terça-feira, 11 de maio de 2010

Convocatória da Selecção para o Mundial'2010


Saiu a convocatória para o Mundial. Apesar de ainda não ser a final, visto que foram apresentados 24 nomes quando só poderão ir à África do Sul 23, é já praticamente a lista definitiva dos jogadores que irão representar Portugal na competição - sairá um, que no meu ponto de vista será Zé Castro ou Ricardo Costa.

Num breve comentário por posições, posso dizer que enquanto a chamada de Daniel Fernandes me surpreendeu, a de Beto já era há muito esperada. Tenho contudo de dizer algo antes de comentar: nunca fui apoiante de Scolari. Acho que os seus poucos conhecimentos tácticos e a aposta enorme na sorte, nas rezas e no espírito de grupo já não se usam. No entanto, tenho de admitir que a coisa não melhorou muito com Queiroz, que utiliza métodos muito diferentes mas continua a fazer algo que a mim me faz muita confusão e que Scolari também já fazia: levar jogadores à selecção que pouco jogam nos seus clubes. Para Scolari, tal devia-se a fazer da selecção quase um clube, fomentando o espírito quase de fazer do grupo uma família. Com Queiroz não tem nada a ver com isso, porque chamou vários jogadores que praticamente não tinham sido chamados em 2 anos. Então, o que será? Não sei. Só ele poderá responder a isso na sexta-feira, quando der a conferência de imprensa para explicar esta lista. Posto isto, resta-me dizer que, dada esta minha posição, acho inconcebível que Beto esteja no Mundial. Para mim, é ele o melhor guarda-redes português (falta-lhe apenas experiência internacional). No entanto, isso não muda em nada o facto de ter feito apenas uns 7 jogos durante a época. Um jogador que não é titular no seu clube nunca poderia ter lugar numa selecção. É assim que penso. E de acordo com este pensamento, acho que Quim e Rui Patrício seriam escolhas muito mais normais que Beto. Sobre Daniel Fernandes, dizer só o seguinte: começou a época como titular no Bochum, titularidade essa que haveria de perder depois de algumas exibições infelizes; em Janeiro, foi emprestado ao Iraklis, da Grécia, ganhando desde logo a titularidade. No entanto, e não conhecendo as suas qualidades como guarda-redes (confesso que nunca o vi jogar), acho que não ter lugar no penúltimo classificado da Alemanha já diz muito. Quando os guarda-redes de Benfica (melhor defesa do campeonato) e Sporting não são chamados em detrimento do reserva do despromovido Bochum, acho que está tudo dito.

Em relação aos laterais, não houve qualquer surpresa. Eram exactamente os 4 que eu esperava que fossem chamados. Com a lesão de Bosingwa e o ocaso de João Pereira no Sporting (fez a maior burrice da vida ao sair do Braga; se lá tivesse ficado, teria sido chamado de certeza), a direita ficou confinada a Miguel, há muito parte integrante da selecção, e a Paulo Ferreira. Se Bosingwa não se tivesse lesionado, não tenho dúvidas que era Fábio Coentrão a ficar de fora desta lista: ficavam Bosingwa e Miguel para a direita e Duda e Ferreira na esquerda. Com a lesão do luso-congolês, abriu-se uma vaga para a chamada (merecidíssima) de Coentrão, o único representante do campeão nacional na selecção (não deixa de ser curioso). Não me chocam estas escolhas, se bem que Paulo Ferreira passou grande parte da época sem jogar no Chelsea. Se fosse só pelo mérito, talvez não ficasse mal ser o Rúben Amorim a fazer companhia a Miguel no lado direito da defesa. Mas houve decisões bem mais polémicas.

No que toca aos centrais, a surpresa é a chamada de Ricardo Costa. Sinceramente, pensei que Queiroz fosse chamar apenas quatro centrais, sendo que Pepe podia jogar como central e no meio-campo e assim abrir lugar para mais um médio. No entanto, o seleccionador mostrou ser mesmo um técnico muito defensivo e optou por chamar quatro centrais mais Pepe (e Zé Castro). Bruno Alves, Ricardo Carvalho e Rolando já eram esperados (embora eu ache Rolando terrível), mas a chamada do Ricardo Costa é a cereja no topo do bolo. Eu preferia, de longe (porque também acho o Ricardo Costa um desastre), Carriço ou Tonel, pese a má época do Sporting, mas acima de tudo Fernando Meira, que não percebo porquê foi votado ao ostracismo pelo Queiroz. Relembre-se o Mundial 2006 e a dupla intransponível que fez com Ricardo Carvalho. Pormenores. Depois, haveria ainda Nunes, a fazer uma grande carreira no Maiorca. Mas foi Ricardo Costa o sortudo (e já vai disputar o seu 2º Mundial. Como é possível?...).

