sábado, 27 de fevereiro de 2010

O nosso plantel IX - Miguel Vítor

Continuando na análise ao nosso plantel, eis que nos surge, depois dos guarda-redes, laterais-direitos e os três primeiros centrais, o quarto defesa-central da equipa: Miguel Vítor.


Miguel Vítor apareceu como que de pára-quedas no plantel principal do Benfica. Produto das nossas escolas, o central foi obrigado a debutar no plantel sénior com apenas 18 anos, no jogo de (re)estreia de Camacho no Benfica, na 2ª jornada de 2007/08, contra o Vitória de Guimarães, fruto das lesões de Luisão, David Luiz e Zoro e do atraso na chegada do certificado internacional de Edcarlos. Assim, o jovem central fez dupla com Katsouranis em 2 jogos do campeonato (actuou ainda na jornada seguinte, no terreno do Nacional - vitória por 3-0), e em mais dois da Liga dos Campeões (em Copenhaga, na 2ª mão da pré-eliminatória, e em San Siro, contra o então campeão europeu, AC Milan). Com as recuperações dos lesionados e a chegada do certificado de Edcarlos, Miguel Vítor perdeu lugar no plantel (passou a ser visto como o... 6º central), acabando por ser emprestado ao Aves, da II Liga, em Janeiro, com o intuito de rodar e ganhar maturidade, num empréstimo bem sucedido.


Regressou ao plantel na época seguinte com mais experiência e menos concorrência: passou a ser o 4º central da equipa. Beneficiando de novo começo acidentado de Luisão e David Luiz, Miguel Vítor fez dupla em alguns jogos com Sidnei. Com Luisão recuperado, o jovem passou a ser o central suplente da dupla titular (Luisão-Sidnei, pois David Luiz jogava à esquerda). Ainda assim, actuou em 16 partidas do campeonato, tendo chegado mesmo a actuar, pontualmente, a lateral-direito. Conquistou a Taça da Liga, competição onde foi totalista.


Com a nova época, o miúdo perdeu terreno nas opções do técnico, Jorge Jesus. Apesar de ter actuado em muitos jogos da pré-época, fazendo dupla com Roderick Miranda, Miguel Vítor acabou por passar para 4ª opção de JJ, atrás de Luisão, David Luiz e Sidnei. E a verdade é que o técnico encarnado cedo colocou de parte Miguel Vítor. Na sua opinião, o miúdo era o central mais fraco do plantel e não tinha futuro no clube da Luz (a exemplo de Moreira, por exemplo). Esta foi a opinião de JJ sobre Miguel Vítor durante quase toda a primeira volta. Os factos estão à vista: o primeiro jogo oficial do central na temporada foi a... 17 de Outubro, frente ao Monsanto, e mesmo assim só jogou os últimos 14 minutos. No campeonato, só se estreou a 28 de Novembro, frente ao Sporting, entrando aos 78 minutos para o lugar do lesionado Sidnei (que, por sua vez, estava a substituir Luisão, operado a uma apendicite). As lesões dos dois brasileiros deram a titularidade a Miguel Vítor no encontro seguinte, com o BATE Borisov, onde até marcou um auto-golo, mas nada que tenha beliscado a sua boa actuação. Por esta altura já Jorge Jesus havia mudado a sua posição em relação ao jogador. O reconhecimento do esforço e abnegação do central nos treinos, a sua capacidade de sacrifício em prol da equipa, a garra e o profissionalismo demonstrados (juntamente com o ocaso de Sidnei, motivado pelos motivos completamente opostos) fizeram com que JJ reconsiderasse a sua posição sobre Miguel Vítor. Assim, um jogador que antes era visto como dispensável, passou a ser, para Jesus, o 3º central da equipa, um jogador em quem ele sente que pode confiar. E assim Miguel Vítor fez mais 3 jogos desde então: AEK, Rio Ave, em Vila do Conde (substituindo o castigado David Luiz) e no terreno do Hertha, onde entrou aos 83 minutos. Ao todo, 2 jogos no campeonato, 3 na Liga Europa e 1 na Taça de Portugal.


Miguel Vítor é um bom central. No entanto, eu não o considero um grande central. Um excelente central. É apenas bom. E isso, na minha opinião, não chega para o Benfica. Reconheço-lhe boas capacidades e que, se for bem trabalhado, pode ter potencial para se tornar ainda melhor. Mas, de acordo com o nosso leque de centrais (e contando que Sidnei volte a ser o jogador da época passada), penso que Miguel Vítor fica com pouco espaço para a próxima época, dado que teremos, em princípio, Luisão, David Luiz, Sidnei, Miguel Vítor, Fábio Faria, Roderick Miranda e os ainda contratualmente ligados ao Benfica Halliche, Zoro e Edcarlos (sei que não voltarão a actuar no Benfica - aliás, Halliche nunca o fez - mas a verdade é que ainda são nossos jogadores), o que perfaz um total de 9 centrais, 6 deles efectivos no plantel. Ainda que um dos 2 primeiros seja vendido (a ser, claramente David Luiz), continuam a ser 5. Um deles terá de sair e, na minha opinião, não será Luisão, nem Sidnei (a menos que Jesus perca definitivamente a paciência com ele), nem Roderick, a quem auguro um grande futuro na equipa. E muito menos Fábio Faria, que vem para ficar. Quanto a mim, será mesmo Miguel Vítor. Acho que um eventual empréstimo lhe poderia fazer muito bem. Voltaria mais rodado, mais experiente e poderia assim reclamar finalmente um lugar no 11. Para já, não me parece que tenha a capacidade de fazer esquecer nenhum dos habituais titulares. Embora cumpra, e com muita qualidade, sempre que é chamado à acção. Apenas não deslumbra como os outros.

