segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Benfica 5 - 0 Everton - 3ª Jornada Liga Europa 09/10

Mais uma noite histórica na Luz. O Benfica goleou o Everton e bateu recordes que duravam há muitos anos: desde 70/71 que uma equipa inglesa não sofria 5 golos na Europa; desde 98/99 que o Benfica não marcava mais de 4 golos numa competição europeia; e esta foi a maior derrota europeia de sempre dos toffees. Como se vê, o Benfica continua a pulverizar recordes esta época, quase jogo após jogo.



O jogo começou numa toada mais morna, com o Benfica a assumir as despesas do jogo e o Everton a tentar sair em contra-ataques rápidos. No entanto, aos 14 minutos o festival Saviola começou. O avançado argentino foi o melhor em campo (mais uma vez) e continua a espalhar o seu brilho nos relvados portugueses, particularmente na Luz. Neste jogo, foi muito bem secundado por Di María, ambos com exibições magníficas. O primeiro golo é prova disso mesmo.



O início da segunda parte foi absolutamente demolidor. O Benfica marcou 3 golos em 6 minutos e acabou logo aí com o jogo. Os 2 de Cardozo foram resultado de jogadas magníficas, mais uma vez, de Saviola e de Di María. O de Luisão foi algo caricato, num canto superiormente apontado por Aimar.



A finalizar, mais uma obra-prima de Di María e Saviola, com o último a bisar e a igualar Cardozo no número de golos na Liga Europa (4 cada).



No Everton, não houve um jogador que fizesse uma exibição positiva. Esperava muito mais de Fellaini, de Cahill, e mesmo dos avançados Jô e Yakubu. O melhor acabou mesmo por ser o (surpreendentemente) suplente Saha, que entrou e mexeu com o ataque toffee, enviando mesmo uma bola ao poste, num lance à ponta-de-lança, ele que já havia marcado por 2 vezes ao Benfica, nos tempos do United.



Foi um jogo à Benfica de Jorge Jesus, e já vão faltando as palavras para caracterizar o futebol desta equipa. Este ano, tem sido um regalo ver os jogadores do Benfica em campo e o seu treinador no banco. Eu acredito em muitas vitórias esta época. As 4 competições oficiais podem perfeitamente ser ganhas. Vamos todos acreditar!

PS: No outro jogo do grupo, o BATE bateu mesmo o AEK e assim subimos ao primeiro lugar do grupo, com os mesmos pontos do Everton, enquanto os outros 2, depois de um duelo fratricida, ficaram nos últimos lugares, com 3 pontos cada. Se o Benfica vencer daqui a 2 semanas em Liverpool, a qualificação fica quase garantida.

Vejam os golos aqui:

1 comentário:

Jotas disse...

Caro Bruno, este jogo, teve uma 2ª parte a roçar a pefeição, foi fantástico.