domingo, 31 de janeiro de 2010

Benfica 3 - 1 Vitória de Guimarães - 17ª Jornada 09/10

A caminhada triunfal do Benfica continua. Depois de uma semana fértil em falatórios e casos extra-futebol, o Benfica voltou a demonstrar, no campo, que é onde melhor se argumenta no futebol, que tem a melhor equipa do campeonato, que pratica o melhor futebol, que possui um ataque demolidor, mas acima de tudo um conjunto fortíssimo, capaz de aguentar todas as adversidades. A jogar assim, nem com todos os andores do mundo (bem presentes no jogo Nacional-Porto) nos poderão parar, pois é impossível parar o bom futebol.


O jogo começou com um Benfica moderado, a tentar surpreender um Vitória de Guimarães bem montado, como sempre, e a jogar no erro dos encarnados, mas sempre com uma postura ofensiva que é de aplaudir. O Vitória de Paulo Sérgio é a antítese da equipa que joga com o autocarro e isso só beneficia o espectáculo. De forma um pouco surpreendente, pois o jogo estava morno, o Benfica chegou ao primeiro golo, fruto de uma jogada em que Aimar faz um bom trabalho mas, ao tentar passar para Cardozo, quase borra a pintura, pois o paraguaio estava claramente fora-de-jogo. No entanto, como Moreno se encarregou de cortar o lance e "devolver" a bola a Aimar, isolando-o, o argentino ficou na cara de Nilson e, contrariamente ao que costuma fazer (falhar), desta vez teve a calma suficiente para, com muita classe, bater o guarda-redes do Vitória, fazendo o primeiro do jogo (Aimar que, diga-se, voltou hoje a ser o Aimar do início da época, depois de alguns jogos em que foi uma sombra de si mesmo).


Quanto tudo parecia encaminhado, o Vitória cresceu, apoiado no talento enorme (e mais uma vez comprovado) de Nuno Assis, um jogador de grande qualidade e completamente desaproveitado no Benfica (e na selecção). Para mim, foi ele o melhor em campo do Vitória, é o melhor jogador da equipa (de longe) e teria lugar em qualquer equipa do nosso campeonato, incluindo o Benfica, assim como no Mundial pela selecção. Mas tudo isso já eu defendo há muitos anos e muitas vezes aqui no blog (aqui, aqui, aqui e aqui). O lance do golo é muito bom, destacando-se também o excelente passe de João Alves a isolar o Rato Atómico.


Mas a grande diferença (ou uma delas) deste Benfica para o das épocas anteriores é a de que esta equipa não dá a sensação de ir sofrer um golo a cada momento, e quando sofre fica sempre a impressão de que acabará por voltar a marcar e neutralizar o golo sofrido. Eu tenho sentido isso esta época, pela primeira vez na vida. Esta é a verdade. E é o que se verifica no campo. O Benfica foi construindo as suas oportunidades, foi atacando e acabou por chegar ao segundo golo num belo lance desenhado pelo ataque e concluído de forma irrepreensível por Carlos Martins. O mesmo Carlos Martins encarregar-se-ia, minutos depois, de marcar um golo monumental, de levantar um estádio, mostrando o grande jogador que é (ou que poderia ter sido). Não fosse o caos que é aquela cabecinha. Cabecinha essa que lhe voltou a falhar momentos depois, ao ver o segundo amarelo infantilmente, falhando assim o próximo jogo, numa altura em que vinha marcando o seu lugar na equipa, ora a 10, ora a interior direito. Até ao fim do jogo, destaque para o golo falhado de forma incrível por Cardozo (onde anda o goleador da primeira volta?) e para o grande remate de Éder Luís, desviado por Nilson para a trave. Acho que temos jogador.

