quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Benfica 3 - 0 Vitória de Setúbal - 3ª Jornada 2010/11

À 3ª jornada, finalmente um motivo de alegria. O Benfica conseguiu a primeira vitória da época, frente a um adversário que na jornada anterior havia travado o Braga (mas que se exibiu a um nível muito baixo na Luz) mas, acima de tudo, mostrou alguns sinais de poder estar a caminho da bitola patenteada no ano passado: marcou muito cedo, começando o jogo praticamente a ganhar; dominou o encontro do início ao fim, mesmo estando 70 minutos a jogar com menos um jogador; e, mais importante, mostrou a garra, a humildade e a vontade de vencer que não se via desde Maio. Isso sim, é o essencial a reter deste jogo. A lamentar apenas a expulsão de Júlio César. A inclusão do brasileiro na equipa inicial tinha tudo para se tornar numa das mais importantes decisões de Jorge Jesus desde que está no comando da equipa, mas o erro monumental de Maxi Pereira fez com que o brasileiro fosse para o banho (muito) mais cedo e que Roberto tivesse de entrar no jogo. Aí, aconteceu algo que muitas vezes sucede no futebol: um guarda-redes entrar a frio no jogo e defender um penalty não é propriamente nada de novo. Aliás, se recuarmos 3 épocas é possível encontrar um acontecimento semelhante... no Estádio da Luz. Em 07/08, num Benfica-Marítimo, Quim foi expulso e fez penalty. Butt, entrado para o seu lugar, defendeu o remate de Makukula. E o alemão, depois desse jogo, nunca mais actuou com a camisola do Benfica. Justa ou injustamente, não é isso que está em causa. O que interessa de facto é perceber que não é por se defender um penalty que se passa a ser bom guarda-redes. Para já, lamento que Júlio César não vá estar na baliza do Benfica em Guimarães (e provavelmente já lá não volta no resto da época para o campeonato). No entanto, obviamente que desejo que Roberto não sofra nenhum golo, nem nesse jogo nem no resto da época.


Como já disse acima, a entrada de rompante da equipa no jogo (uma das nossas grandes armas na temporada passada) permitiu retomar o caminho dos triunfos e assinalou a estreia de Cardozo a marcar nesta temporada. O rei dos marcadores em 09/10 começou assim nova caminhada para continuar a ocupar esse trono. Realce para o excelente cruzamento, com conta, peso e medida, de Gaitán. O argentino finalmente realizou uma exibição a confirmar as qualidades que se lhe apontavam.


Num jogo com um enredo digno de filme, e já depois da defesa de Roberto que impediu o Vitória de Setúbal de empatar o jogo, o golo de Luisão em cima do intervalo deu a tranquilidade que o Benfica precisava para perceber que a vitória (e os primeiros 3 pontos do campeonato) já não iria fugir.


O golo de Aimar (precedido de um grande entendimento entre Gaitán e Fábio Coentrão - que toque delicioso de calcanhar de Coentrão na devolução ao argentino) colocou um ponto final na história do encontro. Sem fazer uma exibição de encher o olho, El Mago garantiu os 3 pontos ao Benfica, repetindo o golo apontado na época passada ao mesmo adversário - embora esse tenha sido bem mais exuberante do ponto de vista "artístico".


No Vitória, o destaque vai para Zeca. E penso que isto diz tudo sobre a paupérrima exibição da equipa de Manuel Fernandes. O atacante vindo do Casa Pia foi apenas o menos mau. E foi ele que arrancou o penalty a Júlio César.

E assim o Benfica conseguiu os seus primeiros pontos desta época. À 3ª jornada, 3 pontos é pouco para um campeão nacional, mas acredito que a equipa vá melhorar a partir de agora. Jorge Jesus, que tanto se tem queixado do pouco tempo para trabalhar com os jogadores que vieram do Mundial, tem agora 2 semanas para preparar a visita a Guimarães, um campo sempre muito complicado, numa equipa orientada por um dos seus odiozinhos de estimação, Manuel Machado. Depois desse jogo há a estreia para a Liga dos Campeões, em casa, frente ao Hapoel, a que se seguirá a recepção ao Sporting. Por isso, é urgente vencer em Guimarães, até porque nessa mesma jornada há um Braga-Porto, o que significa que poderemos reduzir distâncias para um (ou mesmo os 2) adversários directos. Não pode haver maior motivação do que isto. Rumo ao 33º, força Benfica!

Aqui os golos do jogo:



PS: Portugal voltou a sagrar-se campeão da Europa de Futebol de Praia. Depois da derrota na final do Mundialito, frente ao Brasil, mostramos novamente que a nível europeu é muito complicado travarem-nos. Contra os canarinhos é que tudo é mais complicado... No entanto, desta feita estamos de parabéns.

Sem comentários: