segunda-feira, 24 de maio de 2010

E esta, hein?

Ao que parece, depois das declarações de Hermínio Loureiro a revelar que foi ameaçado por Adelino Caldeira (vice-presidente do Porto) para correr com o Ricardo Costa da Comissão Disciplinar da Liga, ainda em 2008 (logo depois de sairem as decisões do Apito Final), faltou coragem ao ex-presidente da Liga para acusar o Porto de tentativa de coacção e mandá-lo para a II Liga como aconteceu com o Boavista (que desceu na sequência do mesmo crime, recorde-se). Mais uma prova de que os pequeninos é que se lixam sempre. Gostava agora de ver os boavisteiros, que até se juntaram em vigílias pela verdade desportiva com os adeptos do Porto, a reclamar pelo facto do Porto não ter tido o mesmo tratamento que eles tiveram.

8 comentários:

ana_slb disse...

Pois é Sloml, os pequeninos é que se lixam sempre, e o pintinho safa-se sempre... São umas atrás de outras e fica tudo na mesma pros lados do dragão. A vergonha do costume!
Saudações Benfiquistas!

sloml disse...

Pois. Já nem surpreendem. Se o Porto fosse descer de divisão a loucura que não era neste país. De certeza que haveria quem tentasse matar o Hermínio (que curiosamente havia sido apoiado pelo Pinto da Costa no início do mandato). Coitado do Boavista lá foi. Como é pequenino ninguém quis saber deles.

sloml disse...

José, leia bem e com atenção todos os pontos da minha resposta.

1 - O que este senhor diz vem na lei. A lei é clara nos vários artigos que dizem respeito a estes factos, como ele muito bem aponta.

2 - José, não brinque comigo nem goze com a minha inteligência. O senhor é uma pessoa inteligente. O Adelino Caldeira não disse que ia deixar de apoiar o Hermínio, disse que lhe iam fazer a vida negra. Não tente branquear isto, homem, não tente.

3 - Não sei a quem se refere quando fala do presidente que branqueia capitais, e confesso que não estou muito à vontade para falar disso pois sou algo ignorante nessa matéria, mas por exemplo o que o Vale e Azevedo fez no Benfica prejudicou apenas o Benfica (roubou o clube). Não sei se este exemplo se enquadra aí, mas obviamente que um clube não pode ser penalizado por causa disso. No entanto, o que o Caldeira fez não é nada disso. O Caldeira falou na qualidade de vice-presidente do clube e disse (isto tendo em conta as palavras do Hermínio, claro) que lhe iriam fazer a vida negra caso não corresse com o Ricardo Costa da presidência da CD da Liga. José, isto é algo muito grave e sim, é coacção. Não tente desculpar isto, homem, não tente.

4 - Outra vez a questão (parva) de quando o Vieira disse que preferia ter pessoas fortes na Liga. Quando ele disse isso, disse-o (como o José refere, e muito bem) publicamente e em tom irónico, de gozo, em resposta a perguntas dos jornalistas. Isso foi gravado e filmado na altura, não sei se será possível encontrar esses vídeos no Youtube. Mas, como em tudo na vida, uma mentira dita muitas vezes torna-se verdade, e ao longo dos anos começou a circular como uma verdade absoluta que o presidente do Benfica havia dito isso em tom sério. Mas não, José, isso foi dito em tom de gozo, de... fina ironia, como vocês tanto apreciam no vosso presidente.

5 - O José mostra desconhecimento em relação ao porquê do Boavista ter descido de divisão. O Boavista não desceu por nada disso que o José referiu no seu comentário. O Boavista desceu porque alegadamente ficou provado que os dirigentes boavisteiros teriam ameaçado árbitros (ou coagido) para que apitassem a seu favor. Foi por isto que o Boavista desceu. É isso que é coacção. E isto que o Adelino Caldeira fez sobre o Hermínio Loureiro trata-se do mesmo: coacção, ameaças. Ele não disse, como o José bem tenta fazer crer, que o Porto retiraria o apoio ao Hermínio. Ele disse que lhe fariam a vida negra. É muito diferente, José. Muito diferente. Em duas palavras: é coacção e é crime. E seria punível com descida de divisão, caso estivéssemos num país em que não houvesse dois pesos e duas medidas. Mas aqui os grandes safam-se sempre e quem se lixa são os pequeninos. Portanto o Boavista lá foi e o Porto continuou a ganhar títulos e milhões de euros.

sloml disse...