E os leitores, que acham?

13 comentários:

Bimbosfera disse...

É pá... É potente, este comentário/análise...

Não sei. Sinceramente, ou o Fábio Faria é muito bom, ou para gastar dinheiro fora este servia, a meu ver. Tenho boa opinião dele, mas se calhar não é geral, e tens uma visão previligiada. Assim em termos de comparação, Bruno Alves, com a idade dele era o quê? Já muito tarde, vá, 24/25 se fixou no Porto, pois com Adriaanse andou emprestado...
Veremos o Miguel... Por mim ficava, e é da casa!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

http://Bimbosfera.blogspot.com

dezazucr disse...

Qualquer jogador só ganha consistência, experiência e maturidade jogando, e principalmente no caso de um central, a experiência conta muito. O Miguel não tem jogado o que só prejudica a sua evolução. Devería ser emprestado para o ano. Para mim, apesar de Luisão e David Luiz estarem numa forma extremamente diferente (muito melhor) quem tem maiorpotencial é Sidney, para o mim o que conjuga mais e melhores qualidades. Só que não iniciou a época a jogar e parece-me que encarou a época de forma algo desplicente, talvez por perceber que tería este ano menos espaço que Luisão e o David. Quando se baixa a intensidade como o Sidney baixou, aumentado inclusivamente o peso, as lesões aparecem. O Benfica tem 4 bons centrais. Neste momento os titulares são-no por mérito. Miguel Vitor ultrapassou Sidnei na segunda linha.

ricardo84 disse...

Eu acho que pode dar um grande central. O potencial está todo lá. É preciso ter paciência, a mesma paciência que os corruptos tiveram com o Ricardo Carvalho e os resultados estão à vista...

sloml disse...

Concordo convosco no que respeita ao potencial para ser explorado, e refiro-o no texto. O problema é que, se um jogador desta idade e com o potencial que ele tem não joga praticamente nunca, acaba por estagnar. Por isso é que defendo que seja emprestado uma ou 2 épocas. Para ganhar estaleca. Depois voltaria muito melhor, exactamente como vocês referiram sobre Bruno Alves e Ricardo Carvalho, que só aos 23/24 anos entraram na equipa do Porto.

Abraço.

sloml disse...

Dezazucr, o post sobre o Sidnei está aqui:

http://gloriosachamaimensa.blogspot.com/2010/02/o-nosso-plantel-viii-sidnei.html

Podes ler e dizer o que achas. Aliás, podem sempre dizer o que acham de todas as "análises" aos jogadores do plantel já postados. Encontram-nos a todos na etiqueta "O nosso plantel".

Abraço

Bimbosfera disse...

Como se costuma dizer... É ao contrário do outro. Este sobe, o outro desce!

«A queda de um herói»

Eheheheh! Esta é uma «private», desculpem lá!

Abraço

Márcio Guerra

sloml disse...

Loool. Mas não percebi quem é o outro que sobe, oh Márcio...

Bimbosfera disse...

Então, quem sobe é o Miguel, pois tem o nosso aval. Tem que se aplicar, mas é dos nossos...

Foi mais uma ligação para a piadola!

Abraço

Márcio Guerra

sloml disse...

Ah, claro, claro. My bad.

Bimbosfera disse...

Se calhar estás a trabalhar, mas a esta hora já está para aí uma crónica do RAP, sobre a vitória de 4-0 ao Hertha, trá-la para cá, para o pessoal ler, se ainda não conhecer...
Entretanto, mais uma vitória à tangente, por 0-4, está difícil, andam muito cansados... O Di Maria, então, não pode com as pernas...
Vá, que depois comento a tua crónica!

Abraço

Márcio Guerra

sloml disse...

Eu já a tenho aqui pronta, mas só vai entrar amanhã de manhã. Não consegui arranjar tempo para a publicar hoje durante o dia. Agora, sairá a crónica.

Abraço

Vermelhusco disse...

Optima cronica!

No entanto, acho que o Miguel Vitor tem potencial para se tornar um icone do Benfica. Nao tem as qualidades do Roderick, David Luiz ou mesmo o Sidnei mas para mim tem algo que falta neste ultimo: entrega total, raca e muito profissionalismo.

E um central que bem trabalhado pode ficar um bom jogador. De facto quanto a centrais estamos muito bem servidos...
Quanto ao Fabio Faria, acho que ele nao compete directamente com o Miguel Vitor pois tambem pode jogar a lateral esquerdo e como acho que nao vai agarrar lugar a titular e mais provavel que jogue nessa posicao.

Mas tambem concordo que deve ser emprestado uma epoca a um clube da 1a Liga para ganhar experiencia.

Gostava era de ver o Halliche na Luz. Parece-me ser um bom central acho que daria luta aos titulares. A nao ser que o Benfica o venda depois do Mundial obviamente.

sloml disse...

Vermelhusco, na mouche no último parágrafo do teu comentário. Eu também gostava, mas a ideia é mesmo vê-lo a valorizar-se no Mundial para o vender por alguns milhões. No resto, concordo igualmente com tudo.