E assim, com mais uma vitória absolutamente inquestionável, conseguida de forma leal perante um adversário muito bom, o Benfica continua no segundo lugar, com os mesmos pontos do surpreendente Braga, e mantém a distância pontual de 6 pontos para a equipa dirigida por corruptos, que, como se viu no seu jogo na Choupana, continuam activos e a comandar o nosso futebol. O seu azar é que o Benfica, esta época, destrói no campo todos os esquemas que se possam montar. Quanto aos adeptos encarnados que estão com medo do Braga, só posso dizer isto: não tenham. Porque o Braga, daqui a 3 jornadas, vai ao Dragão, e 4 jornadas depois vai à Luz. Como me parece que perderá estes 2 jogos, ficará à 24ª jornada arredado totalmente desta luta. Até porque, ao ver que não conseguirá afastar o Benfica da luta, o Porto vai ter de mexer os cordelinhos para ficar, pelo menos, em 2º, de modo a não perder os milhões da Champions, o que equivale a dizer que será o Braga a pagar as favas. A ver vamos. Já o Benfica receberá, já na próxima quarta-feira, a União de Leiria, em jogo antecipado da 20ª jornada, e espero obviamente que a vitória seja conseguida para, ainda que com um jogo a mais, nos vamos já habituando ao primeiro lugar, que não mais largaremos até ao fim da temporada. Já só faltam 13 jornadas. Rumo ao 32º!

PS: Vermelhusco, a equipa fez o que tinhas pedido aqui.

O resumo do jogo, aqui:

8 comentários:

Cantinho do Morais disse...

Desde que vi o jogo do Benfica em Braga (embora com derrota), afirmei que este Benfica será Campeão. Quem joga assim só pode ganhar muitas vezes.

sloml disse...

Sim, efectivamente o Javi García agride o Valdomiro e devia ter sido expulso. Quanto a ser penalty, não tenho a certeza, pois não sei se a bola já estaria em andamento. Mas mesmo que tudo isso acontecesse, ao Vitória foi perdoada uma grande penalidade, por mão de Moreno, e pelo menos uma expulsão, ao mesmo Moreno, por carregar creio que Saviola quando este se isolava para a baliza. Na Choupana, aconteceu tanta coisa que nem vale a pena falar. Sim, o Edgar agarra o Fucile 1º, mas o agarrão do Fucile é bem mais ostensivo e, como estamos sempre a ouvir dizer, um erro não pode compensar outro. O Alex Bruno vê o primeiro amarelo de forma absolutamente ridícula, e o 2º é de bradar aos céus, pois não há qualquer falta sobre Álvaro Pereira. Não seria penalty, o central do Nacional não seria expulso e teríamos jogo durante muito mais tempo. Mas como é óbvio, o senhor anónimo não viu nada disto. Ah, e o Fernando fez 4 faltas nos primeiros 20 minutos. Amarelo? Não existiu. É a isto que me refiro, senhor anónimo. Curiosamente falou-me do penalty sobre o Edgar que não seria, mas o verdadeiro roubo, que foi a expulsão do Alex Bruno logo aos 30 minutos e o consequente penalty que fez o 1º golo do jogo, isso o senhor anónimo já não viu. Pois não?

sloml disse...

Cantinho, posso dizer-lhe que é uma honra ter um sportinguista a dizer isso neste blog. Um grande bem-haja e que todos fossem como o Cantinho. O futebol seria muito melhor. O mérito é para ser dado a quem o tem. Se fosse o Sporting a jogar o que o Benfica está a jogar esta época eu não teria qualquer vergonha de admitir que era o Sporting o melhor, como admito que o Braga tem uma excelente equipa e está a fazer um campeonato estrondoso.

sloml disse...

O Porto teve grande equipa nos últimos muitos anos, sim, admito-o claramente. Mas a questão essencial é que, se não tivesse existido corrupção durante tantos anos, o Porto não tinha ganho tantos títulos, não tinha participado na Liga dos Campeões tantos anos de seguida, não tinha ganho tanto prestígio na Europa e não tinha amealhado tanto dinheiro ao longo dos anos. Tudo isto permitiu-lhe construir belíssimas equipas, com jogadores de grande nível.

Quanto à segunda questão, ok, que não fosse marcado o penalty contra o Porto. O outro lance é um erro clamoroso do árbitro que acaba logo ali com o jogo, expulsando um central e dando o 1º golo ao Porto. Tudo o resto que me possa dizer é treta (aliás, excepto a simulação de Aimar com o Nacional, não me lembro de outro penalty do Benfica que não tenha sido; mas ok).

Vermelhusco disse...

Fico feliz por ver que o benfica correspondeu as expectativas e derrotou o clube da minha terra! :)

O Guimaraes foi a equipa que mais problemas nos deu esta epoca (a unica que jogando o jogo pelo jogo nos colocou problemas) e felizmente vencemos-lhes para a competicao que mais interessa: o campeonato.

Isto e jogo a jogo que vamos falando e agora e ESSENCIAL ganhar ao Leiria para nos distanciarmos do Braga.

Bravo sloml pela resposta contundente ao anonimo. Gostava de acrescentar o seguinte: em TODOS os cantos da 1a parte na area do Guimaraes, o Valdomiro andava picado com o Javi Garcia como o Javi fez nesse lance. O Elmano ja devia ter parado esses arrufos e mostrado o cartao ao jogador do Guimaraes.

Alem disso o anonimo tem memoria selectiva:
1 - Ao minuto 27 um jogador do Vitoria mete mao a bola. Nao houve cartolina amarela nem penalti. E depois expulsa o Carlos Martins por fazer o mesmo???

2 - O Moreno devia ter sido expulso ao parar o Saviola que ia isolado para a baliza.

3 - Na segunda parte ficou por marcar um livre directo frontal a favor do Benfica por carga sobre o Javi Garcia.

Porque nao fala desses lances Sr. Anonimo???
Sabe, e que quando se analisa se uma equipa e beneficiada e prejudicada deve-se ver a totalidade do jogo e nao apenas se o arbitro cometeu um erro a favor dessa equipa uma vez e assumir que ao cometer esse erro beneficiou a equipa durante o jogo todo.

E nem me venha falar do Nacional-Porto... E preciso muita pouca-vergonha para vir falar em beneficios ao Benfica depois do Roubo da Choupana.

E caro anonimo, ninguem diz que o Porto nao teve grandes equipas nos ultimos 4 anos. Teve e no geral eram melhores que as do Benfica (embora eu ache que o ano passado foram carregados ao colo).

No entanto, va ouvir as escutas. Porque melhor equipa do porto que a dos ultimos 4 anos era a do Mourinho e HA escutas que estao no Youtube que demonstram que nesse ano o Porto, por corrupcao tirou beneficios num jogo contra o Beira-Mar e prejudicou o Sporting com quem estava a disputar o titulo.

sloml disse...

A expulsão do guarda-redes do Leiria aos 65 minutos não beneficiou o Porto em nada? Claro que não. Loooool! Anónimo, não vale a pena enterrar-se mais. Sim, o golo foi mal anulado a Falcao aos 24 minutos de jogo, mas aos 7 o Bruno Alves deu 2 cotoveladas ao Maykon e aos 12 o Belluschi atirou com a bola de propósito à cara do Danielson. Em rigor, o Porto estava a jogar com 9 a partir dos 12 minutos. Portanto, não há nada de que possa falar sequer.

O penalty do Álvaro é forçadíssimo e a expulsão então é de bradar aos céus. Já agora, diga-me lá então se quando o Fucile simulou penalty na recepção ao Rio Ave, assinalado por Paulo Costa, se também não foi simulação? E o penalty ganho por Álvaro Pereira na recepção ao Leixões, não foi simulação?

Eu não vi qualquer agressão de Martins a Desmarets. Isso é invenção apenas e só para arranjar casos de propósito. Uma coisa são lances viris, é jogar com agressividade saudável, faz parte do jogo. Outra é agredir. Se começamos a pôr tudo no mesmo saco a maior parte dos jogos não acabavam. Especialmente os do Porto, que chegava aos 30 minutos de jogo com 5 jogadores em campo.

Quanto às escutas, anónimo, nem me vou dar ao trabalho de responder. Já vi que é dos que aceitam e até aplaudem jogadas do género. Ou seja, corrupção. Crime. E com pessoas assim eu não falo.

sloml disse...

Sim, o Carlos Martins joga com agressividade saudável, ainda não o vi agredir ninguém desde que está no Benfica, nem o Maxi. Sim, já vi David Luiz, Luisão e Javi agredirem adversários e acredite que não gostei minimamente, ao contrário de si, que adora cada agressão do Bruno Alves, do Hulk e do Sapunaru, fora outros caceteiros-mor que albergam lá no clube corrupto. Quando Luisão agrediu o jogador do Nacional, fui aqui o primeiro a criticá-lo. Procure o post desse jogo. Nos comentários a este post também critico o Javi por esse comportamento com o Valdomiro. E sobre o David Luiz, a mesma coisa. Não sou como vocês, que constantemente desculpabilizam os erros dos vossos jogadores com factores externos. Mas, fica o desafio: se me conseguir arranjar vídeos em que algum dos jogadores do Benfica atinja com o joelho ou mesmo a ponta do pé o pescoço e a cabeça dos adversários, até lhe dou um prémio (não café com leite ou fruta, que não tenho dinheiro para esses luxos; algo mais baratinho...). Combinado?

sloml disse...

Anónimo

Não viu? Estão aqui. Não é um, são vários. O Jorge Gonçalves levou com a bota do Bruno Alves no pescoço, o Fredy levou com o joelho na cabeça. E já nem falo dos outros que aparecem no vídeo, que considero lances mais normais no futebol, ainda que passíveis de punições, por vezes com cartão vermelho, por serem duras de mais.

http://www.youtube.com/watch?v=cFZJ_bQ_NZw

http://www.youtube.com/watch?v=odz_FonzVKQ

http://www.youtube.com/watch?v=KYeQct9PLto

PS: a primeira parece-me muito idêntica (e mais grave caso lhe tivesse tocado) ao lance do Javi com o Valdomiro. E nada foi marcado nem o Bruno Alves sequer repreendido.

Sim, o Hulk e o Sapunaru eu estava a falar em relação a isto do túnel. Dentro do campo nunca vi o Hulk ser maldoso e o Sapunaru então até lhe falta muita agressividade, é muito passivo.

Mas o que eu disse no comment anterior foi que no jogo com o Paços, o Bruno Alves e o Belluschi tinham de ser expulsos pelas agressões que fizeram, o que deixava o Porto com 9 aos 12 minutos. Não disse que nenhum deles era normalmente agressivo, disse que foram nesses momentos desse jogo. Aliás, o Belluschi não tem quaisquer antecedentes de indisciplina no nosso campeonato e creio que nos outros também não. Apenas aí errou e devia ter sido expulso. Foi isto que eu disse. Mas sim, há jogadores do Porto que, em certos momentos dos jogos, abusam da agressividade. Exemplos?: Bruno Alves, Raul Meireles, Fernando, Cristian Rodríguez e, por vezes, Fucile. Estes são os que considero realmente protegidos pelos árbitros. No Benfica também os há, claro, mas em muito menor quantidade. O Luisão, em tantos anos que leva de futebol português, só regista a agressão recente ao jogador do Nacional, mais nada. O David Luiz começou este ano a ser menos comedido nas entradas, que por vezes são bem duras. O Javi García é um jogador duro, mas fora este toque ao Valdomiro, não o vi nunca agredir ninguém. O Maxi Pereira também já fez algumas entradas mais duras, mas nunca agrediu ninguém. O Di María agrediu em Olhão e foi muito bem expulso. De resto, não me lembro de mais nenhum jogador que tenha historial de agressões no Benfica. Peixoto é uma mosca morta, o Ramires incapaz de agredir alguém, o Coentrão também nunca o fez, Amorim idem, Saviola idem, e o Cardozo só se devia ter contido em Olhão, quando se meteu no meio de uma discussão da qual não tinha nada a ver. Portanto, não me parece que haja grandes caceteiros no Benfica.