segunda-feira, 31 de maio de 2010

Mais uma prova...

... da grandeza do Benfica, relatada na primeira mão por um jogador que já actuou apenas e só no Barcelona, no Real Madrid, no Mónaco e no Sevilha. Fantástico.

"Ao longo da carreira encontrei vários tipos de adeptos. Dos fanáticos de Sevilha, aos low profile do Mónaco. Mas como também já referi, não encontrei nenhuns com a genuína paixão dos benfiquistas. É quase inexplicável. Sente-se olhando fundo nos olhos das pessoas. Sente-se nas manifestações espontâneas nas ruas, nos restaurantes, no estádio. Sente-se nas cartas que recebemos (...).
Quem já passou pelas mesmas situações - em países diferentes, com clubes diferentes e adeptos diferentes - sabe distinguir claramente os sentimentos. Aqui é distinto. Garanto!."

"O Benfica é um clube muito especial. Não digo isto para ser politicamente correcto ou conquistar o coração de quem quer que seja. Aliás, antes de vir para Portugal, posso confessar que desconhecia em absoluto esta grandeza.
O Benfica foi-me conquistando e convencendo com factos. É daqueles clubes que te surpreende dia após dia.
Quando conto isto a alguns colegas de outros clubes eles estranham. Como é que alguém passou pelo Real Madrid ou Barcelona se pode surpreender? A explicação é simples. O Real ou o Barça são como teatros gigantescos e nós, os jogadores, somos os actores principais de uma grandiosa encenação. No Benfica é outra coisa, mais ligada ao sentimento, ao povo, à paixão. Vem das raízes, é genuíno.
Os adeptos conseguem transmitir-nos exactamente o que lhes vai na alma. Sentimos essa força na pele. (...)
Cheguei a dizer ao Jorge Jesus: "Mister, isto nem no Madrid!"
O mesmo já tinha acontecido no estágio da Suiça. No meio das montanhas, num local quem nem vem no mapa, havia centenas de benfiquistas a apoiar-nos. Após o primeiro treino liguei à minha mãe e disse: "Mãezita, este clube é impressionante!"

Por Saviola no seu livro "Para ti, Cacho", dedicado ao seu falecido pai.

5 comentários:

Manuel Oliveira disse...

Que bom para nós benfiquistas ouvir isto, amigo Sloml.
Tens o livro ou tiraste este excerto de algum site/blog?

ana_slb disse...

O "Enorme" Saviola rendido ao Glorioso! É apenas mais um. E um orgulho para nós. É bom que todos, mesmo os que não passaram por outros grandes europeus, percebam que não vão encontrar nada igual no Mundo!
Saudações Benfiquistas!

sloml disse...

Sinceramente, Manuel, tirei de um blog mas já não sei bem qual. É que já vi isto há uns dias e fiz copy paste para uma mensagem que depois guardei como rascunho para postar quando tivesse oportunidade, mas estupidamente esqueci-me de pôr também o sítio de onde o tirei. As minhas desculpas, desde já, ao blog que publicou estes excertos em primeira mão.

Ana, sem dúvida. Felizmente são muitos os jogadores que passaram pelo Benfica e ficaram rendidos à grandeza do clube. O Saviola é mais um!

Jotas disse...

De facto, basta também nós olhar-mos para as reacções dos nossos jogadores, que percebemos logo que eles veêm o Benfica e os seus adeptos como algo de diferente.

Anónimo disse...

geotorelxz pay loans
credit card debt
bill consolidation loans