Para o meio-campo, Queiroz misturou médios defensivos com ofensivos e chamou Pedro Mendes, Miguel Veloso, Raúl Meireles, Tiago, Deco e os já referidos Pepe e Zé Castro. Os 6 primeiros eram escolhas óbvias. Como já disse antes, achava que Pepe poderia ser chamado no grupo dos centrais e assim libertar espaço para mais um médio, que eu acreditava ser João Moutinho mas que, no meu entender, seria muito mais merecido para Rúben Amorim, Carlos Martins ou Nuno Assis. Mas Queiroz voltou a surpreender pela negativa e para além de colocar o Pepe no grupo dos médios ainda chamou Zé Castro para as mesmas funções. Eu acredito que será ele a ficar de fora dos 23 definitivos, mas com este seleccionador é de esperar tudo. De referir que Zé Castro falhou quase toda a época por lesão, tendo reaparecido a jogar em Março. Desde aí, fez uns 7 jogos, sendo que teve culpas em quase todos os golos sofridos pelo Corunha (com o Valência, por exemplo, o Depor perdeu por 1-0 com um penalty de Villa por mão na bola de... Zé Castro). Não sendo um caso tão flagrante, temos o caso de Deco, que também jogou muito pouco ao longo da época. Será que Carlos Martins ou Nuno Assis não mereciam, no mínimo, ser suplentes de Deco? Se ele não puder jogar ou não estiver ao seu melhor nível, onde é que está um nº 10 suplente? São Tiago ou Meireles que vão fazer essa posição? Enfim...

Os extremos/avançados também não me surpreenderam minimamente. Cristiano Ronaldo, Nani e Simão eram inquestionáveis, Liedson e Hugo Almeida também e a dúvida era apenas saber qual seria a outra escolha: se outro extremo ou se mais um ponta-de-lança. A escolha acabou por recair num jogador que pode fazer qualquer posição do ataque e até dar uma perninha a 10, o Danny. E não me parece mal, pois está agora a cumprir o primeiro terço de campeonato na Rússia e tem estado em bom plano. O que já não me parece nada bem é ver Makukula ficar de fora dos eleitos, ele que será apenas o melhor marcador do campeonato turco. Em compensação, Hugo Almeida não marcou nem 10 golos durante a época. Mas enfim... Tenho também muita pena por Quaresma, mas para ser coerente com a minha posição também não o convocaria. Mas é uma pena ver desperdiçado tanto talento...

E pronto, já disse o que tinha a dizer sobre a lista. Agora, é esperar para ver qual o jogador que ficará de fora e apoiar a selecção no Mundial. É só o que podemos fazer.

7 comentários:

Manuel Oliveira disse...

SLOML, que seleccionador temos que não tem um pingo de coerência e de bom senso! Desastre completo esta convocatória. Enfim, milhões de portugueses não estão com a selecção e não é só por apenas ter convocado Coentrão.
Abraço.

Valco disse...

Não... não me identifico com aquela (des)selecção.
Viva a Argentina, Viva o Burkina Faso... não tá lá? Não faz mal.

Vermelhusco disse...

Tendo em conta que es politicamente correcto acredito que vas torcer pela Seleccao.

No entanto, eu nao me revejo numa seleccao cujo principal responsavel vvota constantemente ao ostracismo jogadores do Benfica que fizeram uma grande epoca. Noemadamente o Quim, o Carlos Martins e o Ruben Amorim.

A mim ja nem me entra na cabeca as convocatorias constantes do Duda para lateral-esquerdo quando o Cesar Peixoto e o Coentrao jogam nessa posicao.

Os meus convocados seriam:

GR: Eduardo, Quim e Rui Patricio.

Que mantivesse o Eduardo a titular porque na minha opiniao esta melhor que o Quim neste final de epoca.

