1 - O maior deles, para mim: o Portimonense conseguiu subir à Liga Sagres, 20 anos depois. A equipa de Portimão realizou um campeonato verdadeiramente heróico e, com um plantel que não é fantástico e com um dos orçamentos mais baixos da Liga Vitalis, conseguiu um feito verdadeiramente sensacional. Os meus parabéns à equipa e, já agora, o meu muito obrigado. 20 anos depois, o Algarve volta a ter duas equipas na primeira divisão. Então, foram Farense e Portimonense, sendo que os de Portimão desceriam no fim da época. Agora, Olhanense (que na semana passada atingiu a permanência e eu não o assinalei aqui - falha minha - mas que obviamente me deixou muito feliz) e Portimonense. Que se mantenham lá por muitos e bons anos. E sem alianças com clubes nenhuns.
PS: O Beira-Mar também garantiu a subida e inclusivamente o título de campeão da Liga de Honra. Não sendo um adepto acérrimo dos aveirenses, admito que também é um clube pelo qual tenho alguma simpatia, pelo que me alegro com o seu regresso. Parabéns também a eles.
PS2: Nos despromovidos, ao já condenado Carregado juntou-se o Chaves, outra equipa com a qual sempre simpatizei. Acho que Trás-os-Montes mereciam ter uma equipa nos escalões profissionais e até na I Liga. Infelizmente, os flavienses só conseguiram ficar um ano na Vitalis. Mas espero que se encham de brio e façam o jogo da sua vida daqui a uma semana, no Jamor. Salvem a época.
2 - O Benfica perdeu na finalíssima do campeonato de voleibol. Depois de termos tido o pássaro na mão, ao vencer os 2 primeiros jogos, acabámos por perder os outros 3. A final de ontem foi verdadeiramente épica e decidida a ferros, mas dou os parabéns ao Espinho, que tem uma excelente equipa, a melhor de Portugal, e também ao Benfica, que se bateu com muito brio. Se tivesse ganho o campeonato, isso sim seria um feito grandioso. Mas merece os parabéns à mesma.
3 - Perdemos também a final da taça de Portugal em futsal. Aqui, resta-me dizer apenas uma coisa: o Benfica tem, de longe, a melhor equipa e o melhor plantel de futsal em Portugal. No entanto, este ano tem vindo a claudicar nas provas internas. Sagrou-se campeão europeu, e só por isso já ficará para sempre na história, mas dentro de portas tem falhado. O Belenenses, por sua vez, tem sido a melhor equipa este ano, apesar de ter perdido a fase regular do campeonato para o Sporting na última jornada, e já há uns 2 anos que merecia ganhar um título. Foi a taça, espero que não seja também o campeonato e que esse venha para as vitrinas da Luz.
4 - Frederico Gil está na final do Estoril Open. Não sou um entendido de ténis, mas gosto muito de ver e espero que o jogador português consiga vencer o troféu, no que seria a primeira vez de sempre de um tenista luso em provas ATP. Força, Gil!
5 - Hoje vamos ser campeões nacionais de futebol pela 32ª vez. Só tenho a dizer isto: façam história. Força, Benfica!
ONZE PARA A TAÇA
Há 9 horas
3 comentários:
Duas derrotas que assisti em frente ao televisor a sofrer, a do Futsal custou-me mais, nós merecíamos claramente ganhar, mas a bola é redonda e eles foram muito felizes.
No Vólei, depois de chegados à negra, não tinha grandes expectativas, mas eles fizeram-me acreditar e foi por uma unha negra.
Quanto ao Frederico, também foi por um triz que não tivemos pela primeira vez um Português a ganhar o Estoril Open. Mas que bela prestação.
Quanto ao Chaves que tristeza, como transmontano tenho muita pena que os flavienses tenham descido, mas a situação económica não é a melhor. Assisti na penúltima jornada ao Covilhã-Chaves e penso que a descida é merecida, jogam muito pouco. O Tulipa em dois anos duas descidas, Chaves e Trofense. Mas não esqueçamos que o Chaves fez uma excelente carreira na Taça e era lindo uma gracinha no Domingo. Acreditem que Domingo têm milhões de pessoas do vosso lado. Acreditem, a bola é redonda.
Quanto às subidas à Liga Sagres preocupo-me sempre. Começa a ser normal o benfica perder pontos com recém-promovidos, equipas que se vendem em busca de afirmação no escalão maior. Percebo a admiração do sloml por equipas algarvias, mas não me esqueço do nojo que o Olhanense me meteu no nojo em Olhão e temo que o Portimonense possa ser o novo Porto C, o Jorge Costa já se demitiu do Olhanense.
Quanto ao Beira Mar, não me diz grande coisa, apesar de o preferir a Leixões e afins, mas este ano torci pelo Beira Mar desde a primeira jornada. O meu vizinho que vi crescer, com quem joguei muitos torneios, Rui Sampaio tem vindo a assumir-se no futebol profissional. Já é apontado como uma promessa do nosso futebol com vários clubes portugueses e estrangeiros interessados. Espero que ele possa jogar na Liga Sagres com regularidade para crescer ainda mais.
Rui estou ctg!
Bom post sloml!
Abraço!
As 3 derrotas (2 do Benfica e a do Gil) custaram-me muito, porque em todas houve alturas em que podíamos perfeitamente ter acabado com os jogos e ganhar. Acabaram por ser muito amargas.
Em relação ao teu receio das equipas que sobem, eu não comungo da mesma opinião. Percebo o que dizes do Olhanense e garanto-te que quase todos os adeptos do clube também repudiam a aliança que foi feita com o Porto. No entanto, com a saída do Jorge Costa e o fim dos empréstimos de vários jogadores, espero que se abra uma nova página e que o Olhanense volte a ser independente de interesses externos. O Portimonense, segundo sei, não anda a reboque de ninguém, embora agradeça, como é normal, os empréstimos dos grandes. Mas por enquanto não tenho razões para temer nada disso.
Quanto ao Rui Sampaio, terá sido, porventura, a grande revelação desta II Liga (a par do João Silva, do Aves). Vi alguns jogos do Beira-Mar e gostei muito dele. Tem potencial para ir muito longe.
Obrigado pelo comentário, Mantorras.
Engraçado falares no João Silva. Foi meu aluno há três anos em Santo Tirso. Por acaso nunca o vi jogar, mas posso dizê-lo que é um miúdo com uma maturidade acima da média e é de uma humildade extrema. Como pessoa tem tudo para ser um grande jogador.
Este ano acompanhei toda a época do Aves por causa dele e mostrou muito potencial. Ele têm atributos físicos, alto e possante, e se evoluir convenientemente pode ir muito longe, afinal não abundam pontas de lança em Portugal.
Já assinou pelo Everton, que seja Feliz!
Abraço
Enviar um comentário