Segundo declarações do Hermínio Loureiro, o vice do Porto disse apenas isso: ou afastavam o Ricardo Costa da presidência da CD (e isto por apenas tirar 6 pontos ao Porto num ano em que foi campeão com uns 14 de vantagem sobre o segundo - não sei do que é que o Porto se queixa, mas enfim), ou vamos fazer-lhe a vida negra. O José acha normal estas palavras? E acha normal isso que diz, do Porto "fazer a vida negra" ao Hermínio lançando comunicados a descridibilizar a Liga de Clubes? Então é este ambiente que queremos para o futebol português? Como os órgãos não decidem a nosso favor, ainda que decidam de forma justa, vamos fazer tudo para cairem no ridículo? José, desculpe, mas isso é mentalidade de gente mesquinha e sem educação. As pessoas têm de aceitar as decisões dos órgãos superiores, sejam elas a favor ou contra nós. Se é assim que funciona na vida civil, também tem de funcionar no futebol. O futebol português não tem de ser uma selva em que cada um tenta apenas o melhor para si e para os seus interesses. As pessoas que dirigem as mais altas instâncias no futebol têm, isso sim, de ser honestas, transparentes, incorruptíveis e idóneas. E não me parece que isso seja bem visto por alguns clubes, com o Porto à cabeça.

Exacto, o Porto não pode despedir, mas pode pressionar. É assim a sua linha de pensamento? Eu acho isso no mínimo ética e moralmente reprovável, mas ok.

O Vale e Azevedo pode ter prejudicado muita gente, mas o maior foi mesmo o Benfica, que ficou sem dinheiro e com o nome na lama durante uns anos. Se ia descer de divisão por causa disso... bem, tinham de descer a grande maioria dos clubes em Portugal... e no mundo, já agora.

Sobre o LFV, exactamente, aí tem toda a razão: há coisas que nãos e dizem em público. E parece-me que ele com os anos aprendeu isso. Mas sim, José, eu vi isso e foi obviamente ironia. Foi óbvio. Aliás, ele estava a gozar com certas situações (nomeadamente o Valentim Loureiro ser o presidente do Boavista e da Liga e o Porto também lá ter muita gente nos mais altos cargos).

Sobre o seu PS, eu tive o cuidado de referir várias vezes que as minhas palavras, assim como este comentário do Rui Santos, baseiam-se na entrevista que o Hermínio Loureiro dá ao jornal Sol e onde diz, ele mesmo, que o Adelino Caldeira lhe disse isso e que, por exemplo, foi o Pinto da Costa que lhe ligou a comunicar das decisões do CJ ainda antes de ele próprio as conhecer (e quando supostamente ainda ninguém as conhecia). Tráfico de influências e compadrio no seu melhor, mais uma vez.
Mas ainda sobre o que diz do Rui Santos, eu não tenho a mínima simpatia pela personagem nem o quero defender minimamente. O que está aqui em causa são as leis que ele refere e neste caso tem toda a razão. Se tudo se passou como o Hermínio relatou, sim, o Porto incorria em pena de descida de divisão. Não se diz a ninguém "Ou o despedes ou fazemos-te a vida negra". Não se diz, pura e simplesmente. Isto é uma ameaça, pinte-lhe o José da cor que pintar. É uma ameaça, é coacção sobre o presidente da Liga de Clubes e dava descida de divisão ao Porto. É triste, muito triste, mas é a verdade.

sloml disse...

1 - Pergunta-me se o Benfica não o faz. Respondo-lhe que não sei, Mostre-me uma ocasião em que o Benfica o fez.

2 - Não percebi o que é que esse exemplo da Google e da Microsoft tem a ver com o Porto pressionar a Liga a decidir a seu favor, mas ok. E José, coacção não é pressão. É ameaça. O que o Caldeira fez não foi apenas pressionar o Hermínio, foi ameaçá-lo. Isso é que é coacção.

