segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Portimonense 0 - 1 Benfica - 8ª Jornada 2010/11

Mais uma vez fomos capazes de responder ao desaire europeu com uma saborosa e sofrida (mais do que era necessário) vitória para o campeonato. Este não é o Benfica da época passada, já todos sabemos disso, e as ausências de jogadores chave continuam a ser muito difíceis de ultrapassar (Kardec ainda não é um substituto à altura de Cardozo e Peixoto nunca será uma alternativa a Fábio Coentrão). No entanto, hoje vimos um Benfica dominador qb e a falhar oportunidades em catadupa (só assim de repente lembro-me de 2 de David Luiz, mais 2 de Luisão, mais 2 de Kardec e outra incrível de Jara). E no final, só ganhámos (mais uma vez) pela margem mínima, à semelhança do que tinha acontecido frente ao Marítimo e ao Braga (embora na Madeira, como hoje, tenhamos tido muito mais oportunidades que contra o Braga).


O Portimonense ainda foi assustando aqui e ali, sempre através de Candeias, mas no geral o Benfica teve sempre o jogo controlado e até dominado. Na primeira parte, David Luiz, por duas vezes, e Luisão, numa ocasião, tiveram tudo para inaugurar o marcador, mas Ventura (o melhor em campo) foi adiando o inevitável até onde pôde. Que foi até aos 49 minutos, quando Javi García, que já não marcava há vários meses, voltou a ser decisivo, tal como havia sido na recepção à Naval, na última temporada. O espanhol é muito bom a jogar de cabeça e aproveitou também a passividade da defesa do Portimonense (muito permeável em variadíssimas ocasiões, como eu havia aqui referido antes do jogo) para fazer o golo que o Benfica já merecia. A partir daqui, a equipa de Portimão (que foi montada inicialmente ao estilo dos velhos tempos, com todos os jogadores atrás da linha da bola - o denominado "autocarro") tentou subir um pouco no terreno, mas nunca teve a clarividência e, sejamos francos, a qualidade para fazer mossa na defesa encarnada. Candeias bem tentou, mas a equipa acabou por se ressentir da táctica de Litos, demasiado medrosa. Foi mesmo o Benfica que podia ter fechado o jogo por variadas ocasiões, mas Kardec e depois Jara (este num falhanço imperdoável) não conseguiram fazer o 2-0 da tranquilidade. Por sorte, a defesa hoje portou-se muito bem e não permitiu quaisquer veleidades.


O Benfica obteve assim um triunfo totalmente justo, recuperando o segundo lugar e colocando alguma pressão em cima do Porto - embora eu não acredite que os portistas deixem escapar pontos em casa com o União de Leiria, mas pronto, a esperança é a última a morrer. Para a semana há a recepção ao Paços de Ferreira, mais um encontro em que a vitória será crucial, pois na jornada seguinte temos o escaldante Porto-Benfica, pelo que estamos completamente proibidos de perder pontos até lá (até porque eu tenho uma secreta esperança de que a Académica, a fazer um grande campeonato, consiga roubar pontos aos dragões em Coimbra). Outra coisa: o Jorge Jesus vai ter de gerir muito bem a questão dos cartões, pois temos neste momento 4 jogadores importantíssimos em risco de falhar a deslocação ao Porto: Maxi, Luisão, Carlos Martins e Javi García. Na minha opinião, descansavam todos menos o Luisão. Para a recepção ao Paços de Ferreira, que não é nenhum colosso, penso que o Luís Filipe desenrascava no lugar do Maxi, o Airton idem no lugar do Javi e um qualquer Felipe Menezes, Salvio ou até o Weldon fariam o lugar do Martins. Penso que são jogadores importantíssimos e não nos podemos dar ao luxo de ficar sem nenhum deles para a 10ª jornada. Acho que o Luisão tem de jogar nesse jogo porque, caso o Maxi fique no banco, não confio numa defesa composta por Luís Filipe (ou Airton), Sidnei, David Luiz e Coentrão (ou Peixoto, se o Coentrão não recuperar até lá). E também acho que o Luisão aguenta um jogo com o Paços sem ver um cartão. Portanto, vamos lá, Benfica. Porque eu ainda acredito, rumo ao 33º!

O resumo do jogo aqui:

1 comentário:

Bimbosfera disse...

Boas. Neste momento só me interessa reduzir a desvantagem, se possível já hoje. Depois disso, vamos tratar do campeonato. Quero estar em posição de depender de nós ganhá-lo!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com