quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Entrevista de Luís Filipe Vieira à SIC

Segui com atenção a entrevista que Luís Filipe Vieira concedeu à SIC, conduzida por Rodrigo Guedes de Carvalho. No geral, achei-a fraca. Já vi o Rodrigo muito melhor noutras ocasiões. Quanto às respostas do nosso presidente, foi mais do mesmo, não acrescentou nada de especial àquilo que já todos sabemos há muito. A não ser a confirmação de que o Mantorras já não dá para o futebol. Quando isto é dito pelo próprio presidente do clube (que é, ainda por cima, a pessoa que mais apoiava o avançado angolano), penso que está tudo dito sobre o assunto Mantorras. Esta será, quase de certeza, a última temporada do angolano enquanto jogador profissional de futebol (se é que essa já não teve lugar o ano passado, visto que me parece quase impossível que Mantorras venha a jogar qualquer minuto este ano).

De salientar a confirmação de que foi mesmo Jorge Jesus a avalizar a contratação de Roberto, que Eduardo chegou a ser negociado com o Braga (viria em pacote com um jogador que entretanto foi vendido para outro clube - Evaldo) e que o Gaitán foi mesmo contratado para ser o substituto de Di María - claramente um erro de casting, pois o próprio Gaitán já afirmou diversas vezes não estar acostumado a jogar nessa posição.

Por fim, tardaram mas lá chegaram as críticas às arbitragens destes primeiros jogos do campeonato. Não sou apologista desta política que grassa no Benfica desde a época passada de não protestar quando é roubado. O Mourinho e o Ferguson, apenas e só os melhores treinadores do Mundo, protestam dos árbitros em quase todos os jogos, quer ganhem ou percam. E é assim que tem de ser, é assim que se protege a equipa (desde que se tenha razões para isso, bem entendido). Caso contrário, esses artistas vão continuar a fazer o que têm feito desde que este campeonato começou, o que já nos fez perder 3 pontos (a derrota com a Académica, visto que com o Nacional não vi qualquer roubo) e que já deu muitos pontos aos mais directos rivais (basta ver como o Porto conseguiu 2 das suas 3 vitórias e como o Sporting conseguiu a sua última).

Em relação às polémicas envolvendo a selecção, LFV optou por atacar deliberadamente o secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias, dizendo com todas as palavras que foi este que orquestrou tudo isto para poder despedir o Carlos Queiroz. Não estava lá, portanto não sei se é verdade, mas parece-me que não foi o Laurentino que insultou os responsáveis do controlo anti-doping. De qualquer forma, ficou bem ao nosso presidente voltar a afirmar que Nuno Assis nunca esteve dopado. O jogador merece, pois foi um grande profissional do Benfica que perdeu um ano de carreira por causa dessa brincadeira.

A finalizar, acho que geriu bem a pergunta de faca e alguidar sobre o que tinha a dizer em relação à provocação do verme-mor do futebol português. O desprezo é a melhor maneira de lidar com esse tipo de gente (embora eu não saiba até que ponto este "desprezo" de LFV para com Pinto da Costa é genuíno, mas enfim...). E também lhe ficou bem pedir aos adeptos do futebol para que não se repitam as lamentáveis cenas da época passada. Isso sim era um bem que se fazia ao futebol.

1 comentário:

Bimbosfera disse...

Também achei fraca, mas eu, que não sou médico, acho que há qualquer coisa mal contada na história do Mantorras. Acho, e tu poderias saber isso com as tuas fontes. O médico espanhol diz que ele vai bem, do que foi operado. Se foi operado ao que devia, sabendo, à data em que foi operado, que teria sempre que fazer trabalho extra, o que falta para jogar
Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com? Tem menos qualidade que os outros? Nem para 5 minutos num qualquer jogo? Humm... Não me cheira que seja só isso!