por forma a não fazer, pois muitos golos dos 11 que sofremos este ano, só falo deste ano, foram da sua lavra, ou melhor, culpa sua. Acresce ao facto que Jesus tem que fazer trabalho específico para a comunicação guarda-redes/defesa, pois como vemos está sozinho, ía apanhar a bola só, sem ninguém do Setúbal a incomodar, e depois dá-se o auto-golo.
No segundo, como todo o bom Benfiquista descrente da marcação do penalty, levantei-me e fui para o quarto, pois estava farto de berrar para a televisão para não marcar o Cardozo que já se tinha visto estar sem confiança, particularmente no lance em que em vez de chutar de primeira com o direito teve que puxar para o esquerdo e tentar o chapéu.
Aquele penalty, com o Saviola a marcar, e hoje tinhamos 6 pontos de vantagem. Culpa do treinador por deixar o Cardozo marcar e não perceber isto da confiança nos seus jogadores, ou pelo menos não estabelecer essa ordem que o João menciona. Para mim culpa de Jesus, e um dos pequenos «qui pro quos» se é que se escreve assim, da sua falta de hábito à frente de um grande. Só espero que não façam falta, pois com jogadores tão bons é uma pena depender desses dois pontos para alguma coisa no final.
De resto... O Setúbal jogou realmente bem, parabéns ao Manuel Fernandes, que pôs duas equipas que nos passaram à frente a obrigar-nos a fazer dois dos piores jogos desta época. Há a agravante de os jogadores sadinos quererem deixar outra imagem depois da goleada da primeira volta, mas sem dúvida que o mérito é dele, de fazer de uma manta de retalhos uma equipa, com as limitações que tem.
Quanto ao Jorge de Sousa, antigo Super-Dragão, fez o que lhe competia ao não marcar 2 penalties a favor do Benfica, que depois dão origem à conversa do golo anulado ao Setúbal que, a ser marcado o penalty instantes antes não tinha deixado a jogada, ou duas jogadas, creio, prosseguirem, e estariam a tratar do penalty do outro lado.
Ou seja... Parabéns ao Setúbal.
Di Maria diz que se sentem cansados. Não sei se sim, se não, mas a equipa não foi «assertiva» como noutros jogos. O campo também não ajudou, pelo que me pareceu, mas hoje já estou mais calmo, mesmo tendo o Porto ganho, apesar de começarem com o «fartar-vilanagem» do costume. Pereira mete a cabeça onde não deve e ainda beneficia de um livre indirecto na áreal.
É assim... Há quem tenha «sorte» na fruta que escolhe!!!

Abraço Sloml.

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

http://Bimbosfera.blogspot.com

Anónimo disse...

Este João Pinto começa a cheirar mal!
Está bafiento!
Ele não nos perdoou a dispensa...
Este é um artigo bem crítico para o Benfica; reparem como ele fala em estratégia com tanta certeza e alimenta as criticas dos anti-benfica.

Desde à muito que vinha reparando nisso mas agora fiquei com a certeza. Ele tem algum recalcamento em relação ao Benfica.
Reparem que não esteve no jogo contra a pobreza por motivos pessoais (ouvi-o dar essa justificação na RTPN), só que para mim foi mais estratégia.

Não o tenham por benfiquista porque dá mostras de não o ser. A não ser assim, porquê vir falar na tal estratégia numa crónica de análise ao jogo com o Setúbal?

É um facto que para se mostrar isenção neste país basta atacar o Benfica.

Por mim pode fazê-lo, é um direito que lhe assiste.Mas que não é bonito, isso não é!
Se deu muito ao Benfica, também benfiquistas lhe deram a ele. Ficava-lhe bem um pouco mais de respeito, a não ser que tenha falado com o Rui Costa e este lhe tenha confirmado que foi só estratégia.

Bimbosfera disse...

É complicado para a maior parte dos Benfiquistas falar do João pelos motivos emocionais.
Gostamos dele, ponto final.
Acredito no entanto, devido às suas raízes, que seja não vermelho mas realmente azul por dentro... Assim uma espécie de roxo. De um bairro portuense, formação na cidade do Porto no Boavista, e clubes menores da cidade. Bom, complicado.
Seja como for, ficou mal dizê-lo, também achei, principalmente a parte da estratégia, e por estranho que pareça, ou não, vai seguindo a linha editorial do O Jogo, o que é mais chato para os Benfiquistas.

Abraço

Márcio Guerra

sloml disse...

Márcio, o JVP já explicou algumas vezes que era portista de família (nasceu no Porto), mas acho que isso se desvaneceu quando, em criança, foi rejeitado nos iniciados do Porto. Depois acabou por ir para o Boavista e, devido a tudo o que por lá passou, ganhou gosto ao clube. No Benfica a mesma coisa. No Sporting já não foi assim, não ficou sportinguista de coração, foi apenas um profissional exemplar, como sempre, assim como no Braga. No coração, para mim, ele ficou benfiquista e com muita ligação ao Boavista também.

Anónimo, o que o JVP quer dizer com estratégia, explicou-o na análise que fez ao jogo do Benfica com o Leiria, que podes encontrar aqui em baixo. Eu respeito tudo o que ele diz e aceito e até concordo porque foi um homem que andou muitos anos lá dentro, inclusive no Benfica, e saberá melhor que todos nós destas coisas. É por isso que o que ele diz não me causa qualquer tipo de mossa. Ele não diz nada de forma depreciativa. Para mim, até que o veja falar alguma vez mal do Benfica, é um senhor. E sim, ao que parece explicou que foi convidado mas não pôde estar presente nesse jogo, o que foi uma pena enorme para mim. Mas paciência.

Anónimo disse...

sloml,
Eu li essa crónica e acredita que na altura achei despropositado o elogio a tal estratégia e é por isso que entendo agora a critica.
Só se saberá se a estratégia a que ele se refere não funcionou, na jornada 20, pois o Benfica ganhou o jogo que antecipou e por essa razão está em primeiro. Se ganhar o próximo jogo, então na jornada 20, do jogo Porto-Braga, ainda estará em primeiro.
Ainda no último programa em que participou na RTPN, vi-o defender o Braga das atitudes da Liga, estou à espera para o ver fazer o mesmo em relação ao Benfica...
Para mim já não é um senhor, é mais um dos que percebeu que postura deve ter para sobreviver como comentador na comunicação social portuguesa.
Posturas destas fazem mal ao Benfica. É visto como benfiquista ou alguém com fortes ligações ao clube e depois subrrepticiamente tem comentários a defender clubes que acusam o Benfica de tudo fazer para ganhar fora do campo.
Admito que possa estar errado por isso vou continuar atento.

sloml disse...

Eu não tenho a mesma leitura. Acho que ele e o Freitas Lobo são os únicos comentadores da nossa praça que falam única e exclusivamente de futebol e por isso é natural que tenha defendido o Braga, porque é realmente meritório o trajecto que a equipa tem vindo a fazer neste campeonato, mesmo sem os jogadores castigados. Acho que isto não é falar mal do Benfica. Pelo menos é esta a minha visão.