sábado, 15 de maio de 2010

Comunicados

O futebol português está a entrar numa fase que eu confesso que nunca pensei vir a assistir. Depois dos actos de violência vistos no Porto, aquando do Porto-Benfica, e em Braga e no Porto, no dia em que o Benfica foi campeão, saiu a notícia de que o Porto teria de pedir protecção policial extra para a final da Taça, por medo de represálias de adeptos encarnados. Ora, o Benfica, de modo responsável, emitiu um comunicado a pedir que não houvesse qualquer tipo de violência e que tudo decorresse com a maior normalidade. Até aqui tudo bem. O triste nisto tudo é que o Porto veio logo a seguir emitir outro
comunicado
a descredibilizar as palavras do Benfica e a incendiar ainda mais os ânimos. A minha questão é: o Benfica não fez o seu dever cívico? Não tentou zelar pela segurança das pessoas? Parece-me que sim. E a seguir vem o Porto mandar tudo para as malvas e incutir ainda mais ódio ao Benfica nos seus adeptos. Isto é ridículo e está a tomar proporções extremas. Ainda vai acontecer algo de muito terrível nos próximos tempos, pelo andar da carruagem.

PS: Parece que eu e muitos outros bloggers fomos induzidos em erro pelas notícias vindas a público pela comunicação social e que afinal não morreu qualquer adepto benfiquista. Menos mal. Ao que parece, foi um participante num fórum de um programa da BenficaTv que afirmou isso em directo e a informação acabou por passar até ser difundida por toda a comunicação social. Felizmente não passou tudo de um boato (ao que parece). Espero que se confirme o erro da notícia. Era bom sinal.

7 comentários:

Mantorras disse...

É triste o que se tem passado no nosso futebol e para não se falar na desastrante época do Porto este ano vale a pena tudo.
Falem de tudo, inventem histórias, inventem comunicados a incendiar os adeptos, mas não se fale na época desastrosa do Porto.
Basta!
Temo pelo que possa vir a acontecer no futuro. O Benfica tem apregoado à calma, mas quem não se sente não é filho de boa gente. E começa a fartar...
Há dirigentes que nunca deveriam ter entrado no futebol, estão lá há demasiados anos e se não saírem a tempo, de certeza que vão destruir o nosso pobre futebol.
Como Benfiquista tenho pena que o meu clube pertença a um país tão pequeno.

Saudações Benfiquistas e parabéns ao Sloml por estes belos posts que nos fazem passar por aqui.

Manuel Oliveira disse...

SLOML, é realmente uma tristeza o espírito destes corruptos não assumidos.
Tudo o que venha do Benfica, para eles é para criticar.
Abraço.

71460_5/8 disse...

mais uma vez o Porto incita à violência. não é verdade que na benficaTV se tenha incentivado à violência quando se disse que os benfiquistas devem se recorrer das suas armas. porque foi dito claramente que essas armas não seriam pistolas, facas, ou bolas de golfe! eu direi que as armas invocadas são armas como a metralhadora do cardozo, os mísseis tele guiados de Aimar e Martins, as anti-aereas de Luisão e David Luiz entre outras. e sobretudo as armas da eloquência do RAP entre outros, as armas da persuasão e as armas do bom senso! coisa que os dirigentes do Porto não têm...

PS: de facto é triste que na BenficaTV um comentador tenha mentido (espero bem que sim porque espero que o rapaz de facto não tenha falecido nem tenha nenhum traumatismo permanente), mas mais triste é os orgãos que difundiram a noticia não terem dito que não foi num noticiário mas sim num fórum... ora se todas as mentiras que nos programas de 3 estarolas são ditas tivessem esta repercussão então já não havia forma de saber o que era verdade ou mentira!

sloml disse...

José, eu não o nego. Infelizmente há pessoas estúpidas em todo o lado. Mas do que tenho visto este ano, o ódio e a raiva estão mesmo todos apenas dos lados do Porto. Não conheço o Pragal Colaço, pois não costumo ver BenficaTv (não tenho tvcabo em casa) por isso não sei o que ele disse, mas espero que isso seja apenas uma opinião pessoal dele. Por mim, acabava-se a violência já hoje. Discutir futebol e exaltar-se com os contrários pela clubite é giro até um certo ponto. Agora chegar a estado de violência tal como o que estamos a chegar é de doidos.

