sábado, 8 de maio de 2010

RAP


Insultos de consolação

A fazer fé nos jornais desportivos, no fim do jogo de domingo passado o presidente do Porto, provavelmente por naquele momento não dispor de isqueiros, viu-se forçado a lançar sobre os elementos da direcção do Benfica presentes no camarote presidencial uma saraivada de insultos. Como sempre acontece quando alguém ligado ao Porto se comporta como um energúmeno, o culpado deste incidente foi, uma vez mais, o Benfica. Os dirigentes benfiquistas sabem perfeitamente que, se querem ser bem recebidos por Pinto da Costa, devem apresentar-se no Dragão com um apito na boca. Augusto Duarte — agraciado, segundo os relatos mais modestos, com um delicioso cafezinho — nunca se queixou das qualidades de Pinto da Costa como anfitrião. O problema só pode ser dos convidados.

Sem querer branquear actos repugnantes — até porque esse pelouro é dos subcomandantes da PSP do Porto — devo dizer que a ira de Pinto da Costa é compreensível. A posição que o Benfica ocupa no campeonato tem dedo do presidente do Porto. É evidente para todos que Jorge Jesus seguiu as indicações que Pinto da Costa deu a Augusto Duarte naquela notável escuta e, desde a primeira jornada, não tem feito outra coisa senão seguir «sempre em frente! Sempre em frente! Sempre em frente!» É muito desagradável quando os outros se aproveitam das nossas ideias.

SEGUNDO a opinião insuspeita e prestigiada de Cruz dos Santos, os amarelos a Di María e Maxi Pereira foram injustos, Fucile devia ter sido expulso ainda na primeira parte, e é discutível que não tenha havido penalties por mão de Hulk e derrube de Álvaro a Maxi. Além disso, de acordo com o mesmo especialista, o Benfica teria sido campeão já no domingo passado se tivesse sido assinalado o fora-de-jogo existente no golo do Braga. É refrescante poder ler as observações de um perito, sobretudo depois de passarmos uma semana a ouvir opiniões de completos leigos em arbitragem, como um Miguel Sousa Tavares, um Rui Moreira, ou um Olegário Benquerença.

APÓS o Benfica-Porto, segundo foi dado como provado, os jogadores do Porto não foram insultados nem agredidos. Houve, no entender da Comissão Disciplinar da Liga, uma provocação: o já célebre e por demais infame enxovalho «vão lá para dentro e voltem lá para cima». Os jogadores do Porto reagiram com o natural e amplamente justificado espancamento dos stewards. Já no Porto-Benfica, Jorge Jesus levou com um isqueiro e não reagiu. Luisão levou com outro isqueiro e não o devolveu. Os dirigentes do Benfica foram insultados e não reagiram. Foi, claro, uma vergonha para todos os benfiquistas. Isto é gente que não sabe estar no futebol.

LINDA e comovente, a homenagem que o tribunal obrigou o Sporting a prestar a Iordanov. Eu bem vi as lágrimas a marejarem os olhos do búlgaro quando José Eduardo Bettencourt, obedecendo à ordem judicial, lhe ofereceu uma lembrança. São sempre emocionantes, estas manifestações de gratidão que os clubes têm para com os seus heróis com o objectivo de evitar punições legais. Um juiz decretou que houvesse decência em Alvalade, e eles não tiveram outro remédio senão acatar a decisão. A lei é dura, mas é a lei.

Por Ricardo Araújo Pereira, edição 8 de Maio de 2010 in "A Bola"

7 comentários:

ana_slb disse...

Como sempre, mais uma grande crónica do RAP. Com subtileza ataca os nossos rivais nos pontos cirúrgicos!
Saudações Benfiquistas!

Bimbosfera disse...

«Dura Lex Sede Lex». Lá porque a Lei é dura não deixa de ser Lei, ehehhe!
Grande RAP, sempre na mouche!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

http://Bimbosfera.blogspot.com

Jotas disse...

A Catedral do Desporto já fechou para estágio e só reabre depois de curada a ressaca.

Bimbosfera disse...

Descanse sr. Pereira, que foi só o senhor que viu, e aliás, deveria ir ao oftalmologista, para ver se dá conta do isqueiro a voar para a esquerda do Luisão, à direita na imagem. Quem quer falar mal por falar faz como o senhor.
Passar bem!