3 - Nem me faça lembrar dos tempos que Pinto da Costa foi presidente da Liga. Por favor.

4 - José, neste caso terei de dizer que a lei é uma treta. Sendo assim, qualquer adepto que faça idiotices leva o clube a correr o risco de descer de divisão. É ridículo.

5 - Não, José, no caso do Boavista também não existiu nada consumado e mesmo assim eles desceram. "Apenas" por tentarem coagir o árbitro. O mesmo que aconteceria agora ao Porto. Mas tem razão na sua última ideia. Neste país, os criminosos acabam por se safar quase sempre devido à honestidade e ingenuidade das pessoas boas, que por mero acaso não andam todos os dias com gravadores no bolso para poder gravar e/ou filmar tudo o que acontece na sua vida. Porque se o fizessem, aí talvez já tivessem sempre as tão desejadas provas. Como não o fazem (eu também não o faço, obviamente) correm o risco de nunca lhes ser dada razão num tribunal. É pena.

sloml disse...

O quê? Eu disse num post anterior que não falo em casos porque não me convém? Diga-me, se faz o favor, onde é que eu disse isso. Quanto a esse caso do Diabo de Gaia, ok, vamos levar a lei à letra e o Benfica devia ter descido. Mas com a companhia do Porto e de muitos outros clubes que não cumprem as leis.

PS: Ah, e algo importante: para o Benfica ser formalmente acusado desse incidente e descer de divisão, o árbitro teria de ter colocado isso no relatório, e penso que não o fez, o que inviabiliza desde logo essa hipótese.

Mas digo-lhe, José, isto com toda a sinceridade: sim, a fazer cumprir a lei, ao que parece o Benfica devia ter descido de divisão por esse incidente. Até aceito isso, visto que é o que está na lei. Mas garanto-lhe que nunca deixaria de apoiar o meu clube por um acto tresloucado de um energúmeno que por acaso é sócio do clube. O que é uma coisa muito diferente de serem os próprios dirigentes do meu clube a tentarem corromper árbitros e ameaçar o presidente da Liga e da CD da Liga. Dirigentes, e não meros sócios/adeptos. Se isso acontecesse no meu clube, eu deixava de o apoiar até que essas pessoas saíssem da direcção. Coisa que não acontece com vocês, os adeptos do Porto, que veneram o Pinto da Costa e todos os crimes que ele e a corja corrupta dele cometem. Acredite que não me fazia qualquer diferença que o Benfica descesse por causa desse incidente ridículo. Pelo menos eu tinha a consciência limpa de que os dirigentes do meu clube não tinham cometido crimes nenhuns, apenas um adepto atrasado mental tinha mandado o clube para a 2ª. Era assim que eu me ia sentir, José. Portanto ficamos conversados no que respeita a este assunto.

sloml disse...

Que eu saiba, não há um único jornalista ou órgão português à excepção do jornal A Bola que ataque o Porto e os seus dirigentes. Aliás, a grande maioria até é mansa de mais e baixa de mais a bolinha para eles (já nem vou falar do O JOGO). Se não, a notícia do Correio da Manhã da falsificação dos vistos pelo SEF para os jogadores estrangeiros do Porto poderem ser utilizados mais rapidamente teria tido grande eco em toda a comunicação social, e não teve. Foi praticamente abafada. Se fosse no Benfica eu queria ver. Está enganado, José. É ao contrário. Tudo o que tenha a ver com o Benfica é amplamente noticiado, ganha uma proporção enorme, que não acontece nos outros clubes. Veja o caso das sms: mal o Hermínio disse que era de um clube de Lisboa, todos se apressaram a assumir que deveria ser do Benfica, aliás, escreveram mesmo assim: "presumivelmente do Benfica". Curiosamente, horas depois foi noticiado, mas com muito menos destaque, que afinal eram adeptos dos 3 grandes. Curioso, não é?

José, eu não sei se o Porto vai cair (aliás, sei bem que não), mas que devia cair por ser um antro de corrupção e crime, isso devia. E só se deveria levantar quando toda aquela podridão saísse dali. Porque o Porto antes do Pinto da Costa já era um grande clube, tinha sido o primeiro campeão português e já tinha muitos títulos ganhos. Esse presidente só foi conspurcar um grande clube.