No entanto, parece-me que o comunicado do Benfica é um acto cívico e que o do Porto vem apenas descredibilizá-lo e sim, incitar os seus adeptos a continuar a alimentar esta guerra contra o Benfica. Nada mais.

Rosmano disse...

Jose Pereira, tiveste dois benfiquistas a apelar a calma e um burro a apelar a retaliacoes. No entanto, levantas duvidas sobre qual a linha oficial do Benfica por causa de um burro a dar as suas opinioes.

O Benfica nao tem que se desculpar por todas as palavras proferidas pelas pessoas que comentam na sua TV. Tal como a Impresa nao tem que se desculpar pelos comentadores e os comentarios que fazem.

A mim parece-me bastante claro que o Benfica se demarcou dos comentarios do Pragal Colaco ao emitir um comunicado a apelar a calma dos seus adeptos e para nao agirem como os adeptos do Porto, nem como os seus dirigentes que so incentivam a violencia.

E desculpe la Jose Pereira, mas o Benfica PODE falar sobre a violencia. Nao apoia nenhuma claque e tenta demarcar-se de todas as situacoes de violencia.
Quanto ao auutocarro queimado, o Porto recusou a por o autocarro dentro das instalacoes do Benfica para salvaguardar contra actos reprovaveis.

Agoraa porque existe um comentador exaltado nao representativo da Direccao do Benfica, temos telhados de vidro??
Podem ter ocorrido situacoes infelizes com adeptos de todos os clubes mas o Benfica sempre soube demarcar-se das situacoes de violencia e condena-las. Pode-se dizer o mesmo do Porto?

sloml disse...

José, não é por um comentador imbecil ter dito uma imbecilidade num programa de tv que isso identifica o clube. Ele não estava a falar pelo clube. Era a mesma coisa que o Toni dizer algo do género. Nunca seria ele a falar do clube, mas sim por si próprio. Como disse (e bem) o Rosmano, o Benfica emitiu esse comunicado mesmo para se demarcar de afirmações desse tipo.

Mas é óbvio que todos os clubes têm telhados de vidro no que respeita a esta matéria. O que eu condeno é o acicatar ainda mais dos ânimos. Só queria que tudo isso acabasse.

Rosmano disse...

Jose Pereira, o Benfica pode falar sobre violencia. O Benfica nao acicata odios nem os animos e como se viu com este comunicado, tenta por agua na fervura.

E nada provou que quem atirou pedras ao autocarro do porto foram adeptos do Benfica: eram pessoas que nao estavam identificadas com cores de nenhum clube e num local completamente nao relacionado com o Benfica.
Quem atirou as culpas para cima do Benfica foi o Porto e a sua Direccao. Agora que o Porto vai ter um jogo nao relacionado com o Benfica de novo perto de Lisboa, para nao apontarem responsabilidades ao Benfica, a Direccao ja pediu aos socios e adeptos para serem civilizados.

Quanto as pedras no Estoril, tanto quanto sabemos ate podem ter sido membros da Juve Leo que nao sao anjinhos nenhuns!

Quanto a "minha" claque, nem os NN nem os Diabos Vermelhos sao claques reconhecidas pelo Benfica. Nem sao a "minha" claque. Nao sao reconhecidos e ate sao impopulares (veja como o estadio cantou em unissono no jogo contra o Liverpool contra quem faz parte dos NN e estava a armar confusao). Essa e a grande diferenca em relacao ao Sporting e Porto.

Alem do mais, se querem ver jogos na Luz os membros dos NN e Diabos Vermelhos tem que comprar Red Pass e pagar as quotas como qualquer socio do Benfica para se sentarem naqueles lugares. Nao ha ca beneficios nem acordos especiais.
O Benfica nao pode fazer muito mais para nao contribuir para o fenomeno de violencia do que o que faz.
O que falta e responsabilidade da parte de outras Direccoes, bem como uma Justica mais pesada para quem comete actos barbaros no futebol, mas isso ja e um problema do Pais em geral.

E se vir os comentarios do Madureira, ve que ele nao tenta fazer com que nao haja violencia. Ele sacode e a agua do capote para os actos de violencia que vao ocorrer que e bastante diferente. Mas diga-me quem e o Madureira no FCP? Na Direccao do clube? Nao e ninguem... E existiu alguem da Direccao do Porto a tentar colocar aagua na fervura sobre as situacoes que iam ocorrer? Que tem a dizer do comportamento de PdC no final do jogo em que desatou a insultar os membros da Direccao do Benfica na tribuna?