Defesas: Miguel, Paulo Ferreira, Bruno Alves, Meira, Ricardo Carvalho, Pepe, Coentrao e Duda

Nao percebo a nao convocatoria do Fernando Meira nem do Carrico e a convocatoria do Ze Castro e Ricardo Costa acho que e a gozar com as pessoas. O Meira serve perfeitamente para substituto do Pepe pois tambem joga a medio defensivo se necessario.

Medios: Tiago, Pedro Mendes, Amorim, Carlos Martins, Deco, Miguel Veloso, Meireles,

Avancados: Nani, Simao, CR9, Liedson, Makukula

Se convocasse 24 como ele fez convocava o Carrico.

A minha convocatoria seria completamente diferente da do Queiroz. Mesmo durante o decorrer da fase de qualificacao.

Este mundial vou fazer algo que julgava impensavel e nao vou torcer pelo meu Pais. Vou torcer pelo Brasil e Argentina (nunca gostei do Brasil) e pelo Uruguai e Paraguai. Ate desejo mais sorte a Argelia do Haliche e Yebda do que a Portugal.

António Duarte disse...

Não me identifico com esta selecção, penso mesmo que vai ser uma desilusão. Mais valia termos ficado pelo caminho. Merdail e restante "troupe" da fpf p'rá rua, JÁ !!!

sloml disse...

José, não ponho em causa que o Beto seja bom, aliás como refiro no texto. Se tivesse mais experiência em jogos de alto nível, não teria qualquer medo de afirmar que é o melhor guarda-redes português. O que critico é o facto de quase não ter sido utilizado na época e ir ao Mundial. Apenas isso.

Sobre o Pepe, nem referi isso porque achei que era óbvio que o Queiroz o levaria. Mas sim, é mais um caso gritante de um jogador que chega lá sem competir há 5 meses. O Ricardo Carvalho também já vai para 2.

Quanto ao Moutinho, não concordo consigo. Fez uma época miserável e todos os outros médios que estão na lista estiveram bem melhor que ele. Não merecia estar no Mundial.

Ah, e o Ricardo Costa é, na minha opinião, pavoroso.

Valco e Vermelhusco: eu apoio a selecção porque sou muito patriota e, assim como nunca viraria as costas ao Benfica, independentemente de quem o lidera ou treina, também não as virarei nunca ao meu país. Vou torcer por Portugal como se fosse Jesus ou Mourinho o seleccionador e como se se fossem estas as suas escolhas. Isso não significa, Vermelhusco, que eu seja politicamente correcto. Acho o Queiroz um condutor de homens muito fraco e por isso um mau treinador de futebol, além de ultra-defensivo. Mas a questão aqui é que esta não é a minha selecção, nem a tua, nem a do Queiroz. São os jogadores que ele convocou, é certo, mas não é a selecção dele, tal como não era do Scolari quando estava cá ele (e também discordei muitas e muitas vezes das decisões do Scolari). Esta é a selecção de todos nós, é o nosso país, e eu só tenho de o apoiar incondicionalmente. Se por acaso fôssemos campeões do mundo eu queria lá saber quem tinham sido os convocados e se era a equipa do Queiroz. É a equipa de todos nós, goste-se ou não dela. Assim como o Benfica o é, goste-se ou não de quem o representa.

António, digo-lhe o mesmo que disse acima, e ressalvando que nunca direi que mais valia Portugal falhar uma competição tão importante. As razões são as mesmas que já referi acima. eu sou português e apoio o meu país acima de tudo. O que não quer dizer que goste de quem dirige a FPF nem do treinador. E muito menos que seja politicamente correcto, como o Vermelhusco disse. Não me vejo como sendo politicamente correcto, porque digo sempre o que penso, independentemente do que os outros pensem. E não deixo que ninguém pense pela minha cabeça. Apenas a minha cabeça (e o meu coração) estão sempre pelo Benfica e por Portugal.

Vermelhusco, percebo a tua crítica em relação ao Duda, mas para mim é muito melhor jogador que o Peixoto. Quanto ao Coentrão, aí já tenho as minhas dúvidas. O nosso é melhor. Em relação ao Meira, referi isso no post.

Joel disse...

Eu acho que nem o Trapattoni conseguia enfiar tanto defesa central numa convocatória ; 6 defesas centrais de raiz e miguel veloso que também pode fazer o lugar.

- Quando o 1º e 2º classificados da nossa liga levam 1 jogador cada e o 3º e 4ºclassificado, 4 e 3 respectivamente... isto pode dizer muito da qualidade deste 'plantel'. ( e não venham com a historia de que o Benfica e Braga só tem estrangeiros. Que eu saiba, o Hugo Viana, o Carlos Martins, Ruben Amorin por exemplo são portugueses).