Márcio Guerra

P.s.- O Cardozo passou o Falcao há instantes... Tome e embrulhe!

Bimbosfera disse...

Olá de novo. Caro José Pereira, se era para mim, creio que sim, é Márcio e não Mário, mas tudo bem.
Frustrado da vida? Hoje, ainda por cima? Viu a capa d'O Jogo? Bicada na águia. Espectacular.
Podem dizer que é de 5 em 5 anos, podem dizer que é o 1º em 5 anos, podem dizer até que o Falcao, que é bom, sim senhor, é melhor que o Cardozo, mas a prova, provada hoje, é que não foi. O melhor marcou mais golos. Claro que o senhor quer valorizar o seu peixe. Sabe, até o Liedson é melhor que estes dois para os Sportinguistas... Deixe lá isso, que isso passa. Para o ano estão a lutar outra vez, não é assim? As coisas voltam ao normal, não é mesmo? Teremos o Porto campeão 4 anos de novo, certo? E o nosso próximo campeonato será o dos parques de estacionamento, ou dos canais de televisão, ou do que vos apetecer apelidar. Vai depender de onde começarem a andar à porrada, não é? Vocês e o Braga, que já acham que são gente grande.
Já viu que o seu presidente até tinha mesmo razão no que dizia, que a luta do Porto era com o Braga ao invés do Benfica, este ano?
Frustrado? Eu? Não amigo, tenho uma namorada que adoro (lagarta!), tenho pais espectaculares e amigos dos filhos, tenho amigos, alguns azuis também, tenho outros vermelhos como eu, outros até verdes, até de outras cores tenho... Tenho um blog que está a correr muito bem, tenho um curso superior, estou a tratar de arranjar trabalho, a ganhar bem, o meu clube foi campeão, tivemos o melhor marcador do mesmo, temos jogadores espectaculares, tenho um clube de fazer inveja a quem, como o senhor, gosta de apontar o dedo...
Frustração? Eu? Não! Felicidade, pelo contrário!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

http://Bimbosfera.blogspot.com

P.s.- Se puser aqui um link com o vídeo e com o segundo em que se vê tal coisa, dou aqui a mão à palmatória... Se não puser o senhor o vídeo, bom, presumo que dê o senhor! Passar bem... Embrulhe, se quiser, 32º título nacional! São mais 10 do que vocês e 14 que os verduscos!

sloml disse...

José, toda a gente ficou com a sensação inicial que ele tinha devolvido o isqueiro à bancada. No entanto, depressa se chegou à conclusão que ele apenas simulou. No fundo, fez aquela brincadeira que os miúdos fazem em que fingem atirar algo ao amigo mas não atiram ou deixam cair. Luisão fez apenas isso, como se pode ver neste vídeo.

http://www.youtube.com/watch?v=Y9IhS4-Qo3c&feature=related

Em relação à última pergunta que faz, penso que já está respondida, visto que o Luisão não atirou nada para lado nenhum e só o facto de ter levado multa já por si é descabido. No entanto, José, sinceramente eu se estivesse no lugar dele tinha devolvido o isqueiro na hora. Os jogadores estão ali para fazer o seu trabalho e não para ser agredidos por energúmenos que muitos nem fazem nada na vida. Mas não estou aqui para julgar ninguém nem para fazer generalizações. Como já disse muitas vezes, neste blog só quero falar de futebol. Estou farto de falar de coisas que repugno. Para mim, lindo é o futebol jogado dentro de campo.

Bimbosfera disse...

Peço desculpas pelo número de campeonatos que li. Inclusivé tinha sido feito por um Portista num blog Benfiquista, assumi que estava correcto. São menos 2... Deixe lá isso...

Quanto a saber perder e saber ganhar... Bem, não sou eu que ando a dizer que o campeonato é dos túneis, não foram os jogadores do Benfica que agrediram outros, retire já agora ao Falcao os golos como o do penalty contra o Leiria, os golos com a mão, e se calhar estava era a lutar pela Europa com o Sporting.

Passar bem, que daqui já não leva mais nada.

Márcio Guerra