E sim, espero sinceramente que muita gente vá presa. Era sinal que o futebol em Portugal finalmente mudava para melhor.

PS: Não me respondeu à primeira pergunta que lhe fiz. Onde é que eu disse que para mim era conveniente não responder a perguntas suas sobre crimes do Benfica? Porque não me convinha? Diga-me onde é que eu disse isso.

sloml disse...

1 - José, se não se fala de crimes do Benfica talvez seja porque o Benfica não os comete (não ponho as mãos no fogo por ninguém, atenção; o que digo é que se não há fumo, também não pode haver fogo).

2 - O que diz do Correio da Manhã é verdade, mas as palavras lá transcritas são de um elemento do DIAP, órgão que eu tenho como credível (pode ser ou não).

3 - Exacto, depois dele tem mais títulos internacionais, ganhos devido à hegemonia conseguida no campeonato nacional (à custa sabe-se lá do quê) que lhe permitiu ter dinheiro para comprar bons jogadores e assim ir ganhando reputação para comprar ainda melhores. Isto depois torna-se um ciclo vicioso. E atenção, o Benfica não ganha nenhum desde 62/63 mas ainda nos anos 80 esteve em várias finais (uma da Taça UEFA, 2 da Liga dos Campeões, e várias meias-finais das 3 competições; não ganhou por manifesto azar - perdeu uma por ter sofrido um golo em casa, perdeu outra nos penaltys, perdeu outra por 1-0 com o Milan... Não é porque só chegava lá nos anos 60, atenção). O Benfica só caiu verdadeiramente a partir dos anos 90.

4 - Eu não o acuso de nada que ele não tenha feito. Lembre-se disso.

5 - Mais uma alarvidade que de tanto reproduzida se tornou verdade. O Salazar não gostava de futebol, não ligava nenhuma a isso. E a maior parte dos membros do governo, inclusive o líder da PIDE, eram do Sporting. Não eram do Benfica. E se fizer as contas, José, o clube que ganhou mais campeonatos nos anos da ditadura foi o Sporting. Que curiosamente foi também o clube que menos ganhou desde que estamos em democracia. O Benfica ganhava antes e continuou a ganhar depois. É ir aos livros.

6 - Mentira. O Eusébio foi para o Benfica porque a oferta do Benfica foi melhor e a sua mãe assim o decidiu, em conjunto com ele. Veja o filme "Eusébio, O Pantera Negra" e veja todos os jornais, revistas, livros em que o Eusébio descreve tudo isso muito bem. Ele tinha uma proposta do Sporting, mas depois teve outra melhor do Benfica e preferiu o Benfica. Ninguém o desviou nem ninguém o roubou.

7 - O Benfica muito do que é hoje depende desses episódios? Diga-me apenas um. Um. Que eu desarmo-o logo. Desafio-o a ler muitos dos documentos que tenho aqui no blog que desarmam todos esses mitos que se dizem sobre o Benfica no Antigo Regime. Muitos dos presidentes benfiquistas eram comunistas, alguns foram perseguidos pela PIDE. O Benfica era o clube do povo, sempre foi. Os jornais tiveram de mudar a designação de "vermelhos", que era como o Benfica era conhecido, para "encarnados", como ainda perdura hoje, porque vermelho era a cor do comunismo. O primeiro hino do Benfica (veja no Youtube se quiser) chamava-se "Avante, Benfica" e confundia-se com as palavras de ordem dos comunistas. Sinceramente, José, não caia no mesmo erro dos iletrados que continuam a espalhar esses boatos como se de verdades inquestionáveis se tratassem. Leia esses documentos e pesquise sobre tudo isto que eu aqui escrevi, se quiser. Sempre aprende um pouco da história do Benfica e vê que se calhar muito do que de repente se começou a dizer para diminuir os feitos do Benfica nos anos 60 é injusto e mentiroso.

8 - Eu adorava que não houvesse casos nenhuns e que tudo decorresse sem qualquer incidente.