segunda-feira, 12 de outubro de 2009

O nosso plantel I - Quim

Estreio hoje mais uma rubrica neste blog, desta feita um espaço que será dedicado a analisar os jogadores que compõem o nosso plantel e que no fim desta época poderão ser vencedores das 4 competições em que participam.

O primeiro cliente desta rubrica é o guarda-redes titular do campeonato: Quim.



Quim está no Benfica desde 2004/05. Proveniente do Braga, onde era o dono da baliza há vários anos, com estatuto de internacional A, vindo do Euro 2004, chegou com Yannick para suprir as saídas de Bossio e Zach Thorton e lutar pela titularidade com Moreira. Começou a época como suplente de Yannick e logo depois passou a ser a sombra de Moreira. Trappatoni preferia o jovem guarda-redes e Quim esteve praticamente uma volta inteira sem jogar. Depois do desaire no Restelo, onde o Benfica perdeu por 4-1, o treinador italiano fez a troca na baliza (curiosamente, Moreira até foi o melhor benfiquista em campo, impedindo uma goleada com contornos ainda mais dramáticos). Quim ganhou o lugar e apenas o cedeu a Moreira no jogo no Algarve com o Estoril. Acabou a época com 19 jogos efectuados na Liga e com o título de campeão no bolso.



Na época seguinte o treinador mudou e logo Quim voltou a sentar-se no banco, como suplente de Moreira. Koeman defendia que, numa posição em que os 2 jogadores tivessem a mesma valia, jogaria sempre o mais jovem e assim a sua opção recaíu em Moreira. Infelizmente, o menino da cantera benfiquista lesionou-se gravemente logo à 5ª jornada e Quim voltou aos postes. No entanto, as lesões apanharam também o internacional português, que teve de ser substituído durante alguns jogos pelo júnior Rui Nereu. Quim chegou a jogar lesionado durante essa fase, até que Moretto chegou e passou a ser o titular da baliza encarnada. O número 12 do Benfica acabou a época com apenas 7 jogos efectuados na Liga.



Nova época, novo treinador e finalmente Quim é a aposta inicial. Fernando Santos, em detrimento de Moretto, devolve a titularidade ao internacional português, que a perde apenas num jogo, por lesão. Acaba a terceira época no Benfica com 29 jogos efectuados.



2007/08 é a época mais conturbada de Quim no Benfica, mas um denominador é comum na equipa encarnada: o guarda-redes. Quim é aposta de Fernando Santos, Camacho e Chalana, acabando com 30 jogos efectuados, sendo por isso totalista de jogos no campeonato. Moreira e Moretto foram meros figurantes.



Quique Flores também lhe confiou a titularidade, até ao fatídico jogo com o Vitória de Setúbal, que juntamente com os 5 golos sofridos na Grécia, diante do Olympiakos, e os 6 em Brasília, pela selecção, fizeram com que o técnico espanhol optasse por Moreira. Subitamente, em Março, na final da Taça da Liga, foi Quim o escolhido e... 3 penaltys defendidos e a taça na mão. Quim foi o herói benfiquista e não mais largou a titularidade até final da época. Ao todo, foram 16 jogos na Liga. Moretto não jogou no campeonato.



Jorge Jesus chegou ao Benfica e apostou inicialmente em Moreira, tendo depois pedido à direcção a contratação de Júlio César, sendo Moretto o dispensado. No entanto, uma grande exibição de Quim na Eusébio Cup, a antecâmara do campeonato, nomeadamente com a defesa de 3 penaltys frente ao Milan, valeram a Quim a aposta do treinador. Desde então, é totalista no campeonato, com 7 jogos efectuados.



Já por diversas vezes demonstrei aqui a minha opinião sobre Quim. Sempre o considerei um bom guarda-redes, nas muitas épocas que jogou no Braga e nas que já leva de Benfica. Sempre foi um jogador injustiçado pela maioria dos adeptos, que nunca viram com bons olhos a escolha em Quim em detrimento do preferido Moreira. E sempre foi superior a Moreira. É um guarda-redes internacional e experiente, sendo neste momento, a par de Nuno Gomes, o mais velho jogador do plantel. No entanto, penso que actualmente já não serve para um clube grande. Transmite pouca segurança nas poucas vezes em que é chamado a intervir, nomeadamente em bolas aéreas (sendo que nesse campo é imitado pelos seus suplentes). Considero que Moreira é relativamente inferior (estagnou na sua evolução com tantas e tão graves lesões) e Júlio César será o futuro da baliza encarnada. Contudo, Jorge Jesus apostou nele e, enquanto as coisas correrem bem, a sua titularidade não é contestada por ninguém. Esperemos que se mantenha sempre assim até ao fim da época, era bom sinal para o Benfica.

E os leitores, o que acham?

3 comentários:

GIL VICENTE disse...

Quim sempre foi um óptimo guarda-redes. Claro que não é um superdotado como os italianos (bufon, por exemplo) e o guarda-redes do MU, e poucos mais.
Mas nunca teve o carinho absoluto dos adeptos o que o deve ter ressentido, como a qualquer um no seu lugar. Não esquecer que, quando ele chegou, deparou com a constante (e podia dizer vergonhosa) afronta de muitos adeptos que queriam a todo o custo Moreira. Pese embora as nossas preferências pessoais, acima de tudo está o Benfica e Quim passou a ser parte do Benfica desde que assinou contrato.
Júlio César é apenas uma promessa. JJ pediu a sua contratação porque achou nele qualidades que o podem vir a projectar muito alto.
Se o conseguirá ou não, só o futuro o dirá poque Júlio César é ainda muito novo.

JNF disse...

"Quim foi o herói benfiquista e não mais largou a titularidade até final da época. "

Ai largou, largou. Depois do empate com o Trofense na Luz, onde teve culpas no cartório, cedeu a titularidade novamente a Moreira que jogou em Braga e com o Belém, na Luz.

sloml disse...

Tens razão, JNF. Esses 2 jogos escaparam-me (com o Belenenses não vi, o de Braga sim, mas já não me lembrava desse pormenor).