sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Schalke 04 2 - 0 Benfica - Fase de Grupos Liga dos Campeões 2010/11

Depois de um bom começo, demos-lhe uma sequência horrível. A derrota na Alemanha, para além de ser perfeitamente evitável (porque o Benfica demonstrou, particularmente durante a primeira parte, ser completamente capaz de vencer o jogo), deixou-nos em muito maus lençóis no que toca ao apuramento, pois agora estamos totalmente obrigados a pelo menos empatar em Lyon para ainda podermos sonhar com o apuramento (isto porque é quase certo que o Schalke vai vencer o duplo confronto com o Hapoel e assim chgar aos 9 pontos ao fim da 4ª jornada). O Benfica terá agora de pelo menos empatar em Lyon e depois bater os franceses em casa para voltar a ficar em posição de se apurar. Caso o resultado em Lyon seja a derrota, resta-nos fazer as malas para a Liga Europa.


O Benfica não entrou nada mal no jogo. Controlou, criou oportunidades e podia ter marcado (a exemplo do que aconteceu na Madeira, frente ao Marítimo). Não o fez e aos poucos o Schalke começou a subir no terreno e a acreditar que podia mesmo ganhar o encontro. A bola ao poste de Raúl em cima do intervalo foi apenas o primeiro aviso (destaque para a grande defesa de Roberto na sequência desse lance, após remate de Rakitic). O pior chegou já a meio da segunda parte. Num lance em que mostrou toda a sua inaptidão defensiva, César Peixoto conseguiu por 2 vezes estar na posição certa e acabar por sair dela, falhando a intercepção e permitindo a Farfán (o melhor em campo dos alemães) abrir o marcador. Já aqui o disse algumas vezes e houve algumas vozes que não concordaram comigo, mas a verdade é esta: César Peixoto não tem a qualidade suficiente para jogar no Benfica. O problema não é dele, claro, mas esta é a verdade. E amadorismos destes pagam-se caro numa competição como a Liga dos Campeões.


Logo depois, a lesão de Cardozo permitiu ao Schalke controlar totalmente o jogo (o Benfica desapareceu ofensivamente, muito por culpa também da má decisão de Jesus em tirar Saviola para colocar Aimar) e foi sem grande surpresa que o 2-0 surgiu, dos pés do "desejado" Huntelaar. Realce para a perda de bola infantil de David Luiz. Mais um dos meninos queridos dos adeptos, mas que curiosamente consegue ter falhas imperdoáveis em muitos dos jogos mais importantes (vide o jogo com o Liverpool na época passada e outros em anos anteriores). Na minha opinião, nós, os adeptos do Benfica, criámos um monstro: monstro no sentido de que fizemos dele um jogador que não é. É um bom central, sim senhor, pode vir a ser um grande central, talvez dos melhores do mundo, acredito, mas ainda não o é, nem de perto nem de longe, ao contrário do que muitos benfiquistas julgam. E pronto, em mais um disparate seu (a partir dos quais nasceram muitos dos golos sofridos pelo Benfica o ano passado) nasceu um golo do adversário. É assim.

Como já disse acima, esta derrota deixa tudo mais negro. Teremos agora de vencer obrigatoriamente os jogos em casa contra Lyon e Schalke e conseguir empatar em Lyon e pelo menos o empate em Israel (a vitória, sim, era o ideal). Para já, a deslocação a Lyon é como se fosse uma final. Vai ter de ser encarada como tal. A curto prazo, as atenções têm de estar viradas para a recepção ao Braga, no que pode vir a ser um jogo decisivo para o decorrer do campeonato. A vitória é imprescindível para ultrapassarmos os minhotos e não deixar o Porto fugir (acreditando mesmo que eles podem escorregar em Guimarães). Não vencermos o Braga no momento que ambas as equipas atravessam era mais um rude golpe nas nossas aspirações. Porque eu ainda acredito no 33º, força Benfica!

Os golos do jogo aqui:

4 comentários:

Anónimo disse...

O Benfica continua a falhar muito na finalização, a defesa deles e muito boa mas o saviola tinha marcado no inicio de jogo.
O cesar peixoto nao merece estar no 11 inicial, David luis tem de perceber que não estávamos em portugal e que ele nao pode tentar fintar toda a gente porque ja sofremos golos na luz contra o paços, em liverpool e agora por causa disso.
Os lançamentos deviam ser executados de outra forma e os cantos estao uma vergonha, mandam sempre para o guarda-redes, luisao muito lento, roberto jogou bem e nao teve hipotese nos golos e o jesus nao parece aquele que gritava com os jogadores quando ganhavamos por 8.

Berrante De Encarnado disse...

Boa crónica. Concordo com quase tudo, menos em dois pontos.

- Não acho que tenha sido após a lesão de Cardozo que o Benfica entregou o jogo. Penso que foi logo no inicio da 2ª parte, com o recuar em demasia das linhas, e pior ficou com a saída de Saviola. Quando Cardozo se lesionou, já o jogo estava entregue.

- Não acho que o David Luiz seja pior do que os benfiquistas pintam. Acho é que ele este ano está muito convencido em campo e menos lutador que no passado. Terá que ser mais humilde, responsável e lutador, que foram as características que fizeram dele um grande central.

BENFICA SEMPRE!

Cumprimentos

(podemos trocar links?)

Manuel Oliveira disse...

Caro Sloml, entregámos o ouro ao bandido! Foi uma derrota que doeu sobretudo porque a vitória parecia ao nosso alcance até sofrermos o 1º golo.

Abraço.

sloml disse...

Anónimo e Manuel, concordo com tudo.

Berrante, concordo em parte. É verdade que o Benfica recuou as suas linhas após a substituição e isso fez com que o Schalke se adiantasse cada vez mais, mas na minha opinião foi após a saída do Cardozo que o Benfica desapareceu totalmente do jogo em termos ofensivos. Até aí, parecia-me possível que ainda conseguíssemos chegar ao empate.

Quanto ao David Luiz, também concordo em parte. Apenas discordo da sua primeira frase. Eu acho realmente que ele não é o melhor do mundo, como os benfiquistas tanto gostam de ressalvar.

Podemos, claro. O seu já está ali ao lado.

Abraço a todos.