domingo, 9 de maio de 2010

Vários apontamentos

1 - O maior deles, para mim: o Portimonense conseguiu subir à Liga Sagres, 20 anos depois. A equipa de Portimão realizou um campeonato verdadeiramente heróico e, com um plantel que não é fantástico e com um dos orçamentos mais baixos da Liga Vitalis, conseguiu um feito verdadeiramente sensacional. Os meus parabéns à equipa e, já agora, o meu muito obrigado. 20 anos depois, o Algarve volta a ter duas equipas na primeira divisão. Então, foram Farense e Portimonense, sendo que os de Portimão desceriam no fim da época. Agora, Olhanense (que na semana passada atingiu a permanência e eu não o assinalei aqui - falha minha - mas que obviamente me deixou muito feliz) e Portimonense. Que se mantenham lá por muitos e bons anos. E sem alianças com clubes nenhuns.


PS: O Beira-Mar também garantiu a subida e inclusivamente o título de campeão da Liga de Honra. Não sendo um adepto acérrimo dos aveirenses, admito que também é um clube pelo qual tenho alguma simpatia, pelo que me alegro com o seu regresso. Parabéns também a eles.


PS2: Nos despromovidos, ao já condenado Carregado juntou-se o Chaves, outra equipa com a qual sempre simpatizei. Acho que Trás-os-Montes mereciam ter uma equipa nos escalões profissionais e até na I Liga. Infelizmente, os flavienses só conseguiram ficar um ano na Vitalis. Mas espero que se encham de brio e façam o jogo da sua vida daqui a uma semana, no Jamor. Salvem a época.


2 - O Benfica perdeu na finalíssima do campeonato de voleibol. Depois de termos tido o pássaro na mão, ao vencer os 2 primeiros jogos, acabámos por perder os outros 3. A final de ontem foi verdadeiramente épica e decidida a ferros, mas dou os parabéns ao Espinho, que tem uma excelente equipa, a melhor de Portugal, e também ao Benfica, que se bateu com muito brio. Se tivesse ganho o campeonato, isso sim seria um feito grandioso. Mas merece os parabéns à mesma.


3 - Perdemos também a final da taça de Portugal em futsal. Aqui, resta-me dizer apenas uma coisa: o Benfica tem, de longe, a melhor equipa e o melhor plantel de futsal em Portugal. No entanto, este ano tem vindo a claudicar nas provas internas. Sagrou-se campeão europeu, e só por isso já ficará para sempre na história, mas dentro de portas tem falhado. O Belenenses, por sua vez, tem sido a melhor equipa este ano, apesar de ter perdido a fase regular do campeonato para o Sporting na última jornada, e já há uns 2 anos que merecia ganhar um título. Foi a taça, espero que não seja também o campeonato e que esse venha para as vitrinas da Luz.


4 - Frederico Gil está na final do Estoril Open. Não sou um entendido de ténis, mas gosto muito de ver e espero que o jogador português consiga vencer o troféu, no que seria a primeira vez de sempre de um tenista luso em provas ATP. Força, Gil!


5 - Hoje vamos ser campeões nacionais de futebol pela 32ª vez. Só tenho a dizer isto: façam história. Força, Benfica!

3 comentários:

Mantorras disse...

Duas derrotas que assisti em frente ao televisor a sofrer, a do Futsal custou-me mais, nós merecíamos claramente ganhar, mas a bola é redonda e eles foram muito felizes.
No Vólei, depois de chegados à negra, não tinha grandes expectativas, mas eles fizeram-me acreditar e foi por uma unha negra.

Quanto ao Frederico, também foi por um triz que não tivemos pela primeira vez um Português a ganhar o Estoril Open. Mas que bela prestação.

Quanto ao Chaves que tristeza, como transmontano tenho muita pena que os flavienses tenham descido, mas a situação económica não é a melhor. Assisti na penúltima jornada ao Covilhã-Chaves e penso que a descida é merecida, jogam muito pouco. O Tulipa em dois anos duas descidas, Chaves e Trofense. Mas não esqueçamos que o Chaves fez uma excelente carreira na Taça e era lindo uma gracinha no Domingo. Acreditem que Domingo têm milhões de pessoas do vosso lado. Acreditem, a bola é redonda.

Quanto às subidas à Liga Sagres preocupo-me sempre. Começa a ser normal o benfica perder pontos com recém-promovidos, equipas que se vendem em busca de afirmação no escalão maior. Percebo a admiração do sloml por equipas algarvias, mas não me esqueço do nojo que o Olhanense me meteu no nojo em Olhão e temo que o Portimonense possa ser o novo Porto C, o Jorge Costa já se demitiu do Olhanense.

Quanto ao Beira Mar, não me diz grande coisa, apesar de o preferir a Leixões e afins, mas este ano torci pelo Beira Mar desde a primeira jornada. O meu vizinho que vi crescer, com quem joguei muitos torneios, Rui Sampaio tem vindo a assumir-se no futebol profissional. Já é apontado como uma promessa do nosso futebol com vários clubes portugueses e estrangeiros interessados. Espero que ele possa jogar na Liga Sagres com regularidade para crescer ainda mais.
Rui estou ctg!

Bom post sloml!

Abraço!

sloml disse...

As 3 derrotas (2 do Benfica e a do Gil) custaram-me muito, porque em todas houve alturas em que podíamos perfeitamente ter acabado com os jogos e ganhar. Acabaram por ser muito amargas.

Em relação ao teu receio das equipas que sobem, eu não comungo da mesma opinião. Percebo o que dizes do Olhanense e garanto-te que quase todos os adeptos do clube também repudiam a aliança que foi feita com o Porto. No entanto, com a saída do Jorge Costa e o fim dos empréstimos de vários jogadores, espero que se abra uma nova página e que o Olhanense volte a ser independente de interesses externos. O Portimonense, segundo sei, não anda a reboque de ninguém, embora agradeça, como é normal, os empréstimos dos grandes. Mas por enquanto não tenho razões para temer nada disso.

Quanto ao Rui Sampaio, terá sido, porventura, a grande revelação desta II Liga (a par do João Silva, do Aves). Vi alguns jogos do Beira-Mar e gostei muito dele. Tem potencial para ir muito longe.

Obrigado pelo comentário, Mantorras.

Mantorras disse...

Engraçado falares no João Silva. Foi meu aluno há três anos em Santo Tirso. Por acaso nunca o vi jogar, mas posso dizê-lo que é um miúdo com uma maturidade acima da média e é de uma humildade extrema. Como pessoa tem tudo para ser um grande jogador.
Este ano acompanhei toda a época do Aves por causa dele e mostrou muito potencial. Ele têm atributos físicos, alto e possante, e se evoluir convenientemente pode ir muito longe, afinal não abundam pontas de lança em Portugal.
Já assinou pelo Everton, que seja Feliz!

Abraço