- Alguém me explica porque é que Ricardo Costa, Daniel Fernandes, Beto, Zé Castro, são seleccionados? É que eu não percebo. Estes jogadores em média fizeram 10 jogos esta época cada um.
De referir a titulo de exemplo, que Zé Castro falhou quase toda a época por lesão, tendo reaparecido a jogar em Março. Desde aí, fez uns 7 jogos, sendo que teve culpas em quase todos os golos sofridos pelo Corunha (com o Valência, por exemplo, o Depor perdeu por 1-0 com um penalty de Villa por mão na bola de... Zé Castro).

Logicamente que eu estou em total desacordo com esta convocatória. E não serei o único concerteza.

É incrível que o guarda-redes titular do clube campeão nacional não seja convocado, Quim tem uma experiência quer nacional, quer internacional que não pode e não deve ser desperdiçada. Não vi um único jogo de Daniel Fernandes esta época. A verdade é que não se conseguiu impor no seu clube o Bochum, esse colosso do futebol mundial, tendo sido em janeiro emprestado ao Iraklis. É verdade que no Bochum estava tapado por três guarda-redes de nível mundial como são Phillip Heerwagen, Andreas Luthe e Rene Renno. Portanto todos compreendem o porquê de ter sido dispensado. Já no Iraklis fez uns fantásticos 10 jogos esta época pelo que se percebe que deve estar em grande forma. Sobre o Beto, é um bom guarda-redes sem dúvida, mas terá feito talvez 10 jogos esta época?

É uma vergonha o Quim ficar de fora.

E Daniel Carriço, não tem lugar na selecção? Não é melhor que o Ricardo Costa? Não será melhor que Zé Castro? Pode até não ser, mas está em melhor forma e com mais ritmo competitivo, já que foi titular do Sporting toda a época, enquanto que o Ze Castro fez cerca de 20 jogos.

O que dizer de Carlos Martins e Rúben Amorim? Dois médios em excelente forma, muito moralizados e com inegável qualidade? Raul Meireles esta em melhor forma?

Já agora, porque é que o Pepe foi convocado? Não está em causa a sua qualidade, mas já não joga a vários meses. Eu ouvi Carlos Queiróz dizer que quem não estivesse a jogar que não seria convocado! Fernando Meira está a jogar e bem e podia substituir muito bem o Pepe.


Deco também jogou muito pouco ao longo da época. Será que Carlos Martins,Hugo Viana ou Nuno Assis não mereciam, no mínimo, ser suplentes de Deco? Se ele não puder jogar ou não estiver ao seu melhor nível, onde é que está um nº 10 suplente?

Makukula não tem lugar?

Conclusão: Carlos Queiroz além de não ter categoria nem liderança, demonstrou com esta convocatória que a fez, não em função da forma dos jogadores , mas sim, para defender os interesses do Porto. A convocação de Beto, Rolando e Meireles, não se faz pelo momento de forma, já que os 3 fizeram uma má época, mas sim, para tentarem ser rentabilizados. A não convocação de Carlos Martins e Ruben Amorin demonstra um enorme anti-benfica; ainda deve andar com azia desde os celebres 6-3 quando este era treinador do Sporting.

sloml disse...

Não me chocava minimamente se o Patrício e o Moutinho lá estivessem, apesar da má época do Sporting. Mas também concordo que não estejam, porque não fizeram uma boa época, principalmente o Moutinho, que esteve muito apagado. E isso não se deve só à má época do Sporting, porque o Miguel Veloso fez uma das suas melhores temporadas de sempre. Daí a minha opinião de que o Moutinho não ser convocado não me choca. Claro que perder o lugar na convocatória para o Zé Castro... é complicado. Mas ém óbvio que o Amorim e o Martins fizeram uma época bem melhor do que qualquer um desses. Aliás, melhor do que qualquer um que está convocado. Dou de barato que o Meireles, o Pedro Mendes, o Tiago e até o Deco sejam muito bons jogadores e tenham de ser chamados, mas Martins não merecia a chamada como suplente de Deco (que não temos nenhum)? E se o Queiroz preza tanto jogadores polivalentes, bem, o Amorim faz 3 posições entre meio-campo e defesa, não chega?