quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Sorteio da Taça de Portugal e escolhas da FIFA para a Bola de Ouro

1 - Na segunda-feira ficou a conhecer-se o adversário do Benfica na 4ª eliminatória da Taça de Portugal. Apesar de todos sabermos que podia ter-nos calhado um adversário mais fácil (ainda estão tantos da II e III divisões em prova...), não posso dizer que considero o sorteio mau. E por uma questão muito simples: eu sou apologista da teoria de que, se queremos ganhar qualquer competição, temos de estar aptos a vencer qualquer dos adversários que estejam em prova. Posto isto, e ainda por cima sendo em casa, não me parece que tenhamos de ter medo de ser eliminados pelo Braga na Luz. Temos o aviso da época passada, onde fomos eliminados em casa precisamente nesta eliminatória pelo Vitória de Guimarães, e é a isso que teremos de nos agarrar para evitar que um desfecho semelhante aconteça agora. Já vencemos o Braga na nossa casa este ano, para o campeonato, e o mesmo é perfeitamente possível de acontecer também para a Taça. Que os nossos jogadores estejam inspirados nesse
dia, para que continuemos a poder sonhar com a conquista da 25º Taça de Portugal, ainda para mais com (pelo menos) menos um adversário directo em prova a partir daí.

2 - Foram divulgados também os 23 nomeados para a Bola de Ouro deste ano, que pela primeira vez será em conjunto entre a FIFA e a France Football (deixou de haver um prémio para cada). Todos sabemos, já desde há vários anos, como se processa a entrega destes prémios. Não basta ser o melhor: tem de se ganhar igualmente muita coisa, de preferência as grandes provas. E em ano de Europeu ou Mundial, o caso toma proporções ainda mais escandalosas. Não é por acaso que o vencedor em anos de mundiais é quase sempre um dos campeões do Mundo. Este ano estão nomeados 7: Xavi, David Villa, Xabi Alonso, Iker Casillas, Carles Puyol, Andres Iniesta e Fabregas (a Espanha é mesmo o país mais representado), e não duvido de que um dos vencedores saia mesmo deste lote. Provavelmente será Xavi. O que considero injusto, pois acho que o Xavi não é nem de perto nem de longe o melhor jogador do Mundo. O facto é que ganhou o campeonato espanhol e, acima de tudo, o Mundial. Se assim não fosse, não teria quaisquer hipóteses. No entanto, e vendo as coisas por esse prisma, então o candidato mais forte teria de ser Sneijder. É que o holandês só não ganhou mesmo o Mundial (e mesmo assim terminou em 2º). De resto, ele e o seu Inter venceram tudo menos a Supertaça Europeia (e ainda podem levar o Mundial de clubes, em Dezembro). Depois temos os casos de Cristiano Ronaldo (fez uma boa época mas não ganhou um único título; depois fez um Mundial fraco; e agora está a fazer um início de época excepcional, mas a ausência de títulos ganhos mina-lhe todas as hipóteses); Forlán (ganhou a Liga Europa e a Supertaça Europeia, além de ter sido considerado o melhor jogador do Mundial); e Messi, que fez um ano inteiro brilhante, como sempre, mas falhou no Mundial, e por isso não vai levar o prémio.

E as maiores incongruências estão aqui: Asamoah Gyan, figura do Gana no Mundial, está entre os eleitos. Ora, o ganês no ano de 2010 tem estes brilhantes números a nível de clubes: 21 jogos e 6 golos. 15 jogos e 5 golos no Rennes e 6 jogos e 1 golo no Sunderland. Pelo meio, marcou 3 golos (2 deles de penalty) em 5 jogos no Mundial , sendo que falhou um penalty no último minuto com o Uruguai que praticamente eliminou a sua selecção. Posto isto, pergunto: é justo que este rapaz esteja nomeado e que Diego Milito, que fez uma época fabulosa e ofereceu 3 títulos ao Inter (campeonato, Taça e Liga dos Campeões - nestas 2 marcou inclusivamente os golos que deram a vitória nas 2 finais), não esteja? E a razão, qual é? Praticamente não jogou no Mundial. É esta a justiça que temos no Mundo...

4 comentários:

Cantinho do Morais disse...

De facto, o caso de Asamoah Gyan não lembra a ninguém. Embora também tenha um excelente CAN, juntamente com a sua selecção. Mas, como bem dizes, comparado com Milito é altamente injusto.

Para mim, terá que ser 1 destes 4 (a minha ordem é esta):
- Iniesta (além do que jogou, marcou o golo mais importante da época)
- Messi (porque não há volta a dar)
- Sneijder (grande época; grandes títulos; grandes golos e jogadas; mas a Liga Italiana depois do CalcioCaos é uma mentira pegada)
- Xavi (porque ele e o Iniesta jogam sozinhos e, se quiserem, levam a bola para casa e ninguém lhe toca).

Um grande abraço

Bimbosfera disse...

Ehehehe... Estou com o Cantinho, se bem que compreendo perfeitamente essa do Gyan. A liga italiana é uma mentira das grandes, em que uma equipa que já não tocava na bugalha há não sei quantos anos, depois de se aproveitar na secretaria de uma coisa, ainda que com direito, atenção, vê o campeonato ser todo retorcido. Ok, se calhar é a medida mais justa, ainda assim, para as coisas se processarem, ma
Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.coms não parece ser... verdadeiro. Seja como for, com Mourinho lá, pelo menos, creio que aquilo deu no que deu por serem mesmo os melhores!

sloml disse...

Márcio, se a Juventus corrompeu de facto árbitros para ganhar esses títulos, acho muito bem que tenha sido punida, tal como o Milan. O Inter aproveitou a situação e muito bem, fez o que lhe competia...

Bimbosfera disse...

Estranhamente, ou não, o meu comentário anterior ficou cortado, dilacerado, hehehehe, mas acho que sei do que foi... Como estou geralmente já na cama a comentar, e tocando com os dedos no touchpad quando escrevo deitado, acontece mandar o cursor para outra zona que não a que deveria ser onde estou a escrever... Ok, explicações à parte, o certo é que sim, é justo, mas é a sensação, porque não é à vista descarada, que o que é obtido não parece ser justo, pois no campo é só mais ou menos o que temos tido nestes últimos 30 anos de domínio «Pintista»... O ideal é ganhar sem haver problemas destas, mas sim, sem dúvida que é justo, não era para por em causa isso!

Abraço

Márcio Guerra