sexta-feira, 2 de outubro de 2009

AEK 1 - 0 Benfica - 2ª Jornada Liga Europa 09/10

Um desaire evitável. Pode descrever-se assim o jogo de ontem. O Benfica teve oportunidades de golo suficientes para poder sair de Atenas com mais uma vitória e até goleada, mas não foi feliz na finalização e aconteceram algumas desatenções defensivas que acabaram por dar frutos em cima do intervalo, com o golo do sueco Majstorovic.

Mas essas desatenções não aconteceram por acaso. Foram fruto da falta de atitude e excesso de confiança com que a equipa entrou no jogo. Deu a sensação de que os jogadores pensavam em que mais cedo ou mais tarde, o golo chegaria. Não chegou. Ou melhor, chegou e foi para o lado contrário.

Individualmente, não se pode culpar ninguém. Júlio César denotou muito nervosismo a jogar com os pés e nas saídas aos cruzamentos; Maxi não subiu uma única vez como tanto gosta; Luisão foi imperial em todo o jogo mas, como no melhor pano cai a nódoa, ficou a dormir no golo, bem secundado, diga-se, por David Luiz; César Peixoto continua a demonstrar a mesma qualidade de Jorge Ribeiro (cada um que avalie esta afirmação como bem entender); Javi e Ramires estavam exaustos, se bem que para mim Javi foi ainda assim o melhor em campo (como tem sido quase em todos os jogos); Di Maria voltou aos velhos tempos: inconsequente, não conseguiu desequilibrar, mas ainda assim empurrou a equipa para a frente; Aimar ficou atarantado à meia-hora e não devia sequer ter entrado para a segunda parte; Saviola não existiu e Cardozo só apareceu de livre.

No entanto, parece-me que até se pode culpar alguém individualmente: Jorge Jesus. Se uma equipa tem um estilo de jogo bem definido e comprovado em todos os jogos até agora, se os jogadores sabem perfeitamente o que devem fazer, se as ideias do treinador estão bem incutidas, o problema de falta de atitude e excesso de confiança que se viu tem de ser imputado ao treinador, que não os soube trabalhar mentalmente para o jogo em questão. Não há outra forma de ver as coisas. E pior, o Benfica voltou para a segunda parte com a mesma atitude com que abordou a primeira. Só acordou depois das entradas de Coentrão e Weldon. E atenção: eu considero Jorge Jesus o melhor treinador português, e já não é de agora. Já vem de longe. Mas ontem falhou claramente.



Realce ainda para problemas técnicos que o mesmo Jorge Jesus tem obrigatoriamente de trabalhar o quanto antes: treinar intensamente TODOS os guarda-redes do plantel para as saídas a cruzamentos: o problema não é de hoje e não é só de Júlio César, ou de Quim, ou de Moreira, é de todos eles; colocar outro jogador que não Di Maria a marcar os cantos ou, em alternativa, trabalhar intensamente com este esse aspecto; trabalhar intensamente com Coentrão a finalização (já exaspera a quantidade de boas oportunidades de golo que ele falha); e, mais importante que tudo: voltar a pôr a equipa aos saltinhos nas bolas paradas defensivas. Porque isso foi o que falhou ontem e está intimamente ligado à forma como os jogadores encararam o jogo. sem atitude, sem garra e sem atenção constante. Por isso é que se deu o golo que todos vimos. É urgente pensar nestas questões.

Por último, relembrar que o Everton venceu em Borisov e que estamos neste momento em 2º do grupo com os mesmos 3 pontos do AEK e já a 3 do Everton, pelo que é imperioso vencer o próximo jogo, em casa, exactamente contra os ingleses, para podermos pensar novamente no primeiro lugar do grupo e consequente qualificação para a fase seguinte.

Vamos ganhar em Paços 2ª, rumo ao 32º! É esta a minha convicção.

Vejam os melhores momentos do jogo aqui:

3 comentários:

Jotas disse...

Um jogo algo estranho de comentar, não me pareceu que o Benfica jogasse assim tão mal, como também esta equipa grega, me pareceu uma equipa perfeitamente ao alcance de um Benfica normal, então porquê de tão mau resultado? Pareceu-me que houve 3 factores fundamentais: Uma equipa mais desligada entre sectores do que é normal, falta de eficácia nas muitas situações de finalização criadas e um guarda - redes adversário como uma exibição perfeita.

Jotas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jotas disse...

Meu caro esquece o comentário anterior, já aceitei o teu convite e já te enviei o meu, é que não tinha visto o teu email.